26.7.09

A propósito do onze de ontem

Entre o meu primeiro e o segundo onzes há três diferenças, que resultam naturalmente do que vi e da evolução que fui sentindo (Fábio Faria não tinha jogado a central, por exemplo).
Mas devo dizer que acho as opções de Brito (nomeadamente as contrárias às minhas) perfeitamente lógicas e justificadas (com uma pequena excepção, que assinalarei à frente).
Explico:
- Carlos: é o mais experiente do plantel e o que já demonstrou mais qualidade ao longo da carreira; Mora até tem estado bem, mas Mora - já o disse - dificilmente será opção para Brito. Trigueira chegou mais tarde e tem de desafiar Carlos;
- Zé Gomes: tem estado muito melhor do que Magno (parece ser o Zé Gomes da grande última época que fez em Vila do Conde);
- Gaspar: no actual cenário é indiscutível;
- Fábio Faria: a grande surpresa para quem não lê este blogue; Brito vai apostar em Faria para que esta seja a sua grande época e para que o Rio Ave tenha, ali, um activo importante no final da época; veremos se ele confirma (Brito quer um central para discutir a titularidade com Faria e Bruno Mendes é, neste contexto, uma alternativa);
- Sílvio: há dúvidas?
- Vilas Boas: é para mim um dos maiores 'ladrões' de bolas adversárias do futebol português, tem um sentido posicional excelente e uma grande coragem (às vezes demasiada, apesar da diminuição de amarelos na última época); falta-lhe apenas brilho no último passe, mas - a jogar como na última época - será titular (apesar de Wires estar muito bem);
- Vítor Gomes: provavelmente o jogador em melhor forma neste momento; pode ser uma das revelações do campeonato português;
- Adriano: estamos todos a descobri-lo, mas já se percebeu que tem classe e que Brito vai apostar nele; marca bem livres e é um tecnicista; veremos se se adapta rapidamente;
- Sidnei: talvez seja a minha grande dúvida (a dúvida será entre ele e Wesllem);
- Tomás: não perdeu qualidades e está em forma; nesta fase é isso que interessa a todos os rioavistas;
- Bruno Gama: só lesionado não será titular; acredito muito nele, porque é muito bom jogador e porque quer muito vingar;

PS - quem falta aqui (dos que me parecem que podem jogar na primeira equipa)? Trigueira vai esperar a sua oportunidade, Ricardo Chaves parte em desvantagem relativamente a um núcleo muito forte que vem da época passada (Vilas-Boas e Vítor Gomes), Wires é muito bom jogador mas também é vítima desse núcleo, Wesllem está a surpreender-me; Tarantini ficará à espera que Adriano não cumpra (gostava de incluir Terroso mas...)