7.7.09

Na minha ausência

das lides de escrita no blogue, foi quase uma pequena revolução operada no plantel e ainda não terá terminado.

À primeira vista destaco o seguinte:
- A Direcção em conjunto com a equipa técnica terá preferido contratar para não deixar fugir jogadores e só depois tratar das dispensas. Não deixar fugir jogadores que se consideram mais-valias parece um bom acto de gestão, mas como o João Paulo já aqui deixou escrito, pode originar problemas de muita ordem. Não sei o que se seguirá para os jogadores mais fragilizados por estarem à condição no plantel, mas a bem de todos que se resolva rapidamente o assunto. Por outro lado estranho que jogadores que no ano passado estiveram na Primeira Liga, mesmo quase sem jogar não tenham mercado nas divisões inferiores. O salário é bom aqui? Não há propostas aliciantes em termos desportivos? Confiam que este ano é que é?
Por outro lado, até agora temos 3 veteranos (Chaves, Tomás e Gomes) e os restantes são mais jovens cujo valor desconheço. Se a data de nascimento no BI não diz tudo (Niquinha provou-o), o caso de Zé Gomes parece o de quem vem para terminar carreira. Nada contra desde que seja para ajudar. Tenho dele a melhor das impressões.
Das saídas, surpreende-me a de Paiva que não sendo um fora de série é um valor seguro. Aos restantes boa fortuna, excepto contra o Rio Ave. Quanto a Niquinha, mais abaixo.
E posto isto, acrescento que a equipa não me entusiasma em demasia, mas tem todo o benefício da dúvida. O tempo dirá se as apostas foram certas.

- O “caso Niquinha” pareceu uma birrinha e entristeceu-me. Que falta de tacto! Parece que não há telefones, telemóveis, endereços de correio electrónico para se comunicar, para se conversar. Feio, muito feio. O assunto ficou resolvido, mas saiu toda a gente mal no retrato. E ainda ninguém o corrigiu. O comunicado de ontem no site oficial é pobre. Falta um elogio, um agradecimento, uma foto, um toque que faça a diferença. E uma despedida condigna do relvado. Habituei-me a admirar o brasileiro. Não sabia jogar mal. Pendular, polivalente, incansável, um relógio suíço, podia deixar-lhe um compêndio de elogios. Obrigado, muito obrigado!

- O orçamento desta época é um corte na política de despesas magras do passado. Falhei a Assembleia Geral e ainda não tive ocasião de me documentar devidamente. Um plantel só é caro se não render dentro de campo? Também é caro quando não o podemos pagar e hipotecamos o futuro do clube.