7.3.09

(Marítimo); que fazer contra o azar

Foi azar.
Foi azar a bola na barra, foi azar os falhanços de Coentrão e Yazalde, foi azar a grande exibição de Marcos, foi azar a lesão de Pedro Moutinho.
Foi o melhor jogo que vi do Rio Ave, um jogo que nos daria esperança se o campeonato não estivesse na parte final (sim, estou um pouco desanimado).
O Rio Ave a jogar assim garantiria o seu lugar na primeira com tranquilidade - mas porque é que esta equipa não conseguiu fazer uma coisa parecida em Paços de Ferreira?
A primeira parte foi boa, a segunda muito boa. Podiamos ter ganho por 2 ou 3 - Carvalhal disse no final que o vencedor deveria ser o Rio Ave (que maior elogio poderíamos ouvir?).
Delson, para mim, foi o melhor em campo; à capacidade de lutar do costume, acrescentou qualidade e determinação. Também gostei de Sílvio (sim, só lesionado volta a sair da equipa), de Gaspar e de Moutinho (não entrou bem, mas deu finalmente bons sinais).
Para Brito nota quatro. Não se lhe pode apontar nada: eu poderia criticar a ausência de Vilas Boas (e isso estava notar-se na primeira parte, uma vez que o meio campo não tirava a bola ao Marítimo), mas se Delson foi o melhor em campo... Livramento não esteve bem? Não. Mas fomos nós que pedimos a sua entrada...
Candeias não rendeu? Não, mas Moutinho lesionou-se e a entrada foi normal. Tarantini também entrou bem. E que culpa tem Brito que a Evandro saia tudo mal (o golo do Marítimo nasce de um erro infantil de Evandro, que quer muito mas consegue cada vez menos). (só uma nota míster: está muito menos interventivo do que no passado, quase não se levanta; o que é que se passa? parece estar mais desanimado do que eu...)
Vamos, agora, esperar que a concorrência não se afaste muito; pode ser que o azar não continue.

PS1 - na primeira volta foi um empate com sabor a vitória (apesar da injustiça); ontem foi um empate com sabor a derrota
PS2 - como podem ler as minhas opiniões são em muitos aspectos diferentes das do Gil (com quem vi o jogo, lado a lado) e de alguns dos nossos leitores; cada um pensa pela sua cabeça, como é evidente.

6 comentários:

Anónimo disse...

Não me lembro de ver nos ultimos três anos um jogo tão bom do RA, pena mesmo o resultado. O desempenho dos jogadores na generalidade teve que ser alto senão o jogo não seria bom. No entanto tambem me parece que o ML foi o pior, já não está com a cabeça em Vila do Conde, e espero que no primeiro metro que passou ontem depois das 10,30 tenha seguido o Candeias sem bilhete de volta. Quanto ao CB, e excluindo o caso do Candeias, parece-me que não terá estado mal pois o Moutinho e o Livramento terão saído por lesão e o Coentrão estava já esgotado (verificavél quando pouco antes de saír se estatelou e demorou a levantar). A continuar assim vamos conseguir o objectivo e agora há que recuperar estes dois pontos já no próximo jogo seja ele onde for. Força.

Anónimo disse...

O Gil não deve ter visto o mesmo jogo que Eu!!!
O Livramento provou mais uma vez que é o único jogador do plantel que consegue criar desiquilibrios a partir para o ataque, é o único que consegue dar qualidade á equipa no transporte de bola, sendo que o Delson (que ontem correu...) também esteve muito bem, para não falar no Niquinha, que esse está sempre bem e corre muito.
Em relação á defesa, acho que foi o pior jogo do M.Lopes(Ele diz que é o melhor defesa direito a jogar em Portugal...mas dizer não chega...não adormeças Miguel!!!) foi desde entradas de primeira que é a primeira coisa que um defesa aprende quando começa a jogar futebol, etc., o
Gaspar: esteve como o habitual, muito bem.
Edson: esteve bastante bem, ao contrário do jogo com a Académica, mastambém jogar ao lado do Gaspar não é a mesma coisa que jogar ao lado do B.Mendes, achoi que devia continuar na equipa para Alvalade.
Silvio: já devia estar no onze inical desde que está bom, que qualidade...sai sempre a jogar, não há chutão para a frente (á R.Matias...), muito bem em todos os capitulos.
Niquinha: já referi, incansável, parece que os anos não passam por Ele.
Delson: dos melhores jogos esta época, bom controle de bola saindo também sempre a jogar com muita qualidade (e correu, desta vez...continua Delson)
Livramento: sem comentários, tem que jogar e mais nada, porque Coentrão e Yazalde agradecem, terem alguém se consegue criar desiquilibrios no meio campo, para o ultimo passe.
Coentrão: soberbo, não percebo a sua saída, pois era em dos que estava a dar tudo em todos os capitulos, corria (com bola e sem Ela), desmarcava, etc. Pena o golo que falhou isolado no inicio da segunda parte.
Yazalde: um lutador incansável, que mais uma vez ia fazendo o gosto ao pé (de cabeça...), não fosse o Marcos estar em noite inspirada.
Moutinho: bom jogo, a pedir mais oportunidades, pena a lesão ao intervalo (ainda por cima para entrar o Candeias...)
Candeias: com esta atitude bem pode apanhar o metro e sair na ultima estação, pois não percebo como é que um jogador é emprestado, sendo que para voltar ao seu clube tem que mostrar, e Ele simplesmente não quer nada com aquilo.
Tarantini: estrou bem sendo que o jogador a sair seria o Candeias.
Evandro: perdeu a bola que deu o golo do Maritimo, e quase marca de livre.

No geral:
Pela primeira vez esta época vi o RA a jogar futebol a sério, boas trocas de bola, criar oportunidades de golo, pena não ter ganho, pois até o Carvalhal reconheceu que o empate não era um resultado justo.
Saí com muita azia do estádio e até me custou a adormecer pois era uma vitória que podiamos, deviamos e merceciamos ter conquistado.

FORÇA RIO AVE, EU ACREDITO, COM A ATITUDE DESTE JOGO E O EMPENHO DE TODOS.

O CATIVO

Anónimo disse...

Parece é que o anonimo antes de mim não viu o mesmo jogo que o resto. A unica razão para LIvramento jogar é por falta de alternativas, alías como neste jogo provou mais uma vez...

josecorreia disse...

No meio de tanta unanimidade, quem sou eu para dizer mal eu, que até ouvi o ralato pela Radio Linear,como tenho escrito aqui vivo no estrangeiro. Mas desde o Carlos Carvalhal dizer que merciamos a vitória e toda esta impolgação, eu digo,continuamos a cair no mesmo erro, perder pontos.Caros amigos a poucos minutos do fim estavamos a ganhar 1-0. Sei que é muito dificil gerir homens e fazer que eles tenham espirito de equipa, muito pior ainda.Mas vou levantar aqui uma ponta do veu.Os jornalistas apelidão o Carlos Brito de rei dos empates,mas desta vez ele mostrou que já não sabe defender!!!! ou pesa-lhe a conciência. Demos um grande passo para traz. Temos ai mais dois jogos muito dificeis.Viva o Rio Ave.

Anónimo disse...

melhor em campo: Livramento!!!
O menino jogou e fez jogar e quem nao viu isso nao deve saber dar um chuto numa bola... e mais nao digo

Gil disse...

são opiniões.