4.3.09

Carlos Brito vai ler com toda a atenção...

... Luís Freitas Lobo em A Bola de hoje; O Luís faz uma análise muito lúcida ao grande problema do futebol do Rio Ave, em quase completa sintonia com o que aqui tenho escrito.
Basicamente o Luís diz que o problema do Rio Ave é a bola chegar ao ataque; que Niquinha não pode ser esse homem, que como o lugar está «em aberto» são os homens do ataque que o fazem mas que depois já não podem fazer tão bem o que devem, marcar!
O Luís - que esteve em Paços no sábado - diz que falta «um médio diferente, com visão de passe»; «Falta a este Rio Ave um elo de ligação do meio campo» - uma falha visível desde a constituição do plantel (poderia ter sido corrigido em Janeiro?).
Onde discordo do nosso conterrâneo é na avaliação que faz de Livramento; o Luís diz que lhe parece que Livramento é lento nessa tarefa. Eu digo que o Livramento faz melhor esse lugar do que todos os outros. Ou melhor, alguém tem de o fazer; se Niquinha, Delson, Tarantini ou Evandro não o podem fazer, há no plantel outra alternativa?

23 comentários:

Anónimo disse...

"...nosso conterrâneo"?
O Luis Freitas Lobo é de Vila do Conde?

João Paulo Meneses disse...

mora em Mindelo

Anónimo disse...

Mindelo? Hum...
Cuidado!!!! ahahahahahah

Anónimo disse...

Olha que se o Luis diz que o Livramento nao serve é porque talvez tenha razao!

Anónimo disse...

o pa esse luis freitas lobo sabe la o que diz . o carlos queiroz é que tem razao , em portugal os comentadores nunca foram jogadores da bola e falam mais do que qualquer outro. sabem tudo.

Anónimo disse...

Porque será que o Luís Freitas Lobo não fala com o Carlos Brito? E dando-se muito bem com os restantes treinadores da Liga Sagres.

João Paulo Meneses disse...

infelizmente estas coisas acontecem vezes demais: em vez de discutirmos as opiniões do Luís Freitas Lobo falamos do Luís Freitas Lobo; quem pode fazer o lugar de médio mais avançado? além dos nomes citados, haverá no actual plantel quem tenha esse perfil (Vítor Gomes)? É que aquele lugar tem de ser preenchido!

Anónimo disse...

Já disse várias vezes aqui e volto a dizer o CB que dê uma oportunidade ao Vitor Gomes
Sempre que jogou cumpriu e além disso parece-me que o Vitor tem alguma polivalencia
Como é novo e concerteza deve ter vontade de se afirmar poderia ser uma solução para fazer a transição de jogo do Rio Ave!
o que acham?
Ricardo S.

Anónimo disse...

Haverá,ainda, alguém com dúvidas?
Quem viu e continua a ver o Rio Ave,aposta de «olhos fechados» em Livramento. Quererá ele jogar o que sabe? Dedicar-se a tempo inteiro à sua profissão? Ele e o RA só têm a ganhar. Tem a palavra CB e Livramento.

João Paulo Meneses disse...

eu gosto muito do Vítor Gomes, mas tenho algumas dúvidas se ele faria bem esse lugar - dúvidas que resultam de nunca o ter visto nessa posição (acho que ele nunca fez esse lugar).

Anónimo disse...

Vitor Gomes definitivamente nao tem esse perfil , o mais que faz é de delson ou vilas boas ou ate de miguel lopes, mas temos livramento e mais uma vez emprestamos um jogador da casa que joga muito , tiago terroso (como o jpm ja tem vindo a referir ) .

Anónimo disse...

A crónica do Luís vale o que vale...Não diz nada de novo. Acho que ele «plagiou» alguns comentários deste blogue.

Anónimo disse...

livramento não serve. trava muito o jogo com os seus rodriguinhos.
eu apostava para esse lugar no tello!
sempre quis ver o tello a jogar nessa posição.

Anónimo disse...

Pedro o Mourinho tambem nao foi e...

João Paulo Meneses disse...

tello?
desculpe...

Anónimo disse...

Arouca também concordo contigo... Já o dizia o Jorge Gabriel!

Anónimo disse...

O Luis Freitas Lobo na minha opinião é talvez o melhor comentador que anda por aí e eu concordo que o Livramento não é nenhum fora de série mas no actual plantel não vejo melhor.

Anónimo disse...

o melhor para essa posição para mim será o Evandro... continuo com a minha opnião que o livramento não serve, aliás como sempre defendi...

PS. Sou Luis Freitas mas sem Lobo no fim, para não haver confusões

Anónimo disse...

candeias não parece trazer nada de novo à equipa.
o meio campo deve ser composto por: AVB, Niquinha, Delson e Tarantini. no ataque ficam Yaza e F.Coentrão.

Tarantini, embora não seja tão lutador como livramneto parece-me ser mais rápido a pensar e a executar. para além de ser mais uma arma nas bolas paradas.

V.Gomes talvez mereça uma oportunidade, mas não nesse lugar e sim no lugar do Delson ou Niquinha.

Anónimo disse...

O senhor Lobo não descobriu a pólvora. Limitou-se a constatar o óbvio. O problema do Rio Ave esta temporada sempre foi, desde o início, a dificuldade em fazer a bola chegar ao último terço do terreno. E isto porque o Professor Eusébio insistia naquela teoria da "largura de dentro para fora" e não de "fora para dentro", esperando que fossem os laterais a desequilibrar e não os médios. O futebol do Carlos Brito exige a criação de novas rotinas que demoram o seu tempo. Em teoria, Tarantini é o melhor elemento para fazer a ligação meio-campo/ataque. Porém, falta-lhe sangue. Na prática, o Livramento é a melhor pedra, dado que o Evandro dificilmente pauta o jogo. No entanto, não esqueçamos, o Livramento está formado naquele jogo lento e pastoso tipicamente "eusebiano". Tem de ganhar pedalada para jogar a 100 à hora como contra-ataque britiano exige. Agora, não temos nenhum Sérgio China nem Ricardo Nascimento. Por isso, as omeletes têm de ser feitas com estes ovos. Vamos sofrer até ao fim, mas vamos ficar na primeirona. FORÇA RIO AVE!!!!!

Anónimo disse...

eu fui ao pacos no sabado e nota-se a falta de um jogador no meio campo que desequelivre esse jogador livramento

Anónimo disse...

Que saudades do Sérgio China.

João Paulo Meneses disse...

agora não interessa nada, mas desde que Brito assumiu o lugar que me pareceu que ele ia procurar um médio criativo para aquele lugar - que, por regra, todas as suas equipas têm; se calhar não foi possível, mas continuo a pensar que com Jorge Humberto e Fábio faria no plantel, um médio criativo seria mais importante do que um defesa central (ou até do que o quarto avançado); talvez, no final da época, Brito possa explicar o que aconteceu; até lá, vamos confiar nos jogadores que temos (confiar que eles conseguirão render mais do que fizeram até agora)