3.3.09

As escolhas de Brito

Ninguém, aqui, quer ser treinador do Rio Ave (acho...) e ninguém como o treinador do Rio Ave conhece os jogadores com quem trabalha todos os dias.
Nós, adeptos, queremos o melhor para o nosso clube, mas não podemos confundir os papéis.
A única coisa que podemos fazer é dar as nossas opiniões - e quando elas reúnem algum consenso quem de direito pode prestar alguma atenção.
É o caso - parece-me - da utilização de André Vilas Boas e de Livramento no meio campo do Rio Ave.
São dois jogadores em quem Brito não tem apostado a tempo inteiro. Mas são dois jogadores que lutam muito e nos seus lugares podem fazer a diferença.
Haverá no mundo muitos trincos melhores do que Vilas Boas, mas no Rio Ave ninguém rouba bolas ao adversário como ele - e ninguém dá o litro como ele. São, parece-me, condições suficientes para jogar 90 minutos. O caso de Livramento é ainda mais evidente: sem ele não há ninguém (uma lacuna do plantel, sempre o disse) que leve a bola da defesa para o ataque; Niquinha, para mim, tem lugar no onze mas Delson, nesta altura, não (como Evandro, e Brito demorou a vê-lo).
São apenas ideias, mister. O que todos nós lhe pedimos é que não jogue com os nomes nem com crenças individuais; quer um quer outra não ganham jogos!

PS - Ainda mais uma míster: a sugestão atinge também Candeias; a sua exibição em Paços foi fraquinha, a forma como saiu foi muito desagradável (não é François?); se ele não estiver com vontade haverá certamente no plantel quem a tenha; não se esqueça, por favor, como foi quando conseguiu evitar a descida no seu primeiro ano de treinador!

15 comentários:

s.oliveira disse...

No caso do Candeias ainda dou o benefício da dúvida ao jogador. Afinal foi o seu terceiro jogo.

João Paulo Meneses disse...

eu também, por isso digo... «se...»

Anónimo disse...

Relativamente ao Candeias é verdade que se deve dar o benefício da dúvida. Mas quanto à sua atitude, aquando da substituição, para com o preparador físico do RA é imperdoável. Quem julga o Candeias que é? Ainda não é ninguém no mundo do futebol e dá-se ares de candidato a melhor jogador do mundo.
A sua atitude, reprovável, só vem mostrar que o ambiente interno não é o melhor. Para ter atitudes destas podia bem ficar onde estava.
(Desculpem o desabafo, mas não gostei nada do que vi. Dos que presenciaram, e foram muitos vilacondenses, alguém terá gostado?).
Ass: Flávio Costa

João Paulo Meneses disse...

agora etsá na moda os jogadores, quando sao substituídos, fazerem cara feia... (alguns até ficam doentes...)

Anónimo disse...

Candeias ainda nao provou nada de nada , la por vir de um clube grande onde raramente jogou nao lhe da o direito de fazer o que fez ha que haver respeito. em relçao ao comentario do jpm , aprovo a 100 % as palavras para o mister Carlos Brito.

Anónimo disse...

Nao é unanime que o livramento tem de jogar! Eu nao quero.

E quanto ao AVB nao sei o que se passa, ele so nao jogou com o porto! Ja com o JE sempre era o primeiro a sair quando estavamos a perder.

Força Rio Ave

Anónimo disse...

O problema do Candeias é a falta de motivação. Talvez também a falta de entrosamento, mas isso deve-se a falta de motivação.
Qual foi o melhor jogo de Candeias? Eu penso que foi no Dragão, acho que concordaram. Este foi o seu melhor jogo pois ele tinha a motivação de vir de uma paragem, querer a titularidade e mostrar ao porto a sua qualidade.
Por isso motivem os jogadores. O candeias é apenas um dos casos.

Para mim Livramento é óbvio no 11, e depois do bom jogo com o Porto onde ele jogou, o menos bom com o Setubal, onde ele não jogou mas até se ganhou e o péssimo jogo com o Paços, ele vai voltar. Penso é que sairá o VB o que é pena esta a jogar bem mais que Delson. Parece-me também desmotivado e em baixo de forma.

Anónimo disse...

Será que CB não sabe motivar jogadores «emprestados» e em «fim de contrato»? E os dirigentes? Pagar a tempo e horas parece não ser suficiente?

Anónimo disse...

Concordo com o Anonimo das 2:27 PM...
Tambem acho que o Livramento não deve ser titular... O AVB sim...
Quanto ao Silvio não acredito que jogue tão cedo.

Anónimo disse...

Por favor,haja coerência nos comentários...alguns comentadores são fracos de memória ou mudam de opinião conforme o vento, será?

João Paulo Meneses disse...

São casos diferentes, mas parece-me que se Niquinha ainda pode disfarçar (mal) Livramento, nem Niquinha nem Delson podem disfarçar Vilas Boas.

Anónimo disse...

Lá está o que eu penso e que gostaria de ver debatido. O papel dos dirigentes (Presidente/Chefe de Dep.to) no seio de uma equipa de futebol. Será que consiste apenas em ir ao domingo para o banco de suplentes para serem vistos pela multidão? Será que é para a tribuna sentar-se eser fotografado ao lado dos vip's? Será aparecer quando se ganha e esquivar-se quando se perde? Será que não devem fazer parte do chamado "grupo" sobretudo agindo na motivação desse mesmo "grupo"? E nas contratações devem contratar um treinador e depois dar-lhe toda a liberdade de contratar os amigos, os filhos dos amigos ou os amigos do empresário que amanha lhe vai arranjar outro clube?

João Paulo Meneses disse...

mas, olhe «Luis», que eu tenho informações, que julgo serem boas, em sentido contrário; que Henrique Maia, nomeadamente, está muito perto dos jogadores - e no fundo é ele que tem de estar

Anónimo disse...

Eu não estou a fazer juízo sobre ninguém, o que eu quero dizer é que o papel dos dirigentes é muito mais importante do que se calhar a maioria das pessoas pensa. O Dirigente é fundamental na estrututa de uma equipa de Futebol. Veja-se o caso paradigmático (apesar de não serem do meu género) de PC e RT. Quanto ao RA fico contente que seja como diz e vamos é ganhar ao Marítimo.

João Paulo Meneses disse...

lá estaremos!