22.2.09

(Setúbal) duas vitórias em seis jogos!

Os nervos explicam, do meu ponto de vista, o que se passou. Eu estava à espera de um jogo mais interessante por parte do Rio Ave, mas realmente a qualidade foi pouca. ALguns jogadores acusaram em demasia o drama de ter de vencer - e se calhar era mesmo assim, não havia nada a fazer.
Também falhou aquilo que era prevísivel que acontecesse com aquele meio campo: falta de ligação entre sectores. Ou bem que Vilas Boas, Delson e Niquinha defendem ou bem que atacam (e o meio campo do Setúbal não é fácil, com Bruno Ribeiro e Ricardo Chaves, por exemplo).
No recomeço Brito mexeu e bem. Tarantini - que é fracote a defender - trouxe outro dinamismo à frente, deixando Niquinha e Delson nas tarefas defensivas. Niquinha foi o melhor em campo. Já não há mais palavras para continuar a descrever o futebol de Niquinha - apenas deixo isto: ele tem 37 e eu 43; eu tenho inveja de Niquinha!
O golo apareceu naturalmente e até podiam ter sido mais um ou dois (não era injusto). É indiscutivel que este ataque tem qualidade, que o Rio Ave é uma equipa mais forte, que agora temos condições para continuar na primeira divisão. Yazalde é mesmo bom (só não é o melhor em campo por culpa de Niquinha). Candeias e Coentrão não estiveram mal, mas o primeiro ainda acusa alguma falta de confiança e de entrosamento.
Quanto à arbitragem: no estádio não percebi se houve falta sobre Paiva no que resultou na anulação do golo do Setúbal, mas pareceu-me claro que o lance de Vilas Boas nunca seria penalti (muito pior foi o de Maxi Lopez Pereira, em Alvalade, e nada aconteceu). O Rio AVe mereceu a vitória, porque o Setúbal ficou à espera do lance de bola parada.
Para Brito 4 (não concordo, como é claro, com o seu trio de meio campo, mas esteve bem ao reagir no recomeço. continuo a acreditar que Livramento teria feito melhor do que Tarantini). Uma coisa é certa: o Rio AVe tem duas vitórias em seis jogos, as mesmas obtidas antes em 13. É alguma coisa, não?

PS - ainda não tinham sido jogados 15 minutos e Coentrão «zangou-se» com Candeias por causa das trocas nas linhas; Niquinha foi de imediato falar com os jogadores, mas pareceu-me haver ali alguma apatia (falta de definição?) por parte da equipa técnica. Aliás, é impressão minha, ou Brito está muito mais calmo no banco do que em anos anteriores?

16 comentários:

Anónimo disse...

Três coisas muito más naquele jogo.

A menos importante, foi o facto de quem estava na bancada nascente como eu não pode assistir a actuação do rancho. Não me sinto muito lesado, mas pode haver quem tenha dado 10€ por causa disso e não viu nada.

Em segundo lugar, um frio que me congelou, juro que a noite não ponho mais la os pés, não tem condições, e podem apostar que é este uma das causas da fraca assistência.

Em terceiro e muito, muito, muito importante, onde anda a claque do RA.
Quer dizer estavam lá os tubarões verdes, mas eram 10 e eu estava por cima deles e mesmo assim não os ouvia.
Do outro lado, na coberta estavam umas pessoas muito animadas. Que tal uma junção?
Mas falando mesmo a serio, a direcção tem que se preocupar com isto, não há uma claque seria e empolgante.
Penso que uma solução, seria aproveitar as nossas camadas jovens e incentivar os mais velhos a formar uma claque. talvez fosse necessário alguém para a coordenar, e podia ser alguém da confiança da direcção.
Talvez tivesse custos, teria a direcção que oferecer a entrada aos apoiantes, seria necessária tambem uma boa campanha, em jornais, no site, porque não neste blog, nos cafés. É que não deve faltar gente a querer entrar a pala.
É claro que quem não apoiar sai.

Continuem a luta, e vamos deixar de ser uma equipa de segunda.
ass. DS

Anónimo disse...

Saudades dos tempos em que os Green Zone metiam cerca de 100 gajos nos jogos normais.
Falta aquele espirito bairrista ao pessoal de vila do conde.

FORÇA RIO AVE FICAREMOS NA PRIMEIRA

João Paulo Meneses disse...

o que é que aconteceu para que os green zone tivessem deixado de apoiar?

Anónimo disse...

Os Green Zone deixaram de apoiar devido a muitas dificuldades para sobrevier.
Nos ultimos tempos eram poucos as deslocaçoes passaram a ser de carros onde os prejuizos eram mt altos.
E em Vila do Conde esta juventude prefere apoiar um dos 3 marretas do que o clube da nossa terra.
Grandes somos nos mas ng percebe isso.

Força Rio Ave vamos vencer!

Anónimo disse...

o penalti do maxi lopez?!? eu não vi nada jprodrigues...

Anónimo disse...

Força Rio Ave!!
Grande Yazalde que ontem foi um cristo nas mãos do robson e mesmo assim, concordo com o jp, só não foi o melhor em campo porque o niquinha fez um grande jogo.

Vamos rapaziada!!

Anónimo disse...

Essas costelas sportinguistas so te ficam mal aqui no blog!!!

Anónimo disse...

depois nao queres que se venha para aqui debater "outros asssuntos"

Anónimo disse...

Entao não é q o CB desta vez falou na arbitragem, para referir uma falta igual à que sofremos o 2º golo no dragao e na altura manteve-se caladinho... critérios!!

Anónimo disse...

É só aziados neste blog!

Ide mas é acompanhar o trabalho do J.E.

Ou entao ide comentar para terceiro anel, ou mundo do leao ou para a chama do dragao.

Sois uma vergonha!

João Paulo Meneses disse...

há uma óptica que faz descontos consoante a idade, caro «jrodrigues»

Anónimo disse...

ninguem está a discutir o penalti que o maxi pereira cometeu...aliás é assunto que neste blog nem deveria ser referido visto que não foi contra o rio ave.
a questão é que não foi o maxi lopez...a última vez que ouvi falar nesse tinha assinado pelo barcelona.

se conheces uma boa óptica é melhor ires lá ajustar as lentes para não te enganares mais nas teclas quando escreves...

João Paulo Meneses disse...

era o que faltava os comentadores deste blogue (ainda por cima do alto da sua autoridade de anónimos) dizerem-nos sobre o que é que podemos falar ou não; está bonito está...

Anónimo disse...

jp tem calma. eu não disse que não se podia, disse antes que não se devia. se calhar ainda não foste à tal óptica que faz descontos...

a ti ninguém te proíbe nada.
e logo a ti...digníssimo repórter da tsf (usar o email do emprego para estas coisas também não me parece muito bem...mas ninguém te proíbe nada).

VIVA O RAFC e boa sorte para o teu sporting.

Anónimo disse...

isso de claque já apresentaram uma proposta ao rio ave e o rio ave não aceitou já tinham mais de 50 associados todos maiores de 18 anos e o rio ave não quis porque será?

pati07 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.