13.1.09

Que plantel herdou Eusébio e que plantel deixa a Brito?

Época 05-06
os que Eusébio herdou de Sousa:
29
Permanecem: 8
Mora, B. Mendes, Vilas Boas, Delson, Niquinha, Vitor Gomes, Evandro, Chidi
Saíram: 21
Candeias, Adriano, Milhazes, Furlan, Danielson, Idalécio, António, Zé Gomes, Serrão, Cleiton, F. Coentrão, Agostinho, Tiago, Mozer, Marquinhos, Diego, Gama, R. Jorge, Keita, Gaúcho, Anic

Época 06-07
Contratados: 6

César, Laércio, Pires, Samson, Costé, Ronaldo
Permanecem: 2
César, Ronaldo
Saíram: 4
Laércio, Pires, Samson, Costé
Promovidos das camadas jovens: 3
F. Faria, P. Coentrão, Toninho
Promovidos que saíram: 1
Toninho

Época 07-08
Contratados: 13

Gaspar, Ribeiro, M. Lopes, Luisinho, Henrique, Quaresma, Rivas, Paiva, R. Matias, Mateus, Ademar, Wires, Livramento
Permanecem: 9
Gaspar, Ribeiro, M. Lopes, Henrique, Paiva, R. Matias, Mateus, Wires, Livramento
Saíram: 4
Luisinho, Quaresma, Rivas, Ademar
Promovidos das camadas jovens: 2
Tiago Terroso, Ricardo Martins
Promovidos que saíram: 1
Tiago Terroso

Época 08-09
Contratados: 6
B. Novo, J. Humberto, Sílvio, Tarantini, Semedo, André Carvalhas
Permanecem: 6
B. Novo, J. Humberto, Sílvio, Tarantini, Semedo, André Carvalhas
Saíram: 0
Promovidos das camadas jovens: 1
Alípio
Promovidos que saíram: 1
Alípio

Total contratados: 25
César, Laércio, Pires, Samson, Costé, Ronaldo, Gaspar, Ribeiro, M. Lopes, Luisinho, Henrique, Quaresma, Rivas, Paiva, R. Matias, Mateus, Ademar, Wires, Livramento, B. Novo, J. Humberto, Sílvio, Tarantini, Semedo, André Carvalhas
Total dos contratados que já foram vendidos\cedidos\saídos: 8
Laércio, Pires, Samson, Costé, Luisinho, Quaresma, Tiago Terroso, Rivas, Ademar
Total promovidos: 6
F. Faria, P. Coentrão, Toninho, Tiago Terroso, Ricardo Martins, Alípio
Total de contratados que permanecem no clube: 17
César, Ronaldo, Gaspar, Ribeiro, M. Lopes, Henrique, Paiva, R. Matias, Mateus, Wires, Livramento, B. Novo, J. Humberto, Sílvio, Tarantini, Semedo, André Carvalhas
Total de promovidos que saíram: 3
Toninho, Tiago Terroso, Alípio
Total de promovidos que permanecem no clube: 3
F. Faria, P. Coentrão, Ricardo Martins

31 comentários:

João Paulo Meneses disse...

Estes números que o Gil, em boa hora nos deixou, mostram muitas coisas: uma delas é a falta de correspondência com a realidade quando se fala em apostar na formação. Em três anos João Eusébio, o grande formador, não promoveu um único jogador à primeira equipa. O resto são cantigas.

Anónimo disse...

o fabio faria nao esta na primeira equipa?

ass. carlos

João Paulo Meneses disse...

ah, pois, é verdade; é ele aquele central que tem o cabelo pintado de louro e marca uns golos de cabeça de vez em quando...

Anónimo disse...

Àmen...

é capaz de me dizer quem colocou o fabio coentrao, o vitor gomes e o vilas boas a jogar a titular no rio ave?

ja agora é capaz de me dizer quantos jogadores foram lançados pelo carlos brito ou qualquer outro treinador no rio ave?

ass. carlos

Anónimo disse...

É verdade. O Carlos Brito nunca lançou gente nova. É um cheio de medo. Na minha opinião entre o JE eo CB venha o diabo e escolha. Este foi o pior treinador que o RA poderia escolher para substituir o JE.

Gil disse...

Assim de repente, quem lançou Miguelito, Raúl, Jorge Humberto, Rui Ramos, Nandinho, Fábio Coentrão, Marquinhos, ...?

Dois deles estão no Rio Ave e Miguelito é titular no Marítimo.

Anónimo disse...

Uma questão que também devia ser abordada(e que eu gostava de saber), era se no Rio Ave quem escolhe os jogadores contratados/ a contratar são os treinadores, a direcção ou são empresários que os "oferecem". E caso seja a 2ª ou 3ª opção, os treinadores tem uma palavra a dizer

Anónimo disse...

assim de repente quem lançou fabio faria, andre serrao, tiago terroso, ricardo martins, pedro coentrao?
para nao falar no fabio coentrao e no vitor gomes, que apenas foram titulares com eusebio, e vilas boas que apenas jogou com regularidade com eusebio!

isto em 3 anos! brito ja esteve o dobro 6 anos!

e quem lançou rui ramos foi vitor oliveira, nandinho nunca jogou um jogo oficial, apenas se sentou 1 vez no banco, raul se bem me lembro nunca fez nenhum jogo no rio ave...

sobra miguelito, jorge humberto, marquinhos e fabio coentrao que entrou 1 vez como suplente copm brito...4 jogadores em 6 anos? mas estamos a brincar ou que?

claramente em termos de formaçao ha um antes e um depois de eusebio no rio ave!

ass. carlos

Anónimo disse...

Miguelito, Raúl, Jorge Humberto, Rui Ramos, Nandinho, Fábio Coentrão, Marquinhos,luis coentrao,emanuel,larangeira,repescou o ze gomes kandava perdido no ovarense,lançou aquele miudo,o fabio,k mais tarde foi vendido para o maritimo(no primeiro ano no rio ave era junior)
ja m parece uma lista extensa...

Gil disse...

Os seus exemplos "carlos" em pouco diferem de alguns de brito. os números por si só não dizem muito. lançar por lançar qualquer um lança. parece que se criou um mito com os jovens que eusébio lançou na primeira equipa, mas que não passa disso. ao contrário do que possa querer compreender, ninguém colocou em causa que o fez JE, até porque se um técnico não tem jovens de qualidade não apostará neles por apostar. Mas o que eu aqui coloquei só demonstra que com JE se estava a falar em aposta na formação de uma forma absolutamente desproporcionada. Este ano só um chegou à equipa profissional. E nunca foi ao banco sequer. Mas este era uma excepção. Mas nos casos de Toninho ou Pedro Coentrão, mesmo Fábio Faria, que quantidade de jogos têm eles na primeira equipa?

Eu acredito que Eusébio nesse campo fez o melhor que sabia com o que tinha disponível. Tal como com a equipa profissional.

A insistência na comparação entre Brito e Eusébio já me aborrece.

Anónimo disse...

Eu diria que nem sei se podemos comparar a qualidade dos jovens que temos agora com os jovens que tínhamos antes.
Os do tempo de Brito são assim tão bons, onde andam eles?
Mas é claro que JE aposta mais na formação do que CB, mas também não sei se ter meramente os jogadores no plantel é apostar na formação.

Anónimo disse...

primeiro quem lançou nomes por lançar foi o Gil, quem fez primeiro comparaçoes entre eusebio e brito foi o Gil...

depois os jogadores do brito apenas 3 ou 4 ja estao com a carreira feita, os do eusebio estao a dar os primeiros passos...

raul, rui ramos , nandinho, luis coentrao, emanuel, nao foram lançados por brito...ze gomes foi repescado, como foi jorge humberto...laranjeira nao faço a minima...

ass. carlos

Gil disse...

ó "carlos" não me lembro de comparar um com o outro. apenas realcei o ridúculo que é andar a reclamar êxitos de um ou de outro. de repente este espaço parece que se transformou num campo de batalha entre "eusebistas" e "britistas"! lamento é não ter visto ninguém pegar nos números e nomes que compilei e fazer uma leitura que não envolva os "os de brito ou eusébio são bons ou maus" porque se gosta mais de um ou de outro.

lamentável, mas demasiado comum neste espaço, infelizmente.

Anónimo disse...

veja o primeiro comentario deste post.

nao é querer espicaçar uma pessoa?

depois voce perguntou quem lançou X e Y? como que insinuando que quem lançou esses jogadores apostava bastante na formaçao.. o que como ja provei é falso..

eu apenas dei numeros e factos, e como voces dizem as estatisticas nao se discutem, contra factos nao ha argumentos...

outra coisa, para que fique bem claro, o brito é muito melhor treinador que eusebio, agora nao vamos inventar coisas, nem dizer inverdades...

ass. carlos

Gil disse...

o primeiro post é uma constatação. a minha observação posterior foi para realçar o rídiculo da comparação. é um disparate. entra-se numa argumentação que não faz sentido. por mim até podia ter sido sousa a lançar todos, é-me indiferente. mas que é um mito que eusébio fez uma grande aposta nos jogadores das camadas jovens, isso parece-me incontornável. e não é uma crítica à pessoa em questão. paulo bento já lançou imensos jovens do sporting e se calhar dos que lançou já só trabalha com 3 ou 4.

há uma coisa que tem ficado muito vincada: a saída do Eusébio criou uma cisão enorme nos leitores deste blogue. subitamente parece que não há adeptos do rio ave, apenas adeptos de eusébio ou de brito. isso interessa para alguma coisa?

Moisés Cambola disse...

É hora de cerrar fileiras e ajudar á estabilização do balnéario.
Carlos Brito durante esta semana deverá apresentar dispensas do plantel para poder apontar reforços cirúrgicos para a recuperação do Rio Ave na tabela.
É aqui que entramos todos nós que fazemos destes blog´s tertúlia Rioavista.
O importante é um Rio Ave unido num só objectivo, não interessa comparações entre anteriores elementos da equipa técnica ou directores com os actuais.
Vamos enterrar os machados de guerra e blindar o Rio Ave para as vitórias!
Força Rio Ave!

Anónimo disse...

esta discusão não faz sentido,porque nem o eusebio,nem o brito lançaram e ou despensarão estes jovens todos,alguns deles são apostas das direções,apenas coincidindo com a passagem destes treinadores pelo rio ave,assim como a contratação de alguns jogadores,porque infelizmente em portugal são muito poucos os treinadores que dão ordens ás direções,e neste aspecto carlos brito tem mais moral que o eusebio,e ainda á pouco tempo tivemos uma prova disso,o eusebio ía ser obrigado a ficar com um(mais um) jogador,(fabio paim)que ele não queria,o carlos brito chegou e mandou logo o rapazinho embora,mas aínda bem que é assim.
por isso em vez de estarmos a discutir estas coisas,vamos é apoiar os nossos jogadores,o nosso treinador,para que as coisas começem a correr melhor.

Anónimo disse...

Aprecio o trabalho desenvolvido nesta mnsagem. Contudo tem erros grosseiros, pelo que nem se quer vale a pena comentar.
Uma coisa é certa, Carlos Brito das primeiras medidas que tomou foi não autorizar que o guarda-redes dos juniores e o Ricardo (júnior) a treinarem com os séniores.
O resto são interpretações de cada um de nós, que não merecem tanta discussão.
Uma pergunta, quantoo custam os bilhetes para amanhã, Rio Ave-Sporting?

Anónimo disse...

Socios nao pagam. pelo menos nos outros jogos da taça da liga na se pagou

Anónimo disse...

BASTA A QUOTA 12

João Paulo Meneses disse...

O primeiro comentário foi meu. E não falava em Brito. O que dizia - e reafirmo - é que os numeros mostram aquilo que a treta por vezes quer disfarçar: que Eusébio, se calhar como muitos outros treinadores, não fez qualquer aposta na formação; em três anos não conseguiu promover um junior à primeira equipa. Digam o que disserem.

Anónimo disse...

Mais um bom ponta de lança (Marques do Leixões), que vai ser dispensado, que acho que seria uma boa alternativa (assim como Saleiro do Setubal), para o Rio Ave.

O CATIVO

João Paulo Meneses disse...

é bom e vai ser dispensado?

Anónimo disse...

jpmeneses e Gil digam me entao qual foi o treinador do RA que promoveu jogadores juniores para a primeira equipa?

LEMBRO fabio coentrao e vitor gomes eram juniores de 1 e 2 ano, quando joao eusebio os colocou pela primeira vez a titulares no RA. Isto prova que o que jpmeneses diz: " em 3 anos eusebio, o grande formador, nao promoveu um unico jogador à primeira equipa" é falso!

OK?

custa lhe assim tanto admitir que errou no comentario que fez?

ass. carlos

Anónimo disse...

Sinceramente, gostava de ver certos comentadores deste blogue defender o Rio Ave com mais garra...com a mesma garra que defendem o treinador A ou B, o jogador Y ou Z... os treinadores, os jogadores, os comentadores, passam...o «nosso» glorioso ficará para sempre...
Com a vossa garra, com a nossa garra...vamos ganhar ao Sporting e dar início a nova «onda» de vitórias...A esperança não morre, por muito que custe a alguns, vamos conseguir segurar o «nosso» Rio Ave, entre os grandes do nosso futebol...Não desperdicem as vossas forças com discussões estéreis...Pugnem até à exaustão pelo clube de todos nós...RIO AVE SEMPRE

Anónimo disse...

JPM, não costumas ver televisão? Sabes quem joga a ponta de lança no Leixões? Wesley (conheces?), Braga (?), e agora o Roberto já está em condições de jogar. O Marques fez alguns jogos pelo Leixões e olha que não é tosco...é bem melhor que o Ronaldo e Chidi juntos, até acho que menhum dos pontas de lança do Rio Ave é melhor do que Ele, o mesmo se passa em relação ao Saleiro (é fraco??? também foi dispensado do Setubal).
Parece que andas aqui á dois dias, achas que o Cicero que foi para a Russia ganhar rios de dinheiro vinha para o Rio Ave ganhar tostões quando tinha (pelos vistos e já é confirmado) o Guimarães interessado?

Hello acorda JPM.

O CATIVO

João Paulo Meneses disse...

eu estou acordado. e vi Terroso ser mandado embora, para vir um suplente para o seu lugar...

João Paulo Meneses disse...

quanto aos nomes de que fala, veja a lista do Gil.

Anónimo disse...

jpm ve quantos jovens da formaçao foram as selecçes nacinais,no tempo que je esya no rio ave

Anónimo disse...

abre os olhos jpm

Anónimo disse...

é escusado ter uma troca de ideias com o jpmeneses, ele nao reconhece o erro...deu lhe pa criticar o eusebio...o que se pode fazer?
eu ja constestei a lista do gil, mas ele insiste! leia os comentarios anteriores...

ass. carlos