27.1.09

O último lugar - como se explica?

Sabia que ia ser difícil, que andaríamos sempre na segunda metade da tabela, mas nunca pensei que chegássemos ao fim da primeira volta em último lugar.
Como é que o explico?
- A equipa foi mal construída, sem apostas decisivas no ataque (basta ver que a anterior direcção tentou João Tomás e outros, ao que consta, sem o conseguir - sinal de que sentiam essa necessidade; mas depois desistiram ou não conseguiram);
- com excepção de Sílvio, nenhum dos reforços foi uma mais-valia (nenhum pegou de estaca, como se costuma dizer; ou seja, é a equipa do ano passado);
- o plantel é muito desequilibrado: há algumas posições com mais do que dois jogadores (defesas direitos, trincos) e noutras apenas um: Livramento não tem substituto; não há extremos;
- o plantel é muito extenso;
- a continuidade do treinador que subiu de divisão (ainda por cima envolvida num processo cheio de hesitações), que não conseguîu pôr a equipa a jogar bom futebol;
Estas cinco razões são culpa da direcção anterior e da equipa técnica anterior;
Mas há outras razões:
- o fraco rendimento de vários jogadores (até Ronaldo é certamente capaz de fazer melhor, mas Evandro, Delson ou todo o sector atacante estão abaixo do que podem fazer; até Niquinha esteve abaixo do que seria de esperar...);
- a mudança de direcção, que não foi tão pacífica como seria de desejar;
- o início do campeonato com os três grandes em casa, que «disfarçou»/adiou os problemas;

Haverá outras razões?
Penso que não há razão de queixa das arbitragens (só o jogo no Marítimo) nem ordenados em atraso;
Se os nossos leitores quiserem juntar outras razões...

20 comentários:

Anónimo disse...

concordo e acho excelente esta observaçao , excepto a parte do treinador , como ja devem ter percebido defendo o JE , alias como todos aqueles que ja passaram pelas camadas jovens do clube (ou quase todos), o eusebio foi prejudicado pela anterior direcçao que nao lhe deu condiçoes em termos financeiros para construir um plantel a altura da 1 liga e logo deu no que deu... na minha maneira de ver o eusebio so tem um ponto fraco que é as substituiçoes que eram quase sempre tardias. saudaçoes.

João Paulo Meneses disse...

então, a ser assim, o Eusébio deveria ter dito que não tinha condições para continuar (muito mais se é verdade, como consta, que não foi ele que escolheu alguns dos reforços)

Anónimo disse...

Essencialmente pela instabilidade da actual direcção, já aqui aflorada pelo JPM, mas que passou despercebida à maioria.
saberão que um dos Vice-Presidentes já por duas ou três vezes ameaçou bater com a Porta? Que só não foi embora por o Presidente da AG o ter segurado?
Que as reuniões do Rio Ave não são nada pacíficas, com discussões permanentes e todos a duvidarem de todos?
E, ninguém duvide, que tudo isto chega ao conhecimento dos jogadores, criando a desestabilização no grupo. Eles não desaprenderam de jogar. Não se vê é a alegria de outrora.

Ass: Flávio Costa

João Paulo Meneses disse...

caro Flavio: penso que a sua tese cai «pela base» se nos lembrarmos que a equipa depois desta direcção entrar é a mesma (joga igualmente mal, não marca golos, há jogadores que não produzem); ou seja, se me disser que esta direcção, até ao momento (dois meses) não trouxe melhorias, concordo, mas não piorou o que já estava mal.

Anónimo disse...

caros amigos sera que ainda ninguem reparou que quem manda no rio ave é o nosso presidente da camara , alias quando ha mudanças de direcçao ele é que escolhe o presidente , quando ha mudanças de treinador ele é que vai ao balneario apresenta-los ,o ENG. Mario Almeida esta a preparar-se para assumir a presidencia assim que deixar a camara municipal.

Anónimo disse...

jpmeneses, um homem que que ama um clube, que foi jogador, coordenador, depois treinador, nao ia abandonar o barco so porque nao havia dinheiro para gastar em contrataçoes...se nao havia com ele, tambem nao ia haver para outro...
mais uma vez digo, voces e muitos outros adeptos trataram muito mal o eusebio! sem ele ter culpa nenhuma!

ass. carlos

Anónimo disse...

Caro Carlos, outra vez Eusébio! Acredito que seja um rioavista convicto mas pf deixa o homem estar sossegado! Todos tem ciclos nos clubes e o ciclo dele chegou ao fim.
Ricardo S.

Anónimo disse...

JPM desculpe-me discordar de si. Senão vejámos:
1. Com a anterior direcção, sete jogos, 6 pontos (e receberam Benfica, Porto, Paços de Ferreira e Sporting; fora jogaram com Académica, Setúbal e Marítimo).
Fizeram 5 pontos em casa e um fora;
2. Com a actual direcção, oito jogos, 4 pontos (e receberam Leixões, Naval, Guimarães e Belenenses; Fora jogaram com Nacional, Trofense, Braga e Estrela da Amadora).
Isto é, mais jogos em casa com possibilidades de ganhar (não esquecer que o belenenses, por exemplo, jogou sem 6 titulares) e bons jogos fora para pontuar.
Na minha opinião a equipa caíu a pique desde que houve mudança de direcção. O resto são desculpas.

Ass: Flávio Costa

Anónimo disse...

oh ricardo S. eu limitei me a dar a minha opiniao sobre o post e os comentarios de cima...se nao esta bem ponha se!

ass. carlos

João Paulo Meneses disse...

sinceramente, depois da miserável actuação frente ao Guimarães, não vejo diferenças

Anónimo disse...

Carlos o Eusébio da-lhe alguma coisa pa vir para aqui defende-lo? lol
As suas opiniões são ressabiadas e tendenciosas.
Já estamos fartos de as ouvir

Ricardo S.

Anónimo disse...

Realmente Carlos deixe la o eusebio em paz! Alias mais que o eusebio deixe o rio ave em paz! Que velho do restelo que o Carlos me saiu, digo lhe com toda a sinceridade que ao inicio quando começou a comentar (sim pq acompanhei a sua carreira aqui no blog) até gostava de ler o que escrevia, agora cansa me (ja sei que me vai responder " nao queres ler nao leias", pois oproblema é que sou obrigado a ler).

Tambem adoro o facto de fazer comparaçoes a nivel futebolistico de uma para outra direcçao, acho que se deve falar no fim, ja que é esta a direcçao que está, e so está pq o senhor Paulo Carvalho nao quis continuar. Por isso PA FRENTE RIO AVE

Anónimo disse...

eu so defendo os meus pontos de vista! e a verdade!

eu nunca fiz comparaçoes futebolisticas entre duas direcçoes, nao invente...

ass. carlos

João Paulo Meneses disse...

apaguei um comentário de um «ze da esquina» com insinuações para elementos da anterior direcção; aqui, já sabem, não há hipotese!

Anónimo disse...

entao isto nao é um blog livre ?? para a actual direcçao ja se pode ?? sera que nao era verdade ?? nao disse nenhuma coisa de mal...

Anónimo disse...

Desculpa carlos a parte das comparaçoes nao era para si.

João Paulo Meneses disse...

a grande diferença, «ze da esquina», é que se os visados pelas suas insinuações lhe quisessem dar um murro (ou processá-lo) não saberiam como o fazer; mas a mim conhecem-me e eu não quero ir a tribunal por coisas escritas por anónimos, que ainda por cima não apresentam provas do que dizem e se limitam a insinuar.

Anónimo disse...

Desculpem insistir. Nada me move contra esta ou aquela direcção, contra este ou aquele director. Sou dos que penso que cada um faz o melhor que pode.
No meu comentário anterior limito-me a constactar factos que são indesmentíveis. Perante eles cada um tira as ilações que entende.
Tem sido ultimamente muito criticada a equipa, questiona-se o seu valor - o que é na minha opinião uma injustiça para com os jogadores. Estes mesmos jogadores, que quando tiveram condições diferentes, reagiram bem mais positivamente.
O mal, a haver, terá de estar, na minha opinião noutro lugar. Também poderá não ser na direcção. Se calhar, quem sabe, a sua origem tem a ver com as mesmas razões dos vilacondenses não aderirem ao Rio Ave, ao Ginásio, ao Fluvial, e a muitas associações do concelho.

Ass: Flávio Costa

Anónimo disse...

Compreendo toda a indignação contra o JE, uma vez que ele não teve bons resultados, mas pergunto o CB está a fazer melhor?
É certo que está a treinar a equipa à menos tempo, mas mesmo assim, não vi motivação por parte dos jogadores em mostrar serviço ao novo treinador. Não será motivo para pensarmos que os jogadores é que sentem que já tem o seu futuro assegurado e têm falta de motivação para fazer melhor?
São algumas questões que tenho pensado, decidi partilhar para saber se sou o unico a pensar assim.
cumprimentos
Tiago

João Paulo Meneses disse...

si, «Tiago», parece-me que a sua observação faz sentido: não tem sido muito explorada a questão, mas os jogadores têm, pelo menos, alguma culpa relativamente ao que está a acontecer. Podiam e deviam render mais. Há o hábito de nunca culpabilizar os jogadores, mas há que dizer as coisas sem medo. Há jogadores que têm sido uma desilusão - e eu já disse os seus nomes aqui.
espero que façam melhor a partir daqui.