29.1.09

"Deixe-me dizer isto" ou Eusébio à Rádio Mar

Só hoje pude ouvir a entrevista de João Eusébio à Rádio Mar. De seguida deixo-vos com as ideias que considero mais fortes e com algumas frases. Se acharem que as retirei do contexto, a entrevista está disponível online no site da Rádio Mar.

-"(...) foi na era de João Eusébio que, para além disso tudo, como deve calcular, o Rio Ave neste momento pode-se considerar uma equipa financeiramente saudável (...)"
- Paulo de Carvalho e Paulo Fangueiro criaram um projecto, foram bem orientados e o projecto foi concretizado.
- Quando entrou a nova Direcção, informou-a que havia um projecto. Por uma questão de ética colocou o lugar à disposição da Direcção, sem custos para o Rio Ave. A Direcção afirmou que o projecto passava por JE. O projecto passava por promover jogadores de divisões inferiores e atletas das camadas jovens.
- Aplaude estratégia actual de assegurar manutenção, mas espera para ver que consequências pode ter em termos futuros, se não houver um projecto.
- Sentiu alguns "sentidos proíbidos" com esta Direcção (não fiquei muito bem esclarecido sobre que sinais seriam esses).
- "João Eusébio foi competente". Considera-se competente e confia no seu trabalho.
- Entre Direcção e equipa técnica faltou solidariedade e cumplicidade.
- Sempre acreditou que com esta equipa conseguia a manutenção.
- O plantel que liderou estava no máximo das suas competências (termo muito querido ao treinador). A finalização, tão criticada na equipa, não é uma questão de competências da equipa, mas sim de elementos isolados.
- Mágoas: falta de reconhecimento e agradecimento às pessoas que passaram e serviram o Rio Ave.
- Acredita que o Rio Ave vai continuar na 1ª Liga. Pede aos rioavistas que acreditem nas pessoas e no Rio Ave.

E agora, os blogues:
"(...) é importante existirem os blogues para direccionarem as opiniões deles e não arranjarem sempre 'porque eu devia, porque eu diria, porque eu não sei quê'. Os porques são importantes para nós arranjarmos argumentos, para toda a gente neste momento se reunir, fortalecer e ganhar forças, toda a gente é importante para o Rio Ave ficar na 1ª liga".

Sr. João Eusébio, pela parte que me toca, no tempo que já levo num blogue dedicado ao Rio Ave, não tenho feito outra coisa senão apoiar o Rio Ave. Porque como o sr. também disse a certo passo da entrevista, passam as pessoas mas fica o clube. Quando achei que o sr. devia sair, disse-o. Quando achar que Carlos Brito deve sair, di-lo-ei. Quando achar o que quer que seja sobre o Rio Ave e me apeteça dizê-lo, direi. Não costumo faltar ao respeito a ninguém. Entendi que quis deixar uma crítica até construtiva aos blogues, mas não se exprimiu bem. O nosso papel como adeptos e sócios do Rio Ave, mais do que escrever num blogue, é apoiar a equipa, mas também exigir que a equipa se esforce, jogue bem, nos satisfaça, nos dê alegrias. Apoiar construtivamente com crítica. Olá, somos nós! Os blogues não mudaram a lógica do adepto comum de futebol. Em nada! Por outro lado, o que nós fazemos, fazem de forma semelhante os cronistas de desporto nos jornais, fazem-nos os comentadores de TV e de rádio. Os blogues como este contribuiram para colocar um enfoque maior nos clubes mais pequenos. Basta ver o número de visitas diárias que temos. Não saber conviver com este crescimento da atenção que se dá ao clube, é sinal de pequenez. Isso é mau sinal.

Nós, http:\\reisdoave.blogspot.com, contribuimos para o crescimento e engrandecimento do Rio Ave!

Em tudo.

Reconheço em Eusébio um rioavista verdadeiro. E espero que continue a acompanhar-nos aqui. E se voltar ao clube, que venha mais maduro e que nos dê as maiores alegrias. O sucesso dele à frente do Rio Ave é o nosso sucesso, sempre foi.

Sem comentários: