31.10.08

Da entrevista de Carlos Costa...

... ao Terras do Ave de hoje:
- não é candidato porque não tem disponibilidade; se voltar a ter, admite voltar a ser candidato a presidente do Rio Ave;
- explica porque criticou a actual Direcção numa AG (por «estarem sistematicamente a falar» mal da sua direcção);
- considera que a actual direcção fez um bom trabalho (tem as contas regularizadas e está na primeira divisão);
- novo estádio: projecto deve ser gerido por uma comissão independente, em que a Cãmara deve ter papel importante;
- lembra ainda que a aposta nas camadas jovens não é de agora («é uma bandeira da moda») mas de há muitos anos;
- o plantel não é aquele que gostaria de ter (faltam opções no ataque e se calhar mais um central);

Paulo de carvalho e Mário de Almeida acentuam as divergências

Excertos de uma notícia da Lusa, acabada de sair (aqui numa versão incompleta):
«O Rio Ave já "tem um cliente" para o negócio relacionado com a construção do seu novo estádio, que implica demolir o actual e construir no seu lugar um complexo comercial, disse à Agência Lusa o presidente do clube, Paulo Carvalho. No entanto, o processo está ainda numa fase embrionária e "vai transitar para a próxima direcção", que será eleita a 08 de Novembro, salienta o presidente da Assembleia Geral do Rio Ave e da Câmara Municipal de Vila do Conde.
"O processo está superverde", especificou Mário Almeida (...) "O Rio Ave tem um dossier com grandes passos dados", garante este dirigente [Paulo de Carvalho]. (...) Para domingo, está marcada uma Assembleia Geral Ordinária do Rio Ave, com uma ordem de trabalhos de dois pontos: apresentação e votação do relatório e contas da direcção da época 2007/2008 e o habitual "outros assuntos de interesse". O último ponto pode ser aproveitado para falar sobre o novo estádio, mas Mário Almeida considera que isso "não é previsível", porque vem aí uma nova direcção, e por isso prognostica uma reunião rápida. "Deve demorar uns cinco minutos".»

Miguel Lopes e Gaspar renovaram. Muito bem!

Segundo A Bola, um dos últimos actos de gestão da actual direcção foi renovar com Miguel Lopes e Gaspar. Penso que todos os rioavistas aplaudem esta decisão. Lopes tem agora contrato até 2013 (se tudo correr bem, o jogador sairá antes e o Rio Ave ganhará algum; no mínimo um milhão de euros, imagino); já Gaspar renovou até 2011, ou seja mais dois anos. Gaspar é, na actualidade, o melhor jogador do Rio Ave (e nisto estou de acordo com Eusébio; para o nosso mister, Gaspar é o jogador de que provavelmente não prescindiria). Se tudo correr bem, Gaspar terminará a carreira em Vila do Conde, aos 35 anos. Que sejam dois anos de sucesso.

(O Record dá Delson como recuperado para amanhã, mas O Jogo dá o jogador como estando em dúvida; o boletim médico, online, não deixa margem para dúvidas: «Delson: Mantém recuperação do traumatismo na perna direita. Em tratamento e repouso. Vai realizar ecografia de controlo para verificar evolução»)

30.10.08

Um primeiro sinal não muito positivo

António Campos esteve ontem na bola e foi questionado pelos jornalistas. Não quis falar. Não é um sinal muito positivo, mas estamos no princípio e há que dar o benefício da dúvida. Mas António Campos deve falar. Antes das eleições. Deve dizer o que quer. Por exemplo relativamente ao novo estádio. Mas não só. Já o disse, mais do que uma vez, a AG de domingo é o sítio certo para, no período de «outros assuntos de interesse», partilhar as suas ideias com os sócios que o quiserem escutar. Até lá não digo mais nada sobre este assunto.

A lista (ACT)

Assembleia Geral:
Presidente - Mário Almeida
Vice-presidente - Abel Maia
1º secretário - João Carvalho
2º secretário - Renata Martins

Conselho Fiscal:
Presidente - Ilídio Lacerda
Secretário - Eduardo Gonçalves
Vogal -Carlos Lopes

Direcção:
Presidente - António Campos
Presidente-adjunto: Santos Ferreira
Vice-presidente administrativo e financeiro - Alexandrina Cruz
Vice-presidente Futebol profissional - Henrique Maia
Vice-presidente instalações - Edmundo Alexandre
Vice-presidente Organização de eventos - Pedro Soares
Vice-presidente relações públicas - Luis Meneses
Vice-presidente modalidades amadoras - José Lima
Secretário-geral - Fernando Ramos
Tesoureiro - Augusto Fonseca
Vogais marketing - José Aurélio Baptista, Ernesto Ramalho, José Pedro Pinho
Vogais futebol profissional - José Gomes, António Passo
Vogais instalações - Pedro Reis, Luis Raposo
Vogais relações públicas - Afonso Carvalho, Alexandre Lopes
Vogais amadoras - Manuel Vilas Boas, José Sousa, José Pereira, Américo Leite, Fernando Costa, José Ouvidor, António Vasques, Eduardo Silva, Ilídio Gomes e Carlos Ferreira

ACTUALIZO a 31/10: chamo a atenção, nos comentários, para o texto do ainda secretário-geral do clube, Vítor Carvalho, que se despede (também) através do nosso blogue.

29.10.08

Expirou a data

para entrega de listas para as eleições.

Solução única ou assim de repente um grupo de sauditas ricos lança-se à conquista do Ave?

Provavelmente a noite mais fria da época

Não foi nem bonito, nem agradável, nem renhido. Justo? A justiça no futebol é tal qual o fairplay segundo Jorge Jesus: uma treta. E a hora do jogo? Estamos conversados. Para a história fica uma vitória magra com um golo de Ronaldo. Não gostei do Rio Ave que jogou sempre encostado à defesa, nunca conseguindo afastar os ataques do Braga, excepção feita aos últimos 10 minutos de jogo.

Por falar na ponta final, é bom que Eusébio coloque Semedo a treinar a finalização e lhe diga que marcar um golo ao Benfica é muito pouco numa época inteira. Apeteceu-me puxar as orelhas ao veloz baixinho!

Venham agora adversários grandes para trazer receita em casa.

(Braga; Carsberg) 1-0 (12', Ronaldo); valeu a pena

O Rio Ave (pelo que vi) foi mais agressivo e determinado.
Continua em prova

O Rio Ave entrou em campo com:
César; Miguel Lopes, Jorge Humberto, Gaspar e Sílvio; Vítor Gomes, Tarantini, Livramento e Evandro; Henrique e Ronaldo.
(destaco a presença de cinco titulares, a estreia de Vítor Gomes e a chamada de Ronaldo)

Ainda o golo de (ali) Babá na Madeira... ACT

A agressão do jogador do Marítimo a Paiva ficará sem castigo, uma vez que não foi aberto qualquer processo sumaríssimo, com base nas imagens (por exemplo da Sporttv, já que as da RTP, por coincidência, só mostravam a bola já na baliza...).
Não admira que assim seja, o Rio Ave manteve-se em silêncio, sem fazer valer os seus interesses, mesmo perante uma situação desta gravidade.

ACT a 31/10, para que conste: no Jornal O Jogo, de hoje, Mário de Almeida é a primeira voz entre os responsaveis do clube que fala sobre o que aconteceu na Madeira, insurgindo-se a sério, tal como aqui fizemos.

Com o Braga, logo; uma vergonha?

Quando escrevi que não compreendia a recusa do Rio Ave em colaborar no adiamento do jogo com o Braga não sabia que estes jogavam na segunda e depois na quarta. Sem essa informação manifestei estranheza e alguma discordância; depois de saber, quero dizer que foi uma decisão errada a do Rio Ave, por falta de fairplay. Há quem encha a boca com o fairplay, provavelmente por não saber o significado da palavra.
Imaginemos que era connosco: jogávamos na segunda e depois na quarta; não iríamos pedir o adiamento? Não ficaríamos indignados com a recusa?
Neste momento - e para reforçar a ideia de falta de faiplay da nossa equipa - só entendo a recusa com uma explicação: os responsáveis técnicos do Rio Ave querem apanhar o Braga «com as calças na mão». E assim ganhar.
Espero que, ao menos, o Rio Ave ganhe. Se não é uma vergonha. Uma humilhação.

PS - sou do Rio Ave. Sempre. Mas os meus valores éticos (entre os quais o fairplay) não dependem de nada. Nem de cores.

28.10.08

Surpresa e aplausos!

O meu comentário à notícia acabada de chegar:
- Sobre António da Silva Campos já disse o que tinha a dizer;
- Sobre os restantes dois nomes, nada a dizer; continuam e bem.
- Henrique Maia a vice-presidente para o futebol é uma surpresa. É certo que, na mensagem que nos enviou, apenas diz que não será presidente. Mas - pode ser um erro meu - fica-se com a ideia de que não faria parte. Surpresa, também, pelo facto ocupar um lugar de grande responsabilidade sem ter experiência a gerir futebol (a não ser em Vilar, disseram-me). Mas ser uma surpresa não é sinónimo de desconfiança.
Aplaudo todos os que se dedicam ao Rio Ave e estão disponíveis para se sacrificar.
Vamos, agora, conhecer as suas ideias. A Assembleia de dia 2 pode ser uma boa oportunidade, se não for antes.

PS - com esta direcção vamos ter novo estádio? É gente da massa...

António Campos e Henrique Maia; há lista!

Eis o comunicado que está a ser distribuído esta manhã:
«Candidatos à eleição para os Corpos Directivos do Rio Ave para o biénio 2008/2010

Está garantido haver uma lista candidata para o mandato 2008/2010, a qual vai apresentar os Sr.s António Campos, Eng. Mário Almeida e Dr. Ilídio Lacerda para as presidências da Direcção , Assembleia Geral e Conselho Fiscal do Rio Ave F.C., respectivamente.
António Campos é uma pessoa conhecida nos meios desportivos e empresariais. Presidente da A.D.C.R. de Guilhabreu durante muitos anos, foi responsável pelo futebol e pelo ciclismo, tendo nesta modalidade sido também Presidente da União Ciclista de Vila do Conde que recentemente participou em provas em Espanha e no nosso país, com vitórias na Volta a Portugal. Empresário na Construção civil, tem neste momento obras no Algarve, França, Angola e Lituânia. Nos últimos anos vem sendo um dos “Amigos” do Clube e um dos seus principais patrocinadores.
Ainda na Direcção, o jovem empresário Henrique Maia será o Vice-Presidente responsável pelo Departamento de Futebol Profissional.
O eng. Mário Almeida é, há muitos anos, o líder da Assembleia Geral, com uma assinalável participação no quotidiano do Clube.
O Dr. Ilídio Lacerda é recandidato à presidência do Conselho Fiscal, sendo advogado e empresário, após ter sido Inspector de Finanças.
Realce-se que, nas listas para os diferentes Órgãos Directivos, surgirão muitos dos actuais dirigentes, garantindo simultaneamente continuidade e renovação, o que é obviamente desejável para o clube ao garantir uma equipa directiva capaz, atenta no presente e simultaneamente voltada para o futuro
».

Há eleições? Há presidente?

O Record diz que ainda não há sucessor para Paulo de Carvalho, lembrando que as listas têm de ser entregues amanhã até às 18h30.
Ainda assim, há quem garanta que António Silva Campos será o novo presidente. Não tenho qualquer informação que o possa confirmar ou desmentir. Apenas posso dizer que por um lado me parece natural, face às boas relações com o maior dos rioavistas, e por outro que me surpreende, quer porque - segundo consta - a saúde de ASC não é a melhor e depois porque ser presidente de um clube da primeira divisão implica uma disponibilidade de tempo e para a comunicação social que imagino que ASC não tenha. Nesse cenário, assumirá uma importância fundamental o vice-presidente que mandar no futebol e que terá de ter um perfil muito diferente do de Paulo Fangueiro (será uma espécie de presidente executivo).

A saída de Paulo Fangueiro

Tanto quanto me apercebi, Paulo Fangueiro também abandonará a direcção.
É justo deixar algumas palavras para alguém que desempenhou uma função de grande responsabilidade e que, primeira ideia, primou pela grande discrição. Não se conhece uma opinião polémica, um «caso» em que tenha estado envolvido. Pode ser uma qualidade ou um defeito; se pensarmos que Fangueiro deixou para o presidente essa tarefa, aceita-se melhor; se pensarmos que teria sido importante marcar posição mais vezes, junto da comunicação social por exemplo, talvez tenha sido demasiado discreto.
O que dizer mais de alguém que apenas conheço de ver na bola e que cumprimentei meia dúzia dia vezes? Que mostrou uma grande dedicação (foi raro o jogo que falhou), que me parece ter sido o grande apoio (à continuidade) de Eusébio (estará a pagar essa factura, agora?) e que formou uma boa equipa com o presidente.
É sócio do Varzim, eu sei (pelo menos diz-se...), e isso é um problema - impediu-o por exemplo de se sentir à vontade para falar em nome do Rio Ave?
Mas Paulo Fangueiro deixa o Rio Ave na primeira divisão e isso é um bom cartão de visita.
Faço um balanço positivo.

27.10.08

ESCÂNDALO na Madeira!

Acabo de ver as imagens do golo do Marítimo. Falta claríssima, Marítimo beneficiado, Rio Ave sem três pontos. Exige-se um protesto por parte dos responsáveis do clube.

PS - Havia o chamado «roubo de igreja»; estará para surgir, agora, o «roubo de capela»?

ACTUALIZO: No Jornal da Madeira: «E quando o pior cenário, a derrota, parecia vislumbrar-se no horizonte, o Marítimo chegou à igualdade, num lance muito polémico, entre Baba e Paiva, com este a ficar com marcas bem visíveis no rosto.»; o Jogo diz que o lance é de legalidade inquestionável (!), no Record diz-se que fica a dúvida e em A Bola que Paiva sofreu o golo na sequência de uma carga.

26.10.08

Niquinha, que por acaso

foi destaque no Record Mais de ontem. Mais que merecido! É o jogador mais velho da Liga e eu atrevo-me a acrescentar que é o mais sábio. Fala do passado, do presente e do futuro. Destaco algumas das suas frases:

"A explicação da minha longevidade é simples. Reside nos cuidados que tenho comigo."
"Não é por ter 37 anos que me conformo. Quero sempre alcançar mais qualquer coisa e isso motiva-me."
"Faço o meu trabalho diário sem ficar nada a dever aos mais jovens"
"Se um jogador tiver cabeça boa, é mais fácil corresponder às exigências."
"O orgulho que os adeptos têm por mim enche-me de orgulho"
"Com o passar da idade, fui começando a encarar o futebol de outra maneira e, como nós dizemos, aprendi a correr pelos atalhos"
"Sempre prensei na equipa em primeiro lugar"
"Se esta for a minha última época não vou ficar triste porque sempre fiz aquilo que gosto. Prolonguei a minha carreira ao máximo e dediquei-me completamente ao futebol."
"Não gosto de traçar metas. No meu íntimo, assumo que teria muito gosto de ainda fazer mais uma época. Aí sim, estaria mais preparado para parar. No entanto, no futebol, o que hoje é verdade amanhã é mentira. Independentemente do que venha a suceder, o mais importante é que o Rio Ave consiga atingir o seu objectivo de permanência."
"o clube onde admitiria terminar a carreira seria o da minha cidade, Francana."
"Se viesse para GUimarães podia nem ter sido feliz, embora acredite que triunfaria. O Rio Ave é mais modesto, mas nunca foi por isso que baixei os braços. Todos os dias treino a fundo para conquistar um lugar na equipa e complicar a vida ao técnico."
"Estou agora a frequentar o Curso de Treinadores de 2º Nível"
"Em Vila do Conde e nas Caxinas sou muito bem tratado e tenho um carinho especial pelas pessoas."
"É inevitável falar no Carlos Brito, pois foi através dele que tomei contacto com o futebol português. Ensinou-me muitas coisas, nomeadamente ao nível do passe."
"Acho que, quando cá cheguei, jogava-se melhor futebol. Hoje as equipas ficam demasiado na retranca."
"Vemos muita pouca gente nos estádios, quando o calor humano é o que motiva o atleta. Acho que, de ano para ano, o cenário está pior."

(Marítimo); um empate com sabor a vitória

De acordo com o que se ouviu na Linear, o Rio Ave podia e devia ter ganho, mas o árbitro não deixou: um golo obtido com falta sobre o guarda-redes, na pequena área, e, logo a seguir, a expulsão de Paiva, por protestos («Paiva queixou-se ter sido carregado em falta.
Por isso protestou com o árbitro e viu o primeiro amarelo. Furioso, foi pontapear os painéis de publicidade e viu o segundo amarelo e o consequente vermelho
»). (houve mais uma duzia de amarelos...)

Niquinha, com aquilo que o Vidal disse ter sido um grande golo, disse, aos que duvidam, aquilo que nós, aqui, sabemos. É o maior!

A equipa está mais motivada para o jogo de sábado com o Sporting.

PS - O Rio Ave entrou com os onze que tínhamos antecipado: Paiva, Miguel Lopes, Gaspar, Bruno Mendes, Sílvio; Vilas Boas, Niquinha, Livramento e Evandro; Chidi e Semedo, aquele que parece ser o onze titular de Eusébio e, com uma ou outra dúvida, o mais forte;

Tenho uma fé...

... de que vamos pontuar na Madeira;
algo me diz que vamos empatar, aproveitando a evidente crise que existe entre os maritimistas.
É só uma fé, claro.
(força, Vidal!)

PS - Sem Delson, teremos a promoção de Vítor Gomes? Teremos uma equipa um pouco mais audiciosa (Vilas Boas, Niquinha, Livramento e Evandro; Chidi e Semedo)? Ou jogaremos novamente a contar com o 12º jogador?

24.10.08

Henrique Maia esclarece: «não sou candidato»

Henrique Maia respondeu ao e-mail que lhe enviei e esclarece que não é candidato à liderança do Rio Ave. Eis o essencial da sua resposta:
«(...) não admito ser candidato a Presidente do Rio Ave no próximo ou em algum dos seguintes actos eleitorais. Gosto muito do Rio Ave, sou um dos adeptos que sofre quando o Rio Ave vive algum problema, preocupo-me e ajudo o Rio Ave na medida do que me é possível, mas não tenho a pretensão de ser o próximo Presidente da Direcção e também não tenho de momento essa vontade.
Agradeço as manifestações de todos quantos têm demonstrado essa vontade mas a minha posição não se alterará».


Ps - Henrique Maia justificou o atraso na resposta, face à data da mensagem que lhe enviei, com razões que aceito.

«Vamos à Madeira para ganhar»

«João Eusébio frisou que o Marítimo é uma equipa difícil, que tem qualidade e que tem vindo em crescendo, mas recusou atribuir favoritismo ao adversário.O treinador garante que o Rio Ave "está moralizado". "Vamos jogar o jogo pelo jogo. Vai vencer a equipa que nos momentos em que controlar o jogo actue com mais tranquilidade e consiga pôr em campo toda a sua qualidade", afirmou. João Eusébio assegura que vai à Madeira com o objectivo de conquistar os 3 pontos: "Se não fosse para vencer ficávamos aqui". "É evidente que para vencermos, seja que jogo for, temos de trabalhar e ser uma equipa organizada, como temos sido até aqui", destacou»

O que pensa Mário de Almeida sobre as eleições

Do inconfudível JVC desta semana, ainda: Mário Almeida responde a uma pergunta de um leitor. A pergunta é: "Havendo no próximo mês, pelos estatutos do Rio Ave FC, eleições para a Direcção do Clube, não receia que o facto do eng.º Paulo Carvalho não continuar possa afectar a equipa, em especial se houver vazio directivo?".

A resposta é (nos execertos principais): «(...)creio não haver motivos para tal. A vida do Clube passa por eleições – não só para a Direcção, mas também para a Assembleia-Geral e Conselho Fiscal – de dois em dois anos, sendo natural que aconteçam mudanças. O Rio Ave FC já teve grandes Presidentes – lembro apenas, os últimos que deixaram a sua marca no Clube, o Sr. José Maria Pinho e o Dr. Carlos Costa – que saíram e tudo continuou com absoluta normalidade. É assim que espero venha a suceder (não poderá haver vazio directivo), e empenhar-me-ei nesse sentido para que uma boa solução surja. E acredito que isso vai verificar-se, sendo bom, na minha opinião, que ficassem alguns dos dirigentes actuais e entrem outros com capacidade e dedicação ao Clube, propiciando-se assim uma contínua renovação. Estas alterações directivas, a consumarem-se, não poderão ter a mínima influência, nem negativa nem positiva, na equipa de futebol, constituída por profissionais briosos e por uma liderança técnica habituada situações como esta. Por conseguinte, concluo que estou sereno, confiante e empenhado em ajudar nas diligências para uma boa solução. E, como sempre aconteceu, como resultado da paixão que o meu saudoso pai me incutiu desde criança, estarei disponível para continuar a dar a minha colaboração, desde que ela seja entendida como conveniente e desde que eu acredite nos futuro dirigentes e no seu projecto para o nosso Clube".

Faria e Carvalhas nos sub-21

«Rui Caçador, seleccionador nacional de sub-21, chamou 23 jogadores que nunca chegaram a ser internacionais para um estágio de observação, que vai decorrer em Rio Maior, nos dias 27 e 28 de Outubro. Caçador dá assim corpo à chamada reestruturação da equipa de sub-21, que falhou a qualificação para o Campeonato da Europa. CONVOCADOS - Académica: Licá; Atlético: João Martins; Boavista: Ivan Santos, Pedro Moreira e Trigueira; Fátima: André Santos e Bruno Matias; Nacional: Carlos Pita e João Aurélio; Belenenses: Carlos Alves; FC Porto: Tengarrinha; Ribeirão: Diego e Vitor Lobo; Estoril: Miguel Rosa; Rio Ave: André Carvalhas e Fábio Faria; Covilhã: Bura; Esmoriz: Ruben Saldanha; Olhanense: Ricardo Ferreira; Benfica: Nelson Oliveira; Sporting: Adrien; Varzim: Luis Neto e Marco Matias

23.10.08

"João Eusébio pensou mal e agiu pior"...

é o que se pode ler no JVC desta semana.

Aqui fica restante o texto:
«Justificava-se um maior respeito Os vilacondenses até podiam perder mas desta forma custa. Apresentar-se com um conjunto reservista, o que é incompreensível e inaceitável. Mais respeito pela Taça de Portugal, que é uma competição de prestígio no nosso país, e mais respeito pelo passado do Clube na prova, era o que efectivamente se exigia aos responsáveis. Com efeito, ir para Barcelos, jogar com o sempre difícil Gil Vicente, com três titulares na equipa inicial revela sobranceria que não é própria de uma clube humilde como o Rio Ave FC. Veja-se que o Sporting foi a Leiria (também da Divisão de Honra como o Gil Vicente) e apresentou oito titulares. Porquê? Porque queria continuar na Taça de Portugal. Temos consideração por João Eusébio, mas não se percebe esta opção. Uma vez, diz-se que as paragens no Campeonato são prejudiciais por tirarem o ritmo de competição e até se procuram jogos para realizar nas manhãs de sábado para manter o nível e, quando há um jogo oficial, como agora sucedeu, não se coloquem os titulares, ou a maioria deles, a competir. Se o jogo fosse a meio da semana ainda se perceberia. Assim, a meio de três semanas sem jogos oficiais, não se entende. Lamentavelmente, Delson (um dos três titulares que entrou) acabou por se lesionar no prolongamento, o que até seria evitado se o Rio Ave FC mostrasse humildade e tivesse apresentado uma equipa que pudesse ter ganho»

O meu comentário: penso que estamos perante o ataque mais violento, escrito no JVC, às opções de João Eusébio.

30 euros para ver o Sporting à chuva?

Obviamente que quero que o Rio Ave faça muitas receitas, mas há valores e princípios que se sobrepõem (qualquer que seja o jogo ou o clube); por isso não posso concordar que um bilhete, numa bancada descoberta, custe no mínimo 30 euros para quem não é sócio do Rio Ave; 20 euros seria o máximo aceitável, do meu ponto de vista; quando o Rio Ave tiver bancadas cobertas e for agradável assistir ao futebol nos Arcos, o bilhete mais barato custará 50 euros?

22.10.08

E o melhor 11 é...

Marco Aurélio
Miguelito, Peu, Marcos e Nenad;
Niquinha, Sérgio China, Ricardo Nascimento e Dibo;
Ezaías e Gama

Vamos, então, falar de (nomes para as) eleições...

Não se fala de outra coisa, e por isso, a uma semana da entrega das listas, é tempo de falar de nomes...
A Bola faz hoje meia página sobre o assunto em que Mário de Almeida garante que haverá uma lista, dia 8, afastando a hipótese de ser criada uma comissão administrativa; o presidente da AG também diz que se aparecerem eventuais candidatos, de que desconfie, irá encontrar outras soluções que sirvam melhor os interesses do Rio Ave (continuando disponível para presidir à AG).
A BOLA também especula com alguns nomes: Vítor Carvalho, Bruno Almeida, Henrique Maia e Pedro Soares. Não fala com nenhum deles, o que é pena, apenas sugere cenários.

Agora aquilo que eu (acho que) sei:
- Henrique Maia é um nome inventado pelos nossos leitores; há duas semanas enviei-lhe um e-mail, perguntando se era ou pensava ser candidato; Henrique Maia nem respondeu (se estivesse na corrida teria dito alguma coisa, certo?);
- Vítor Carvalho não quer ser presidente; poderia vir a sê-lo, mas penso que não está nos seus objectivos pessoais;
- Pedro Soares gostaria de ser e até acho que teria alguns apoios (mais do que se possa pensar);
- A Bruno Almeida falta experiência no dirigismo desportivo; não é uma condição decisiva e é óbvio que tem competência para o lugar. Mas não apostaria nele;
- Finalmente um nome de que A Bola não fala: Carlos Costa; gostará de voltar? Eu acredito que sim...

PS - o Record de hoje diz que «as eleições para a direcção do Rio Ave foram adiadas para o dia 8 de Novembro»; adiadas?

Valdevez - Gil Vicente...

na 4ª eliminatória da Taça.

ass: aquele-que-tem-dor-de-corno!

21.10.08

Jogo com o Sporting é dia 1 de Novembro (21h)

(espero que façamos o funeral aos leões...)

O programa das próximas festas é o seguinte:
26 de Outubro: Marítimo-Rio Ave
29 de Outubro (quarta): Rio Ave-Braga
1 de Novembro: Rio Ave - Sporting (há Liga dos Campeões a meio da semana)
9 de Novembro: Taça de Portugal (podemos treinar com o Marítimo; ou com o Penafiel...)
16 de Novembro: Nacional - Rio Ave
23 de Novembro: Rio Ave - Leixões

20.10.08

Eleições e Assembleia Geral (ACT)

Temos eleições dia 8, das 10 às 20. Está no site.
"Eleições no Rio Ave Futebol Clube – 20.10.08

No respeito pelo art.º 77.º dos Estatutos do Clube, estão marcadas eleições para os Órgãos Directivos – biénio 2008/2010 – para o próximo dia 8 de Novembro, acto que decorrerá na Secretaria do Rio Ave Futebol Clube, sita no Estádio, entre as 10 e as 20 horas.

Nos termos do art-º 106.º dos Estatutos, os processos de candidatura devem dar entrada na Secretaria do Clube com dez dias de antecedência, ou seja, até às 18.30 horas do próximo dia 29 de Outubro, cumprindo o estipulado nos art.ºs 106.º e 107.º dos referidos Estatutos."


Também do site marcação de uma Assembleia Geral para dia 2 no Auditório Municipal.
"Assembleia Geral do Rio Ave F.C. – 20.10.08

Em conformidade com o disposto no art.º 77.º dos Estatutos, os sócios do Rio Ave Futebol Clube são convocados a comparecer no Auditório Municipal de Vila do Conde, no dia 2 de Novembro, pelas 10 horas, para a realização de Assembleia Geral Ordinária, com a seguinte Ordem de Trabalhos: 1 – Apresentação e votação do Relatório e Contas da Direcção – época 2007/2008: sua apreciação, discussão e votação do parecer do Conselho Fiscal; 2 – Outros assuntos de interesse.

Se à hora marcada o número de associados não for o suficiente, a Assembleia terá início 30 minutos depois, com o número de associados presente. Só poderão participar na Assembleia os sócios com as quotas em dia. Os documentos a votar estarão à disposição dos associados na Secretaria do Clube a partir do dia 30 de Outubro de 2008."


A tal Assembleia Geral que Paulo de Carvalho desejava, aí está. Agora venham os esclarecimentos.

ACTUALIZO: «O prazo para a entrega de listas termina a 29 de Outubro, sendo que deverá apresentar-se uma candidatura de continuidade à actual equipa directiva. Mário de Almeida, presidente da Assembleia Geral e da Câmara, confirmou ter sido convidado para continuar. Fonte: OJOGO»; por quem?

Sem dramas

Perder para a Taça não tem de ser drama. A prioridade tem de ser a Liga. Ninguém gosta de perder, pelo prestígio e agora até pelo chorudo dinheiro do prémio que o patrocinador dá. Mas é uma Taça que na maior parte dos casos só traz despesas, castigos e lesões. Ontem Delson saiu lesionado. Não voltei a ouvir novidades sobre o jogador, mas não me agradou a notícia.

Sobre as declarações de Eusébio, falta saber se tinham algum destinatário especifico. Ele lá saberá, mas acho que desta vez é algo que não causará estranheza só a mim.

Venha o Marítimo que deve estar bem mais desconsolado que nós. Há que saber capitalizar isso.

O que eu gostava de ter (não) ouvido de Eusébio

A BOla diz que o futebol do GV teve sempre mais expressão e que o futebol do RA se confundiu com passividade excessiva e uma estranha forma de vida, à custa dos rendimentos. O Jogo diz que o GV segue em frente com inteira justiça e que o RA tem obrigação de mostrar muito mais futebol; O Record lembra que o primeiro remate do RA foi aos 42' e fala em massacre gilista. Se juntarmos a isto o (corajoso) comentário de Paulo Vidal, restam poucas dúvidas sobre o que aconteceu em Barcelos.

Por isso é que gostaria de ter ouvido/lido João Eusébio dizer qualquer coisa como fomos eliminados, assumo a responsabilidade; mudei a equipa, arrisquei e como acabámos derrotados, é a mim que devem pedir culpas. Isto em vez de dizer que o adversário foi mais feliz (que serve para atirar areia para os olhos dos otários e apoucar o adversário).

Agora, que se lixe a Taça; preocupa-me mais o possível impacto psicológico da derrota já no próximo fim de semana. E as hipotéticas consequências de (inábeis) declarações como esta: «O Rio Ave está na Liga Sagres, mas não quer dizer que os jogadores o sejam». Os jogadores treinados por si? Os jogadores escolhidos por si?

19.10.08

Foi-se a Taça, venha... a desilusão!

O Rio AVe (com César, Bruno Novo, Gaspar, Jorge Humberto e Rogério Matias; Niquinha, Delson, Livramento [Carvalhas] e Tarantini; Ronaldo [Semedo] e Mateus [Henrique]) foi eliminado da Taça; esteve duas vezes a ganhar e por três vezes o Gil Vicente virou o resultado. Dos onze, apenas quatro eram titulares; Eusébio arrsicou e perdeu.
Não vi, só ouvi.
E quando assim é nada digo sobre o jogo.
Apenas uma nota: confirma-se a fraqueza do Rio Ave quando joga fora; a única excepção foi o jogo da Taça da Liga, em Matosinhos (mas antes do Rio Ave marcar, o Leixões mandou três vezes a bola ao ferro; correu bem...).
Domingo há mais, com o Marítimo (que também foi eliminado da Taça)

PS - ao cuidado da Linear: aquelas músicas instrumentais antes e depois dos jogos são insuportáveis, além de serem as mesmas há, vá lá, 20 anos!

ACTUALIZO: acabo de ouvir João Eusébio; diz que não há titulares (ele que joga, no campeonato, quase sempre com os mesmos...; e que na próxima semana até pode ser esta a equipa titular frente ao Marítimo; quem acredita?

17.10.08

(mais um) Dilema de Eusébio (ACT)

O nosso treinador costuma aproveitar os jogos da Taça para fazer rodar os jogadores que não têm tido oportunidade na Liga. O que tem lógica. Nesta época isso ainda faria mais sentido, uma vez que Eusébio tem jogado - basicamente - sempre com os mesmos.

Acontece que a pausa da semana passada mais uma eventual pausa esta semana são prejudiciais ao rendimento e à forma dos jogadores titulares, que precisam (muito) de competir.

Ou seja, é provável que Eusébio repita o onze da Liga, com uma ou outra excepção, até por causa de lesões.
Tenho algumas dúvidas na baliza, por causa da rotatividade, mas acho que não haverá grandes novidades na defesa (Miguel Lopes, Gaspar e Bruno Mendes estão certos, Sílvio também estará), Vilas Boas tem estado fora e Wires está lesionado, pelo que podemos ver Vítor Gomes a trinco, atrás de Delson, Niquinha (Tarantini?) e Livramento. Na frente, Evandro e Chidi (Semedo também teve problemas).
Ou seja, Vítor Gomes poderá ser a surpresa. Mas algo me diz que Carvalhas vai fazer a sua estreia a titular.

ACTUALIZO depois de ler A Bola e o Record. A Bola diz que Bruno Novo vai jogar no lugar de Miguel Lopes; O Record também dá isso como provável e acrescenta que «Na baliza, o habitual guardião (Paiva) deverá ser substituído por César, 3.º guarda-redes do plantel, apesar de Mora já ter debelado a lesão que o afastou dos relvados nas últimas 3 semanas. Na defesa, apenas Gaspar deverá manter a titularidade relativamente ao último encontro oficial (vitória por 3-2 sobre o P. Ferreira para a Liga), sendo as novidades Bruno Novo, Rogério Matias e Jorge Humberto. Tarantini, André Carvalhas, Vítor Gomes e Niquinha espreitam um lugar no meio-campo, enquanto Ronaldo e Mateus, suplentes utilizados no jogo com o P. Ferreira, deverão ser responsáveis pela zona mais adiantada do terreno». Não acredito numa revolução tão grande, mas espero para ouvir!

15.10.08

Empate

Amigos,

na eleição do melhor 11 de sempre temos 8 sugestões. Com base nessas 8 equipas seleccionamos o melhor 11 com base no número de vezes que o nome de um jogador é sugerido. Acontece que temos um empate entre 3 jogadores de ataque, que não nos permite fechar a equipa.

Assim, peço o vosso voto para um dos seguintes 3:

Gama, Hugo Henrique, N'habola.

Voto desde já em Hugo Henrique.

Niquinha «vai jogar para sempre»!

Uma ode linda ao futebol de Niquinha, eis o que escreve o nosso conterrâneo (mindelense) Luís Freitas Lobo em A Bola de hoje:

«(...) é falar de um jogador que já parece ter atravessado o tempo e vivido várias vidas dentro dos relvados. Aos 37 anos, Niquinha, há 12 épocas no Rio Ave, continua a fazer do meio-campo a sua casa. Conhece todos os seus atalhos. É mais do que um mero veterano ainda a jogar. É um velho sábio que indica caminhos à bola e aos colegas, como contra o Paços de Ferreira, onde, vendo o lado esquerdo desguarnecido, ele próprio disse como o ocupar. Sei que é impossível, mas sempre que o vejo em campo não o vejo como os outros jogadores ditos normais. Nessa altura, acho que vai jogar para sempre».

Luís, os teus leitores deste blogue mandam-te um abraço sentido. Niquinha é o nosso deus e tu és o seu profeta! (e nós, apenas, os seus humildes discípulos...)

O perfil do novo presidente

Os nossos leitores gostam MUITO de falar de nomes, mas talvez seja melhor discutir um perfil. Curto e grosso, gostaria que o novo presidente, homem ou mulher (!), tivesse alguma experiência de gestão (de liderança), disponibilidade de tempo e fosse reconhecidamente um grande rioavista!

13.10.08

Os mandatos de Paulo de Carvalho

Faço, dos dois mandatos de Paulo de Carvalho, uma avaliação positiva.
Tanto quanto me é dado perceber, o Rio Ave está melhor no momento em que sai do que quando entrou.
Tem mais saúde financeira (nomeadamente no que diz respeito às dívidas às Finanças e Segurança Social), tem um pouco mais de património (sintético para as camadas jovens, transporte para os jovens) e um plantel com qualidade para a permanência na primeira divisão.
Mais era difícil pedir.
Não foi tudo positivo, claro, mas há que perceber o que é realmente importante e que a situação financeira (o Rio Ave vai pagar meio milhão de euros de dívidas esta época, se bem me lembro) não permitia fazer mais.
Paulo de Carvalho soube obter receitas (vendas de jogadores) e iniciou a discussão do novo estádio, que o próximo presidente não poderá mais ignorar (quanto à sede social, era impossível fazer mais).
Claro que gostaria que, aliado a isto, Paulo de Carvalho tivesse conseguido aproximar o clube da cidade e do concelho, que houvesse mais relação com sócios e adeptos, que tivesse valorizado a comunicação e o marketing.
Não é o seu estilo nem a sua maneira de ser (penso que é correcto afirmar que não é uma figura popular, por características próprias da sua personalidade). É uma falha. Mas uma falha que se dilui no bom trabalho realizado. Claramente.
Um abraço, Paulo. E obrigado.

PS - por falha minha, Paulo de Carvalho foi mais vezes criticado neste blogue do que elogiado; afinal, o balanço até é muito positivo, o que prova que muitas vezes (no dia a dia) confundi a árvore com a floresta; da dezena de vezes que conversei com o nosso presidente, nestes anos, nunca me fez qualquer referência ao que aqui escrevi sobre ele.

12.10.08

Não entendo

Esta notícia d' O Jogo com declarações do nosso presidente sobre um novo estádio.

Compreendo que se queira um novo estádio, mas não compreendo que seja em altura de eleições e que seja um presidente que já se sabe que não vai continuar, a apresentar um projecto de tal envergadura.

De acordo com Paulo de Carvalho "Tínhamos de encontrar um parceiro interessado no negócio e, a partir daí, podíamos resolver os outros dois pilares: quem vai construir e como se há-de fazer o negócio em si. O primeiro passo é claramente saber quem compra isto. E nós temos esse cliente para um espaço comercial, portanto atrás dele virão os construtores." . Acredito que na próxima Assembleia Geral se venham a saber todos os pormenores, também acredito que as intenções desta Direcção sejam as melhores, mas também acho que pode ser um factor que condicione um pouco a próxima.

Gostava de ver esta notícia melhor explicada, porque eu não a entendi. Discutir um projecto destes agora e nestas circunstâncias causa-me estranheza.

11.10.08

Gaspar entrevistado pelo JN

Infelizmente não encontrei online. Na edição de papel que vi de relance, pouco mais consegui reter que o título e uma extraordinária declaração:

Se tivesse uma carteira que lho permitisse, Gaspar jogaria à borla pelo Rio Ave!

Temos homem! Havia dúvidas?

GASPAR A PRESIDENTE!

Gaspar é o maior

Com Eusébio na reunião da UEFA (viva o luxo!), o Rio Ave recebeu o Freamunde comandado pelo árbitro Paulo LIma Pereira.
Só vi (parte d)a primeira parte, mas percebi que na segunda entrariam os «titulares»; na primeira parte jogaram César, Bruno Novo, Gaspar, Jorge e Rogério Matias; Vitor Gomes, Tarantini e Niquinha; Henrique, Ronaldo e Livramento (que entrou para o lugar de Carvalhas, lesionado?).
Ou seja, dos titulares, Gaspar e Niquinha jogaram de início. Gaspar é o maior. E gostei de Vítor Gomes.

10.10.08

de um adepto indignado, para o presidente da Liga

Caro dr. Hermínio Loureiro

Deixe-me dizer-lhe que tinha esperança quando foi eleito; prometeu um futebol mais profissionalizado, mais «sério», mais do lado dos adeptos e menos dos bastidores.

Não muito tempo depois, a esperança deu lugar à desilusão.

Afinal o dr. Hermínio Loureiro também não se importa que os meios ultrapassem os fins (os nobres objectivos que definira).

A marcação do jogo Rio Ave - Braga, da Taça da Liga, para as quatro da tarde do dia 29 de Outubro (uma quarta-feira) é uma opção que apenas satisfaz os interesses da SIC (que está obrigada a transmitir um jogo em directo e não o pode fazer às quatro da manhã).

A quem interessa o futebol às quatro da tarde de um dia da semana? Aos clubes e aos adeptos, não, de certeza. E se não interessa aos adeptos e aos clubes, também não interessa ao futebol que o senhor representa.

Afinal, dr. Hermínio Loureiro, permita-me dizer isto: o passado está vivo na Liga de Clubes e tem um rosto. O seu.



Ass: um adepto indignado, que gostaria de ver o seu clube jogar e não pode.

(mensagem enviada para o endereço comunicacao@lpfp.netcabo.pt)

L A M E N T Á V E L : Rio Ave-Braga às quatro da tarde

... segundo acabo de saber o Rio Ave- Braga da Taça da Liga é dia 29 às quatro da tarde (16h15). Uma quarta-feira.

É absolutamente lamentável que Liga e clubes se subjuguem aos interesses anti-desportivos da SIC (a Sic é obrigada a transmitir um jogo em directo, mas como a audiência vai ser fraca e não o pode pôr às três da manhã, passa-o para as quatro da tarde).

Um sexto e um terço

Já decorreu 1\6 do campeonato e conquistámos 1\3 dos pontos em disputa.

Se mantivermos a média de 1 ponto por jogo, faremos 30. Comparando com a época passada, chegará para a manutenção:

13º Estrela, 31 pts
14º Leixões, 26 pts
15º Paços, 25 pts
16º Leiria, 13 pts

Animador. Agora só falta pontuar!

7.10.08

Mais 3 candidatos, mas ao jantar

Quem vai ser o melhor marcador do Rio Ave na Liga?

Sábado de manhã (10h?) jogo com o Freamunde...

... em Vila do Conde (diz A Bola).

PS - proponho que haja sempre um jogo com os juniores antes da jornada da Liga...

Eleições

Daqui (mais ou menos) a um mês há eleições.
Ora se vamos estar um mês sem futebol, parece-me ser a altura certa para falar do assunto.
Com Paulo de Carvalho fora de jogo, haverá um novo presidente.
Alguém da actual equipa?
Alguém de anteriores direcções?
Alguém que vem de fora e de novo?
Mais do que um candidato?

Sei que nos bastidores as movimentações já começaram; ainda bem, é sinal de que os responsáveis estão a trabalhar.
Aguardemos pela marcação das eleições;
Aguardemos pelo aparecimento de candidatos;

Coisas destas é que dá gozo ler!

«O jogo ficou ainda marcado por alguns erros do árbitro Duarte Gomes, que não teve um critério uniforme a ajuizar lances nas áreas. Marcou um penálti a favor dos pacenses que não existiu (Cristiano deixou-se cair num despique com Miguel Lopes), e deixou passar em claro um derrube do guarda-redes Cássio sobre o vilacondense Evandro

És grande, Xavier!

Eu gostava de ver Henrique (em vez de Ronaldo)

Chidi e Semedo são os avançados com que Eusébio conta. Ronaldo tem sido a primeira opção para entrar. Eu acho que Ronaldo está numa fase desinspirada e que deve ser dada oportunidade a outros de mostrarem que podem fazer mais do que Ronaldo. Mateus já mostrou; Eu gostava de ver Henrique (e já não falo de Alípio, a quem - está visto - Eusébio reserva uma época de aprendizagem)

6.10.08

Gaspar apanhou o amarelo por engano;

bora lá chatear o Duarte Gomes, na Comissão Disciplinar da Liga?

Agora só há futebol em Vila do Conde...

daqui a UM MÊS!

Que se lixe a crise financeira mundial; um mês sem ver a bola????
(a 29 de Outubro há a Taça da Liga; o campeonato volta a 2 de Novembro, com o Sporting; já agora, por aquilo que se viu ontem, o Rio Ave pode ganhar ao Sporting!)

O nosso herói do momento (entre outros, claro)

(Foto. Lusa, via TSF)

5.10.08

5ªj - Paços - Querer vencer com fibra de campeão!

Vitória com pinceladas de epopeia marítima, primeiro com relativa acalmia e ventos favoráveis, depois com tempestades fortes e uma arbitragem infeliz a querer fazer papel de Adamastor, mas finalmente o regresso a casa fez-se com a missão cumprida.
Gostei muito da emoção e do resultado. O Paços fez o jogo que eu esperava que fizesse, fechado a defender e a tentar o contra-ataque, mas sem incomodar. Por isso foi natural o nosso 1-0 e também por isso quando o Paços empata e faz o 1-2 no início da 2ª parte, foi uma tremenda injustiça. Duas bolas paradas, duas faltas dos nossos laterais, porque os nossos centrais não perderam uma!
Mas depois houve muita vontade, muita fibra e felizmente tempo para virar o resultado. Mateus estreou-se a marcar no empate e Chidi fez justamente o golo da vitória.

Notas
Imperiais a defender, intransponíveis Bruno Mendes e Gaspar, este acrescentando um golo à estantosa exibição é o homem do jogo, verdadeiro Rei Mago do Ave! Muito bem Chidi, rematador e batalhador, assim como o incansável Delson.

O treinador
A equipa inicial tinha a meu ver dois equívocos, André Vilas Boas que não traz nada à equipa (pelo menos a trinco) e Semedo que estava demasiado no centro do ataque e que era anulado com facilidade pela defesa do Paços. Contra dois golos como aqueles que encaixamos, não há técnico que resista. A equipa tinha controlado até aí, o Paços vencia porque beneficiou de duas situações de bola parada que aproveitou. E então a perder injustamente, Eusébio foi audaz e reforçou o ataque duas vezes e já com uma defesa de 3, encostou Semedo numa lateral onde fez toda a diferença. A vitória chegou, o Rio Ave foi justamente premiado pelas decisões do técnico. 4.

(PdF): muita luta e vitória justa

O Rio AVe ganhou e ganhou bem; o guarda redes do PdF foi o melhor em campo dos pacenses, com duas excelentes defesas a remates de Chidi;
Mas o jogo foi estranho e se fosse jornalista e tivesse de escrever a crónica teria dificuldades...
Foi a vitória do querer, como se costuma dizer.
... e contra o árbitro que pelo menos num segundo caso perdoou um penalti ao PdF (há muito que não me insurgia contra um árbitro, durante um jogo; fi-lo hoje, revoltado, e tambem um pouco nervoso, reconheço).
Eusébio não surpreendeu e apostou na equipa óbvia. Com excepção de Sílvio (não volto ao assunto tão cedo...), a dúvida era Vilas Boas. Niquinha é mais completo, apesar do nosso trinco ter sido dos melhores, sobretudo no corte; a construir é que ainda não temos o jogador que o Rio Ave necessita.
Gostei de ver a capacidade de reacção da equipa perante a derrota e acho que a equipa mostrou querer e determinação.
O melhor em campo foi Gaspar, mas é justo fazer mais alguns destaques: Bruno Mendes, Vilas Boas, Livramento, Chidi, Delson, Mateus. Verdadeiramente só não gostei de Ronaldo e Niquinha (o pior jogo de que me lembro); uma nota para Miguel Lopes: foi «comido» no penalti do Paços (bem assinalado), mas depois compensou o erro. Foi o segundo melhor em campo, depois de mestre Gaspar!
Para Eusébio nota 3: Semedo no centro do terreno não rende; viu-se, quando foi para a linha; também não gostei da descompensação do lado esquerdo, quando saiu Sìlvio; a equipa sentiu-se desorientada naquele lado. De resto, esteve bem nas substituições e conseguiu mobilizar a equipa.

PS -apostei em 3-1, não estava a contar com o penalti do Paços...

Sílvio vai ser titular! (sai Vilas Boas ou Niquinha?)

Foi uma ideia, digamos, peregrina... que não obteve o apoio de ninguém; Eusébio também não tem dúvidas: Rogério Matias nem foi convocado!
Já agora: se parece certo que Eusébio fará alinhar, logo, e pela primeira vez esta época, dois avançados ao lado (à frente?) de Evandro, e que Chidi e Semedo são os principais candidatos, a dúvida é quem sai: Vilas Boas ou Niquinha. Eu, que acho Niquinha insubstituível, acho que Eusébio vai manter ANdré Vilas Boas em campo. Veremos daqui a pouco...

2.10.08

Mateus marca seis; 16-0 aos juniores

Para evitar humilhações, proponho que os jogos-treino com os juniores mudem aos quatro e acabem aos oito.
E na proxima vez não vale alinhar sem guarda-redes...

«Foi só um treino, mas é sempre bom marcar, até porque um avançado vive de golos", recordou o jogador»

Os ex-jogadores do Rio Ave; de Dibo a... Keita!

Por sugestão de um leitor, abrimos aqui um espaço para todos contribuirem com informações sobre os jogadores que, na última década, passaram pelo Rio Ave. Estão onde? No final faremos um onze ideal.
Vamos a isso?

1.10.08

Eusébio e o 12º jogador

O 12º jogador não é, ao contrário do que muitas vezes se diz e escreve, o público; há clubes sem apoiantes que persistem em conseguir os seus objectivos (em Portugal, o Amadora e durante muitos anos o Leiria; o Nacional da Madeira, etc.) e há clubes com muitos adeptos que não saem da cepa torta (os clubes turcos ou gregos, por exemplo);
Para mim o 12º jogador é a sorte!
João Eusébio, contra o Benfica e o FC Porto, jogou com o 12º jogador. Teoricamente o Rio Ave não conseguirá pontuar com os grandes sem o 12º jogador (há excepções, o Rio Ave, 4 - Sporting, 0...). Aplaudi JE nos dois jogos, sobretudo contra o FC Porto, em que o Rio Ave esteve mesmo bem (e não foi apenas demérito dos azuis e brancos).
Mas o 12º jogador não assiste a todos os jogos e às vezes apoia o adversário; por isso é que povo diz que não podemos fiar-nos na virgem...
Contra os clubes do nosso campeonato, não podemos confiar no 12º jogador; ele até pode aparecer, mas é melhor não contar com ele.
Ou seja, temos de marcar golos, porra!