10.11.08

ACT O Alípio já foi (e deixa 550 mil euros); 30% de quanto? Volta?

«A transferência de Alípio para o Real Madrid vai render 550 mil euros ao Rio Ave. O jovem brasileiro, de 16 anos, treinava-se com o plantel principal, mas não havia perspectivas de ser utilizado. Por isso o encaixe efectuado acaba por ser um grande negócio para o clube, que se limitou a acolher um talento descoberto e colocado pelo empresário Jorge Mendes em Vila do Conde, depois de não ter ficado no Sp. Braga. A propriedade do atleta era tripartida entre o Rio Ave, Gestifute e a Escola de Futebol Dois Toques, uma entidade brasileira, em acordo acertado por Paulo Carvalho há cerca de um ano. Os vila-condenses garantiram 30% de um valor mínimo de 1,5 milhões e mais 10% sobre uma eventual fatia acima desse montante, chegando aos tais 550 mil euros porque o Real Madrid valorizou Alípio em 2,5 milhões»
«Alípio, jovem brasileiro do Rio Ave que vai assinar pelo Real Madrid, é apresentado esta segunda-feira em Espanha (diário Marca) como o sucessor de Cristiano Ronaldo. Ouvido sobre a contratação, Pepe acredita no sucesso do talentoso jogador de 16 anos: "Num ano estará na equipa principal"». «O jornal apresenta o jovem avançado como «herdeiro de Cristiano Ronaldo»

Os meus comentários (e dúvidas...):
1) É provavelmente o maior negócio da China do futebol português nos últimos anos!
2) Foi vendido pela anterior ou pela nova direcção? No primeiro caso, a segunda foi informada?
3) 550 mil euros é metade do passivo herdado da anterior direcção;
4) Os jornais dizem que o Rio Ave recebe 550 mil euros; só não percebi se, ao contrário do que anunciava o JVC da semana passada, se respeita aquilo que Paulo de carvlaho disse na AG; por falar nisso, o negócio estava feito ou fez-se nos últimos dias?
5) Ainda vi jogar Alípio duas vezes, em dois jogos-treino. Vê-se que é um jogador acima da média. Se pensarmos que tem 16 anos pode antecipar-se que é um fora-de-série. Veremos
6) Mora(va) em frente a mim e nunca lhe pedi um autógrafo!

ACABEI DE LER OS JORNAIS DESPORTIVOS:
- O Record confirma os 550 mil euros, mas diz que o Real Madrid paga 2,5 milhões por Alípio. 30% de 2,5 milhões não é 800 mil euros? (honestamente, não estou a querer pôr em causa as contas de ninguém, pode ser confusão minha, mas gostava de saber como é que se chega aos 550 mil euros, quando o Real Madrid paga 2,5 milhões e o Rio Ave tem 30%); agradeço a ajuda; (são 30 por cento de 1,5 milhões, mais 10 por cento do que for além disso, portanto, de mais um milhão; 450 mil mais 100 mil: 550 mil euros; obrigado Gil)
- O Record também diz que há pormenores burocráticos (por causa da idade do Alípio) e só depois é que o certificado internacional pode ser solicitado;
- O Jogo tambem fala em 550 mil euros, mas diz que o Real Madrid paga 1,5 milhões (a dividir pelo empresário e pela Escola Dois Toques); (assim faz mais sentido...)
- O Jogo diz que Alípio ficará em Vila do Conde até final da época (emprestado pelo Real);
- O Jogo esclarece que o dinheiro só chegará quando o certificado chegar à Real Federação Espanhola e que Alípio assinou por quatro anos;
- Já o MaisFutebol cita António Silva Campos: «o negócio irá render cerca de 600 mil euros ao clube» (o Maisfutebol também diz que o jovem fez um jogo pela equipa principal!!!!)

2 comentários:

Anónimo disse...

Parece que a nova direcção começa com o pé direito!

Farmácia disse...

O Alípio merece o melhor, é um garoto correto, um jogador fora-de-série em sua idade, um dos melhores dribladores e batedores de falta que já vi, ganhamos muitos campeonatos com ele no ataque. Vai brilhar!