22.11.08

(Leixões) Da nulidade do ataque à falta de Livramento

O Gil toca em alguns dos pontos, com os quais concordo, mas gostaria de desenvolver um ou dois:
- O Rio Ave perdeu porque o seu ataque é uma nulidade. Sejamos claros. Sabem que não é de hoje que eu o digo, já na época passada bati na tecla. As estatísticas e as exibições mostram-no. Chidi e Ronaldo atrapalharam mais do que que... Mateus, em 10 minutos, criou mais perigo do que os dois da frente na primeira parte. Se o ataque do Rio Ave fosse de qualidade, vá lá, média, poderia produzir um ou dois golos por jogo. Se a esses juntássemos os golos dos outros sectores, podiamos estar confiantes. Assim... O que me incomoda mais é o facto de, na pré-época, Eusébio ter dito que a prioridade era um defesa central, quando se estava a ver que não havia um ponta de lança razoável. Agora temos estes e temos de jogar com eles. É tempo, caro Eusébio, de dar oportunidade a outros. Henrique e Mateus merecem ser titulares; quantas defesas fez Beto na primeira parte? O primeiro canto foi à meia hora... Vamos jogar sempre em 4-4-2 até estarmos a perder?
- O Rio Ave perdeu porque Livramento fez muita falta; aqui faço o meu mea culpa, eu que não simpatizo muito com o seu futebol. Ontem não houve quem pautasse o jogo, quem fizesse a bola rolar. Cedo se percebeu que Evandro não estava a consegui-lo e que Tarantini foi uma carta fora do baralho. Tentar os cabeceamentos nos cruzamentos é pouco. É assustador que não haja uma alternativa para Livramento. É urgente pensar nisso. Niquinha? Carvalhas?
- O Rio Ave perdeu, finalmente, porque o Leixões está muito moralizado, tem a estrelinha dos campeões e tudo lhe corre bem; O empate talvez fosse o resultado mais certo, mas, honestamente, alguém dirá que o Rio Ave mereceu ganhar?
- O Rio AVe não perdeu por culpa do árbitro.

O melhor em campo foi Rogério Matias (desculpem, mas depois de ter sido tão insultado, não resisto!). Miguel Lopes esteve bem mas o segundo golo acontece no seu lado e teve mais um ou outro deslize.
Para Eusébio nota 1: perdemos quase 45 minutos sem que mexesse na equipa, a aposta em Tarantini saiu furada, manteve os onze, à espera do milagre, até ao golo do Leixões e, sobretudo, como disse, o que aconteceu releva muito as ideias que teve a construir o plantel. Com o Paços tudo correu bem, mas o 12º jogador nem sempre aparece!

15 comentários:

Moisés Cambola disse...

Quero aproveitar este momento para reflectir, desabafar, dar um grito de revolta.
Os quase 70 anos de história do Rio Ave FC merecem, exigem, OBRIGAM A UMA MUDANÇA DE ATITUDES.
Não, não quero ser favorecido pelos Lucilios Baptistas, pelos Capelas ou pelos Paixões. Quero apenas que respeitem o meu clube, que respeitem o futebol, que respeitem o amor que sinto pelo Rio Ave, que quando errarem que seja para as duas equipas.

Acordei rouco, com azia, com uma dor na alma...nem sei como me fui apaixonar por um jogo que só me faz mal...
Acerca do jogo, lembro-me de aos 2 minutos (!) o Miguel Lopes (a sua 1º falta) ser logo amarelado por uma simples falta no meio campo do Leixões (inofensiva), o internacional Lucilio Baptista é que sabe, da mesma forma que soube assinalar o livre que dá o 1ºgolo do Leixões, falta inexistente...

O Rio Ave entrou a medo, deu 30 minutos de avanço ao Leixões, o Rio Ave fechou-se nos Arcos, o Rio Ave em casa não circulava a bola, não progredia, era o Leixões não era o Feyanoord, não percebo tanta intraquilidade, tanto medo, tanta passividade mister Eusébio, não percebo…

Após uma progressão do Rogério Matias pela esquerda (bom jogo) a entrar na area o Rio Ave cresceu na partida, chegou ao empate, veio para a segunda parte com vontade, com querer, empurrou o Leixões, foi no melhor Rio Ave do jogo que acabamos por sofrer contra a corrente, mais uma vez de bola parada.
O Leixões tem qualidade, mas também tem a estrelinha da sorte, aliada a um Lucilio Baptista que a partir do 2º golo do Leixões começou a marcar faltas atacantes contra o Rio Ave, assim não conseguiamos penetrar na area Leixonense, cortavam sempre o ritmo do jogo…
Lucilio Baptista dos melhores de Portugal, um Juiz Internacional…

Deixo ao novo (!) departamento de comunicação do Rio Ave, esta nota, ninguém falará dos lances que o Rio Ave é prejudicado, a comunicação social não dá cobertura nem ênfase ao Rio Ave enquanto vocês dirigentes não se impuserem, basta observarem quais os jornalistas que fazem cobertura ao Rio Ave Futebol Clube. O jornal o “Jogo” envia regularmente um conhecido poveiro que assina por AVG, André Veloso Gomes, Varzinista, anti-Rioavista, não consegue ser neutral, se em alguma noticia elogia o Rio Ave, na mesma noticia tem certamente uma critica, normalmente dá uma no cravo outra na ferradura… O jornal “Record” envia o também director do jornal “Matosinhos Hoje”o jornalista Leixonense Joaquim Queirós...está tudo dito.
Deixo isso á vossa atenção.

Mister Eusébio, sei que me lê, ou então vão dar-lhe o recado.

Respeito o seu trabalho, a sua dedicação ao Rio Ave, mas já vi clubes com muita dedicação, com muito amor descerem de divisão, gostar só de um clube não chega, é uma questão de mentalidade, ponha a equipa a jogar pelos adeptos, não pelo pontinho, mas sempre pelos 3 pontos. Já não o ouço falar da dinâmica de vitória, pois eu como sócio também não quero uma dinâmica de passividade, não quero um Rio Ave a entrar em campo com medo do adversário, seja ele quem for. QUEM NÃO TEM CORAGEM PARA VESTIR ESSE EMBLEMA, NÃO O PODE BLASFEMAR.

É meu dever e obrigação apoiar todos aqueles que andam com esse santo emblema ao peito, é isso que faço, dou o meu melhor, apoio qualquer que seja o treinador do Rio Ave, seja preto ou branco, portugués ou estrangeiro, use fato de gala ou fato de treino, seja bom ou mau falante. Não censuro a sua opção e estilo de jogo, não o censuro por gostar de jogar sem extremos, não o censuro por gostar do Rio Ave a circular a bola mas sem beleza e profundidade, gosta de futebol mastigado, gosta de futebol sem brilho, goste mas dê-me vitórias, coloque o Rio Ave numa posição tranquila, faça substituições a tempo e horas, não mexa só quando acaba de sofrer golos, já jogou futebol e sabe que mentalmente é difícil para quem entra...entrar já perder.

Vamos lá Rio Ave, o campeonato é uma maratona, ainda é cedo, mas no andar é que se faz caminho.

Se não gosta que o critiquem, cale os criticos com vitórias, cale-os com o sucesso do Rio Ave, dê chapadas de luva branca, nunca desejei levar tantas...

Coragem Mister!
Força Rio Ave!

Anónimo disse...

é curioso k ha alguns adeptos k so ca aparecem para dizer mal de tudo, e kd os resultados sao maus...

a culpa nao foi do arbitro, o amarelo é bem dado ao miguel, foi uma falta bastante dura, uma tesoura sem bola, o livre do primeiro golo é bem assinalado...e podia ter sido marcado penalty a favor do leixoes (bruno mendes desviou a bola com a mao, foi casual, mas o golo do rio ave nasce numa falta identica, mao casual do jogador do leixoes, e ai o arbitro marcou, dualidade de criterios...

os dirigentes estao muito bem calados, porque nao se passou nada...dirigentes servem para gerir o clube, e nao para falar a torto e a direito...alias um grave problema do dirigismo portugues é esse, falar sem medida...

quanto ao treinador, tambem nao sou fa dele, e tambem acho que o rio ave devia ter estudado dois sistemas de jogo, nao o fez, erro...agora nos momentos dificeis é facil criticar, porque nao o veio criticar ontem antes do jogo?ou ha uma semana ou duas atras?

ass. carlos

Anónimo disse...

Quando o chidi isolou o ronaldo e o pascaço do bandeirinha assinalou fora de jogo(inesistente),o rio ave ficava a ganhar 1-0(duvido k o ronaldo falha-s akilo) e ai o jogo era diferente... estes senhores(capelas,lucilios,paixoes)nao nos podem ver... somos mt pekeninhos... s acontece-s a 1 grande o k aconteceu ao rio ave ontem,acaba-va o mundo...

Anónimo disse...

o ronaldo estava fora de jogo, vio eu na tv em imagens paradas e com a linha virtual de fora de jogo...será que as imagens virtuais tambem nos estao a tramar?

vamo nos focar no que realmente é importante para a manutençao do rio ave, a nossa equipa e os nossos jogadores!

ass. carlos

Anónimo disse...

O Sr Carlos disse : "é curioso k ha alguns adeptos k so ca aparecem para dizer mal de tudo, e kd os resultados sao maus..."

Não deves estar a falar do SrCambola, esse vive e acompanha o RA nos bons e maus momentos.

Anónimo disse...

Senhor Cambolas: sou leitor assidio deste jornal e de tudo que diz respeito ao rio ave. E poucas bezes escrevi aqui no entanto tudo tem limites.
Acho que gosta do rio ave mas porque razao nao disse isto tudo antes do jogo?
Tenha lá calma e apoie o rio ave sem reservas. O Eusebio merece todo o credito e mesmo depois doq nue tem feito pelo Rio Ave continuam a por em duvida a sua comeptencia? Por amor de deus.
Sem comentarios.
Depois, sem ser advogado de defesa foi meter ai o nome do andre veloso gomes, por ser jornalista poveiro? mas o senhor por acaso conhece-o de algum lado para falar assim? eu conheço e posso dizer que para alem de um grande varzinista é tambem um grande profissional e nao esqueço uma cronica de um varzim x rio ave, em que meteu "varzim leva banho de bola", por isso nao diga disparates.
Quanto à arbitragem, lixou nos sim senhor mas nao nos podemos agarrar a isso e temos é que contratar jogadores em janeiro porque com esta equipa vai ser muito dificil a manutençao.
Uniao nas horas más é fundamental
viva o rio ave

Carlitos

Anónimo disse...

eu nao conheço o senhor cambola, e nem tenho que conhecer, eu apenas me refiro aquilo que aqui se comenta no blogue.

ass.carlos

João Paulo Meneses disse...

(um pedido: vamos discutir o Rio Ave, por favor)

Moisés Cambola disse...

Peço desculpa aos administradores deste blogue, pessoas que muito estimo, por prestarem um serviço á FAMILIA RIOAVISTA.

Deixo ao vosso critério apagar este post, que será o meu último acerca deste assunto.
O mais importante é o Rio Ave... o resto é paisagem, só não consigo é pactuar com situações que prejudicam o meu clube.

1º O Sr “Carlos”, é anónimo eu não. Não aceito lições de rioavismo de ninguém, também não as dou. Mas onde é que o senhor lê que coloco reservas em apoiar o Rio Ave?
APOIO DESDE O MEU NASCIMENTO O RIO AVE SEMPRE SEM RESERVAS

2º Não ponho a competência do mister João Eusébio em causa, leia e re-leia o que escrevi. Não pedi futebol bonito, nem futebol com qualidade, peço pontos e uma época tranquila... Quero ir á Trofa, pagar e trazer 3 pontos.
Se duvidasse da capacidade do mister ou da equipa fazia como o “sr Carlos”, ficava em casa.
Posso ser duro mas é a verdade, o nosso futebol nem é atractivo e muito menos eficaz.
Peço eficácia, na Trofa ser eficaz é ganhar o jogo.

3º O nome de André Veloso Gomes foi trazido á praça pública não por ser poveiro, mas por ser parcial, anti-rioavista e péssimo jornalista.
O André tem pautado a sua escrita por uma clara perseguição ao Rio Ave, o AVG tem de tratar o Rio Ave da mesma forma que trata os outros clubes. Não estou a caçar bruxas, vá lendo os arquivos do “o Jogo” e leia a abordagem noticiosa quando é AVG ou quando é o jornalista João Couto. Pode ser que ao ler isto, o André mude a sua conduta e veja que em Vila do Conde nem todos ponhem a cabeça na areia como avestruz.

O “Sr Carlos” ou alguém encapuçado de “Sr Carlos” falou numa crónica de AVG acerca de um Varzim x Rio Ave, em que cabeçalho da noticia seria "varzim leva banho de bola". Como se isso fosse prova de que AVG é neutral e bom jornalista. Pois sim, foi um situação em que o cunhado de AVG tinha sido demitido da função de director desportivo do Varzim (estou a falar de Joaquim Jorge) e essa crónica era alfinetada na direcção do clube poveiro e não elogio para o meu Rio Ave...
Se o “Sr Carlos” for mesmo um Rioavista a sério, não pape grupos, não acredite em cantigas.
Quando me pergunta se conheço o André?
Digo-lhe que o conheço muito bem, se não tivesse certeza do que dizia calava-me, porque não se atiram nomes para a praça pública de forma leviana.
Alertei o deptº de comunicação do Rio Ave, é meu dever como sócio. André Veloso Gomes estudou comunicação comigo (conheco-o e ele conhece-me).

Nós Rioavistas temos de nos unir, unir não é calar, não é não criticar. Digamos as coisas quando têm de ser ditas e apoiemos quando devemos de apoiar.
A época vai ser complicada, os adversários, as arbitragens as dificuldades normais de um campeonato, mas a critica serve para lembrar que devemos melhorar sempre.
E ASSIM LUTAREMOS COM FIBRA DE CAMPEÕES...
A nossa manutenção é o nosso campeonato.
Força Rio Ave!

Anónimo disse...

Senho Camolas.
Acho lamentavel que venha para aqui com mentiras inacreditaveis sobre o andre.
O senhor nao o conhece se nao nao falava dessa forma.

E lamento que os donos deste jornal na net permitam este tipo de coisas.

Em vez de discutir o rio ave poe se a inventar coisas sobre um grande profissional que tem feito imensos trabalhos interessantes sobre o rio ave.
Tudo o que diz é um absurdo.
O senhor é um mentiroso.

Anónimo disse...

Não sei quem conhece este carlinhos no RA?
Alguém o viu? O cambola esse é do rio ave a sério.
Tb não conheço esse Andre Veloso e fui pesquisar. o que o cambola fala e acusam-no de mentir, não é mentira d todo.
encontrei isto sobre esse andre

http://vivaovarzimsc.blogspot.com/2007/04/eng-andr-veloso.html

Oh! cambola não ligues nem te chateies.
o nosso rio ave mete inveja a muita gente

João Borges disse...

Quanto ao Moisés sei que é RIOAVISTA a sério, todos os outros ainda gostava de saber o seu numero de sócios...tivesse o Rio Ave muitos Moisés a acompanhar!
Viva o RIO AVE F.C.

João Paulo Meneses disse...

em meu nome:
- Moisés Cambola é um adepto que há muito nos habituámos a ler e a respeitar pelo seu rioavismo.
- neste caso do correspondente de O Jogo, acho que o Moisés Cambola foi infeliz: não conheço o AVG de lado nenhum, mas concluir que um eventual problema com a comunicação social passa por ele é manifestamente exagerado e injusto. O AVG gostava certamente de ter essa importância em O Jogo mas não tem. Ele não assina as crónicas dos jogos, apenas alguma reportagem. Mesmo que seja verdade tudo o que Moises Cambola diz (antirioavismo, tendencioso, etc), acho que isso não se revela nas reportagens diárias que faz.
POr isso, em meu nome e em nome do Gil, penso, demarcamo-nos desse comentário. Trata-se contudo de um comentário assinado, ainda por cima os dois conhecem-se, pelo que poderão tratar do assunto pelas vias que entenderem.

Anónimo disse...

eu nao disse k punha reservas em apoiar o rio ave, disse k veio aki criticar tudo e todos, incluindo o treinador, sim, criticou a mentalidade do mister, disse isto: "faça substituições a tempo e horas, não mexa só quando acaba de sofrer golos, já jogou futebol e sabe que mentalmente é difícil para quem entra...entrar já perder." e isto "QUEM NÃO TEM CORAGEM PARA VESTIR ESSE EMBLEMA, NÃO O PODE BLASFEMAR.", numa alusao clara que o mister joga sempre po empate!

em relaçao ao AVG quem escreveu isso foi um "carlitos", nao fui eu!

ass. carlos

Anónimo disse...

Ninguém duvide do Rioavista que o Moisés é... E pra falar desta maneira,é porque viu que esses srs. falaram o k não deviam pois não é pessoa para conflitos...
Apenas se limita a apoiar o clube e é o k todos os rioavistas deviam fazer pois na sexta fomos completamente abafados pelos leixonenses e faltou-nos muito mesmo muito apoio~, estavamos podres...

VAMOS LEVANTAR A CABEÇA E GANHAR DOMINGO