28.11.08

Do Estrela da Amadora para todo o país futebolístico...

O Estrela da Amadora suspendeu a greve porque os jogadores receberam dois meses... pagos pelo Sindicato e, tanto quanto se ouviu, pela Liga e Federação.

A ser assim acho que estamos perante uma distorção da sã concorrência desportiva.

Uma coisa é os jogadores terem rescindido, estarem no desemprego e haver um fundo para os ajudar; outra muito diferente é, com dinheiro de todos, pagar-lhes para eles competirem, sem que o seu clube lhes pague.

A esta hora haverá dirigentes de clubes, que estão à rasca para pagar o próximo mês, a pensar: vamos mas é deixar de pagar porque eles recebem por outro lado (e com isto ganhar alguns meses; depois vê-se...).

Estarei enganado?
Veremos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Tem toda a razão caro JPM. Lamentável a posição de todos estes organismos. O problema dos sálários é uma questão de fundo que não se dissipa com medidas avulsas e pontuais. Estamos perante um caso de desigualdade concorrencial.A acreditar nesta medida, tal qual está aqui referida, sem nehnhuma outra restrição é motivo mais do que suficiente para que se entenda distorcido o principio fundamental da competição que se pretende ser leal. Espero quem haja uma reacção de todos os clubes a esta medida. A começar pelo RA! A ser possível esta medida, deve ser acompanhada por uma sanção ao clube beneficiado, que pode bem ser a perda de pontos até que a situação fique regularizada pelo próprio clube. Que os trabalhadores têm de receber, que as dívidas ao fisco têm de ser pagas, que os fornecedores têm de receber, etc. estamos todos de acordo. O que não me parece bem é que isto seja garantido sem que se responsabilize os autores destas ocorrências. Ainda acusavam o major Valentim Loureiro de emprestar dinheiro aos Clubes!!! O que é isto, senão um empréstimo encapotado? O que acontecerá se o EA não pagar este empréstimo? Porque não se paga as dívidas ao Boavista? Vai acontecer a mesma coisa que aconteceu com o Salgueiros, em que a Liga ficou a "arder" com o dinheiro que lhes foi emprestado? Aos dirigentes do RA pede-se determinação nas medidas a tomar. Está em causa a sobrevivência do nosso clube se descer de divisão por competir com quem beneficia desta anormalidade. Aqui, mais do que gritar contra as arbitragens, discordar das opções do treinador, das exibições dos jogadores, está a defesa intransigente e necessária dos interesses do nosso clube.
julio Malano

Anónimo disse...

Antes de podermos emitir uma opinião em concreto, temos que estar na posse de todos os dados. Não acredito que a LPFP tenha enveredado pelo caminho referido na mensagem.
Contudo, na próxima semana está agendada uma reunião da Direcção da LPFP, onde o Rio Ave tem assento, e aí deverá ser esclarecida esta situação. Não acredito que a equipa liderada pelo Dr. Hermínio Loureiro tenha actuado dessa forma, sem o prévio consentimento dos outors clubes, pelo menos dos que fazem parte da Direcção da LPFP.

João Paulo Meneses disse...

sugiro: http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=1018297&div_id=1471

Anónimo disse...

Na verdade, da notícia do maisfutebol não se pode concluir que a LPFP ea FPF tenha disponibilizado dinheiro para o pagamento dos salários, porém, é interessante saber qual o envolvimento a que se refere o site. Se foi para demover os jogadores da greve, menos mal. Se houve qualquer financiamento, aí sim, parece-me grave. De todas as formas, esta notícia, volto outra vez a referir, a ser verdade, permite demonstrar 2 coisas : que o EA não tem capacidade para resolver um problema que já se arrasta há mais de 2 anos;
que, fazendo fé nos valores apontados, foi operado um verdadeiro milagre na Amadora - basta dividir as verbas mencionadas pelo número de profissionais que constituem a actividade profissional, retirar-lhe cerca de 40% para impostos e assim, determinar o salário líquido de cada um deles. Brilhante! Será que os jogadores emprestados não são pagos pelo EA? Pode ser. Tem que ser!!!
Julio Malano

Carlos Saraiva disse...

Completamente de acordo. Se este facto não causa grande aflição aos chamados grandes, para os clubes com orçamentos mais modestos, como o Rio Ave, que tanto quanto julgo saber não está em falta nos ordenados/prémios é motivo de preocupação, porque se trata claramente de concorrência desleal.
O tema já foi abordado em: http://chutodeletra.blogspot.com/