29.10.08

Com o Braga, logo; uma vergonha?

Quando escrevi que não compreendia a recusa do Rio Ave em colaborar no adiamento do jogo com o Braga não sabia que estes jogavam na segunda e depois na quarta. Sem essa informação manifestei estranheza e alguma discordância; depois de saber, quero dizer que foi uma decisão errada a do Rio Ave, por falta de fairplay. Há quem encha a boca com o fairplay, provavelmente por não saber o significado da palavra.
Imaginemos que era connosco: jogávamos na segunda e depois na quarta; não iríamos pedir o adiamento? Não ficaríamos indignados com a recusa?
Neste momento - e para reforçar a ideia de falta de faiplay da nossa equipa - só entendo a recusa com uma explicação: os responsáveis técnicos do Rio Ave querem apanhar o Braga «com as calças na mão». E assim ganhar.
Espero que, ao menos, o Rio Ave ganhe. Se não é uma vergonha. Uma humilhação.

PS - sou do Rio Ave. Sempre. Mas os meus valores éticos (entre os quais o fairplay) não dependem de nada. Nem de cores.

12 comentários:

s.oliveira disse...

Caro JPMeneses

Ainda há por cá quem tenha o Braga entalado na garganta. Coisas que não se esquecem.

Agora vejamos o seguinte: os jogos da liga da jornada anterior estiveram marcados para domingo às 16 horas;
Os jogos da taça desta jornada estavam marcados para as 21 horas de hoje.
Os jogos da 1ª jornada da taça uefa foram marcados para 5ª feira (não sei a que horas)
O Braga alterou os seus jogos em casa de forma a encaixar dinheiro com a transmissões televisivas.
Se alterássemos o jogo de hoje para outra data a SIC pagaria-nos o mesmo? ou o Braga? Não sabemos porque infelizmente estas coisas não saem cá para fora (honestamente
preferia que jogassemos às 21h sem transmissão na SIC).
Agora uma coisa é certa, quem joga quinta à noite em casa pode muito bem jogar domingo à noite também em casa. Não são só os treinadores ingleses que têm muito a aprender, há por aí muito treinador portuga que arranja desculpas com as supostas sobrecargas dos jogos. E veja o caso da organização das provas inglesas: jogam, jogam, jogam, não param no natal e o Manchester até acabou por se sagrar campeão europeu (contra o Chelsea).
Mas lembre-se de uma coisa: ainda há por cá quem tenha o Braga entalado na garganta.

Anónimo disse...

O Sr. Oliveira tem toda a razão...
Pelo ponto do vista do Sr. JP Meneses, um bocadinho de fair-play não nos fazia mal nenhum, mas o Braga é um grande rival visto k já descemos de divisão por culpa deles e isso jamais qualquer rioavista irá esquecer pois sp k se fala num jogo Rio Ave x Braga, ou vice-versa, há sempre a lembrança de uns anos atrás...
Espero mesmo a vitória..
Viva o Rio Ave!

Anónimo disse...

nao e o treinador do braga que diz que o fair play e uma TRETA??

João Paulo Meneses disse...

para mim o fair play não é um treta; para mim o fair play não depende de um qualquer jogo com o Braga; mais a mais, a explicação que o Rio Ave deu foi que pediu o adiamento do jogo com o Leixões e também não aceitaram. Ou seja, o fair play é bom quando nos interessa, mas péssimo quando pode prejudicar-nos.

Anónimo disse...

JPMeneses o RA deu essa explicaçao a quem? e aonde?

mas o caso nao é de falta ou nao de fair-play... é apenas cumprir o calendario! nada mais do que isso!

Se o Braga tem 2 jogos em menos de 48h, azar o deles...nos so temos que aproveitar esse facto a nosso favor! É um ponto que temos de explorar para ganhar o jogo! como qualquer tactica que se utiliza durante o jogo...

ass. carlos

João Paulo Meneses disse...

Isto que diz «Se o Braga tem 2 jogos em menos de 48h, azar o deles...nos so temos que aproveitar esse facto a nosso favor!» é para mim falta de fairplay; temos entendimento diferente, ok.
Se fosse com o Rio Ave não diríamos a mesma coisa, como é evidente;
um jogador está lesionado, o avançado passa por ele e marca golo. Vitória, fixe. Mas falta de fairplay.

Anónimo disse...

Lá está o jpmeneses a confundir as coisas...

uma coisa é um jogador estar lesionado e não deitarem a bola fora ( é falta de fair-play, porque está convencionado no desporto,actualmente, que quando isso acontece, é a equipa que tem a bola que tem de a colocar fora, para o jogador ser assistido...mas se estivesse convencionado ( atraves de uma lei ou não) que seria o arbitro a interromper o jogo para o jogador ser assistido, ja não seria falta de fair-play...

em relação às datas dos jogos são marcadas pela liga e ponto final...se os clubes chegarem a acordo para adiar o jogo, tudo bem, caso contrário joga-se na data marcada...

ass. carlos

Anónimo disse...

Eu acho que pode ter a ver com faltas de fair play em pagamentos, como do Armando Sá por exemplo, que correu durante tempos em tribunal.
As relações não são boas, eles já não foram sérios connosco, por isso acho que não tínhamos nada de devolver a bola, neste caso adiar o jogo.
Eu que até quero que o Rio Ave seja eliminado de tudo o que é taça o mais cedo possível, rumo à manutenção.

Força Rio Ave

Ass - Eng. Edmundo

João Paulo Meneses disse...

(alguns leitores são muito criativos na forma como assinam os seus comentários... anónimos; peço a atenção para o uso de nomes que podem criar confusão de identidades, como o anterior; se é para inventar, assinem como Felisberto, Epaminondas ou Zébó, mas não criem confusão, por favor)

Anónimo disse...

Fair Play???? JP esquece isso. Faz falta é por exemplo os apanha bolas desaparecerem quando tamos a ganhar, é porque se pa ganharmos tivermos que fazer umas artistices bora pa frente, chega de sermos a instituiçao fair play, eu quero é que o Rio Ave ganhe, a qualquer custo.

Ass - Joaquim Barbosa

Anónimo disse...

Desculpa JP.
Tens toda a razão.
O post anterior que está assinado com "Eng. Edmundo" deveria estar assinado como Epaminondas.

Anónimo disse...

Entendo que o SC Braga não tem qualquer razão nesta questão.
A haver um adiamento de um jogo, o mesmo deveria ser o da Liga Sagres da passda segunda-feira. Este jgo foi alterado, pois devia ser realizado no domingo passado e se ía ser alterado, marcavam-no para uma data posterior. Não fazia sentido adiarem-se dois jogos.
Se o SC Braga preferiu receber os direitos televisivos pela emissão da última segunda-feira, não se pode queixar de o Rio Ave também querer receber os direitos televisivos pela emissão deste jogo.
Na minha opinião quem esteve mal, e é ingrato, foi o SC Braga.