22.9.08

Eusébio levou o empate a Gaspar!

Gostava que o Rio Ave tivesse sido mais atrevido, que tivesse apostado mais no ataque e jogasse menos no erro do adversário (e na sorte); mas tenho de reconhecer que jogar com o FC POrto é, à partida, sinónimo de derrota; Eusébio construiu uma equipa e um modelo táctico para pontuar - para empatar - e conseguiu.
Mais a mais, o Rio Ave não jogou com pontapé para a frente, trocou bem a bola e nunca perdeu a calma. Com alguma sorte (e um FC Porto desinspirado e sem ambição), fez por merecer o ponto.
O melhor em campo, para mim, foi Gaspar. Muito bem a defender, muito calmo e concentrado (e com classe a sair da defesa); outros destaques: Paiva, Bruno Mendes, Delson e Livramento (e Niquinha, que é o melhor a recuperar bolas, só não esteve tão bem a distribuir; mostrou que pode e deve ser titular).
Eusébio merece nota 4: correu tudo bem, sendo que o FC Porto não é o Benfica (é melhor, claro...); a entrada de Niquinha deu mais consistência; não teve Semedo, mas teve Chidi (não esteve mal), as duas primeiras substituições foram muito boas (sendo que a segunda deveria ter acontecido em simultâneo com a primeira), só a terceira foi estranha (o FC Porto, com quatro avançados, e nós a trocarmos um médio por um avançado?).

Outras notas:
- não é a primeira vez que o nosso preparador físico é mandado para o banco por estar a fazer outras coisas que não a preparar os jogadores que aquecem, atrás da baliza; uma situação que exige mais cuidado;
- Jesualdo fala num penalti; é sintomático de alguma coisa quando o treinador do FC Porto, depois de um jogo como este, fala num penalti que mais ninguém viu; está a querer enganar quem? (ACTUALIZO depois de ler o Jogo: no estádio pareceu-me que a bola vai ao braço de Gaspar e que é um lance casual; pelos vistos há outras opiniões...)
- o FC Porto não tem a dimensão do Benfica, mas estavam muito pouco portistas; aposto que a bancada estará mais composta com o Guimarães...
- bancada sem pombas; boa solução (e barata...);
- bilhetes para a bancada descoberta a 25 euros e à chuva!!!; se a bancada fosse coberta, eram a 50?

8 comentários:

Anónimo disse...

Pelos vistos, muitos dos que aqui vêm, pertencem todos ao apito final, pois a equipa fez um grande jogo reduziu o Porto a uma vulgaridade que a muito não se via, e ninguém diz nada, miguem comenta, ninguém diz que este Rio Ave a jogar assim, com esta coesão, com este empenho e garra, vai nos dar a alegria de ficar na 1a...Enfim...

E não “b”enham com penalties, porque já não há Pintos de Sousa!!!!

Quanto ao jogo apenas dizer que :

Delson, ENORME!
Niquinha, GIGANTE!
Paiva, SUBERBO!

Viva o Rio Ave!
Comentador de Bancada!

João Paulo Meneses disse...

Olá «comentador»; deixe-me só dar conta do seguinte: como se viu em Coimbra e se verá (imagino) em muitos outros campos, esta equipa não consegue manter o mesmo grau de concentração e de ambição quando joga com equipas do seu campeonato; nesse aspecto (e só nesse aspecto), estes dois pontos são uma ilusão...
(e espero enganar-me já em Seteubal, sábado)

Anónimo disse...

Acho interessante, esse ponto de vista, e se calhar até comungo dele, mas parece-me que este Rio Ave vai fazer o seu campeonato baseando-se muito nos pontos em casa, e nesse aspecto este Inicio de campeonato foi muito duro para a equipa, pois quase que a obrigou a vestir um colete de forças(Benfica e Porto), para evitar de ser a lanterna vermelha até á quinta jornada.
Acho que nesse aspecto, se pode dizer que a estratégia resultou, falta apenas saber como bem disse o amigo JP, se realmente a equipa vai conseguir despir esse tal colete de forças para os jogos do seu campeonato, e saber também se o JE, vai conseguir por a equipa a trocar a bola como o fez com o Porto fazendo golos aos adversários directos…Penso que conseguirá! Estaremos aqui para ver…
Comentador de Bancada

Anónimo disse...

Já me esquecia...Alguns portistas, hoje diziamÇ
Com o Rio Ave?
Com o Rio ave? Não acredito!!!

Mas que azia!!!

E a cara o Jesualdo! Coitados dos jogadores!!!

Ass:Qua azia!!!!

Anónimo disse...

nao se iludam...pk jogar contra grandes é mt facil, ainda por cima num clube k sobe d divisao...

o campeonato do rio ave nao é contra benfica nem porto...

é contra por exemplo a academica, e perdeu...e contra o setubal...e contra o leixoes na quarta...o jogo da na sic?? nao sera apenas na sic internacional??

melhor em campo foi paiva!

ass. carlos

Anónimo disse...

O Eusébio mostrou que sabe jogar contra os grandes.
O Rio Ave apresentou um meio campo competente, sem dar espaços ao adversário e com controle dessa área de terreno e por conseguinte do jogo, na primeira parte. na segunda a equipa foi obrigada a recuar e apostar mais no contraa ataque, mas sempre com pouca ambição.

A época vai ser decidida com os pequenos e as conquistas de 3 pontos. Seria muito melhor perder com porto e Benfica e ter ganho à academica.

Será que o eusébio vai conseguir e vai ter equipa para colocar este Rio ave com um outro estilo de jogo que permita ganhar esses 3 pontos?

Parabens de qq forma á equipa.

Anónimo disse...

Niquinha gigante?! já foi. parece-me que o niquinha ficou muito afectado com o progressivo afastamento da equipa titular e agora entra em campo com uma postura que não me agrada muito.
ontem falhou muitos passes e pareceu-me excessivamente "resmungão" com os colegas.
tudo tem o seu tempo e um jogador como niquinha deve sempre ocupar um espaço importante no plantel, mesmo que não seja titular.

andré vilas boas (grande primeira parte!!), gaspar, sílvio e paiva esses sim foram os melhores em campo.

ass: paulo

João Paulo Meneses disse...

não concordo nada com esta apreciação, mas aqui está um exemplo de como podemos divergir sem qualquer problema!