24.8.08

1ª j - Benfica - Bom!

Gostei muito do jogo. Foi um Rio Ave bem melhor do que aquele que eu vi nos poucos jogos de pré-época a que pude assistir.

O Benfica entrou dominante, mas gostei bastante da solidez mental e competitiva que demonstrámos. Não sei se esta atitude será para manter nos restantes 29 jogos, para início de campeonato e frente a um adversário tão poderoso foi muito bom.

Estivemos particularmente vulneráveis pelas alas, o nosso meio-campo é forte no míolo, mas quando o Benfica caía para as laterais, ficávamos claramente em dificuldades, muitas vezes desamparados e desequilibrados, facilitando entradas perigosas do adversário. No entanto, não sei se por não saberem para mais, se por opção, o Benfica não explorou como poderia essa lacuna táctica da nossa equipa. E de resto achei, para nosso bem, que o Benfica não jogando pelas alas foi uma equipa que não sabia criar perigo e era controlado com relativa facilidade. E na segunda parte foi ainda mais previsível e apenas reactivo à nossa melhor entrada e à nossa capacidade de jogar em bloco e de anular o maior tempo de posse de bola que tinham. Foi pena a asneirada defensiva que resultou no golo dos forasteiros, porque me parece que não fosse assim, dificilmente o Benfica pontuaria em Vila do Conde.

Os jogadores
Colectivamente se tivesse de dar uma nota de 0 a 5, esta equipa teria 3,5. Os mistos de experiência em idade e de Liga com juventude e inexperiência de 1ª divisão funcionou muito bem. A táctica não foi perfeita, nenhuma é, mas foi qb para travar o adversário, sendo ele quem é. O melhor foi para mim Miguel Lopes, começou comedido e tímido, mas libertou-se, ensaiou uns ataques na segunda parte e nunca se atemorizou com quem lhe foi aparecendo. Espero que continue. Gostei também de Semedo que deu imenso trabalho à defesa vermelha e de Gaspar e Paiva.

O treinador
Nota 4. Eusébio passa claramente o primeiro teste. Montou uma equipa competitiva, forte colectiva e mentalmente, solidária. Frágil pelas alas, mas relembre-se a qualidade do adversário. A exigência agora é outra, mas para já Eusébio esteve bem. E até gostei de o ver mais activo e até 'agitado' no banco.

Sem comentários: