12.6.08

Paulo de Carvalho: para ajudar a compreender o que se passa...

Duas ideias principais:

«Como nunca colocamos em causa o trabalho desta equipa técnica, até pelo “feedback” dos próprios jogadores, não foi equacionada essa possibilidade. Compreendo a reacção de alguns adeptos, mas como dirigentes temos obrigação de conseguir separar as emoções da racionalidade. O Eusébio, pelas suas características, não é uma pessoa que cativa pela conversa, mas sim pelo trabalho que executa. É natural que tenha havido pressão sobre o Eusébio, até porque é um homem da “casa”, o que não ajuda nada. Mas, é preciso reconhecer o trabalho do João Eusébio que está a vista de todos»

«Por outro lado, pretendemos manter a aposta na formação de novos jogadores. E neste contexto, o João Eusébio encaixa no perfil. Não queremos quantidade, mas sim jogadores com qualidade. Assim sendo, as estratégias para a próxima época são estas: manter as ligações com o tecido empresarial e com as entidades que nos apoiam; procurar parceiros estratégicos para a remodelação do estádio; apostar na formação e no equilíbrio financeiro do clube.»

O meu comentário: Paulo de Carvalho, de quem disse, aqui, não ter razões para se orgulhar da forma como foi conduzido processo de renovação de João eusébio, sentiu necessidade de abrir um precedente (falar ao «site»). E fez muito bem. Para dizer o quê? Basicamente para «tranquilizar» as tropas. Porque na verdade não há qualquer novidade face, por exemplo, à entrevista na Linear e ao que vamos sabendo por aqui (mas, repito, elogio a decisão do presidente). Novos jogadores? Não. Dispensas? Não; Chidi, Keita ou Niquinha? Não.

Mas talvez esteja no Jornal de Vila do Conde de hoje a verdadeira razão para esta entrevista de Paulo de Carvalho. Não acreditam? Então leiam: «Treinador do Rio Ave FC em sigilo ou adiado? No momento em que JVC está a ser impresso, mantém-se a inesperada dúvida se o treinador João Eusébio sempre vai, ou não, ser o responsável técnico do Rio Ave FC na próxima época. Efectivamente, o que tem sido divulgado é que João Eusébio ainda não respondeu ao convite feito há mais de uma semana, mas também há quem suspeite que a Direcção ainda não se decidiu. Seja como fôr, não será positiva esta indecisão numa altura em que é fundamental o Clube evidenciar serenidade e revelar que sabe o que quer, impondo respeito aos adversários e transmitindo confiança aos seus adeptos. Aguardemos, já que especular-se não serve os interesses do Clube.» (sublinhado meus)

Percebe-se agora?

PS - aposta na formação? No ano passado não houve qualquer aposta na formação; este ano continuaremos sem dar oportunidades aos jogadores da casa?

4 comentários:

Gil disse...

Acho que Paulo de Carvalho falha quando diz que a equipa não precisava de um reforço psicológico. Acho esse o ponto mais fraco de Eusébio. A questão foi mal gerida como já disse.

Para marcar terreno, a Direcção devia ter colocado a pressão do lado do treinador. Oferecia a renovação e informava os sócios.

Por outro lado, não vi a comunicação social interessar-se muito pelo caso. Que me lembre, não li nem ouvi ninguém a procurar uma reacção junto de Eusébio. É só porque o Rio Ave não vende?

João Paulo Meneses disse...

é porque o Eusébio não quis falar, apesar de vários jornalistas lhe terem ligado; como é que achas que se justifica aquela sequência de notícias em A Bola, de que falei num texto anterior? Quem é que achas que era a fonte?... (pergunta retórica)

Gil disse...

Não sei quem era a fonte, mas não me recordo também de ler ou ouvir alguém dizer que 'Eusébio não quis comentar' ou 'confirmar ou desmentir'.

Os mesmos jornalistas que massacram certas personagens do futebol com perguntas sobre o seu futuro, fariam o mesmo com Eusébio?

João Paulo Meneses disse...

eles perguntaram-lhe, ele disse-lhes o que veio no jornal, mas não quis aparecer... O famoso «off the record»