19.3.08

Ainda a época passada

Eu, pelo menos, ainda não digeri o que aconteceu a época passada - como rioavista interessa-me perceber o que é que impediu a nossa subida de divisão (pelo menos enquanto não esquecer...).
Claro que há quem enuncie teorias conspirativas, sem as provar (ou pelo menos explicar) e há os anjinhos que falam basicamente das arbitragens.

Mas eu gostaria de lembrar que o Rio Ave não subiu por causa do jogo de Guimarães. O Rio Ave perdeu em casa com o Portimonense (que estava para descer nessa altura), foi a Guimarães perder e voltou a perder em casa com o Gondomar. Tinha oito pontos de avanço, perdeu nove. Antes do jogo com o Gondomar ainda tinha dois pontos de vantagem e faltavam esse e o último jogo (Olhão).

Não só não me lembro de nada de especial envolvendo as arbitragens como estive a ler o que escrevemos sobre esses jogos (Portimonense e Gondomar) e não me consta nada relacionado com maldade dos árbitros.

Vem isto a propósito de quê? De mais uma 'explicação' para o que se passou no ano passado, desta vez dada pelo nosso treinador: «Nós não errámos, tratou-se sim de factores que nos ultrapassam. O nosso sector mais limitado em soluções, o defensivo, por coincidência ou não, foi desfalcado por sucessivos castigos».

Eu não sei o que se passou. Mas não acredito na explicação de Eusébio. «Factores que nos ultrapassam»?
A verdade virá à superfície.

7 comentários:

nuno disse...

Os motivos da não subida de divisão na época passada, não foram, obviamente, bem "explicados".
Parece-me, no entanto, descabido trazer este assunto à baila neste momento, ainda por cima, em forma de crítica tão voraz ao nosso treinador... parece que o culpado é ele...
No final da época parece-me bem o balanço destes dois anos, mas agora as nossas atenções tem que estar concentradas no apoio à equipa e ao treinador.

ps:no entanto, eu acredito em João Eusébio...

FORÇA RIO AVE!

João Paulo Meneses disse...

caro Nuno,
respeito a sua opinião, mas há três razões que fazem com que - do meu ponto de vista - falemos do assunto:
1) para evitar que a coisa se repita (e é este o momento de falar nisso)
2) porque é o treinador que fala no assunto;
3)porque o treinador insinua - quando diz 'coincidência ou não' - que os árbitros penalizaram os nossos jogadores com cartões;

Força Rio Ave, claro

Anónimo disse...

Eu continuo a achar que não houve nenhum factor estranho relativo a arbitragens, muito menos que tenham sido os jogadores, equipa técnica ou direcção a "não querer subir" como alguns chegaram a dizer, sem qualquer explicação lógica.
Para mim, o factor decisivo foi o psicológico, pelo excesso de confiança quando se tinha uma vantagem confortável, e pelo medo de a perder quando apareceu o primeiro deslize com o Portimonense. A equipa intranquilizou-se e aí o principal culpado será o treinador, que não teve capacidade de voltar a mentalizar os jogadores. Penso que foi só futebol, tal como durante um jogo uma equipa está a vencer por 2-0 e assim que o adversário marca tremem as pernas e acabam por perdê-lo.
Já tenho dito que a principal pecha do João Eusébio será esse aspecto da motivação, que deveria ser complementado com a contratação de um psicólogo (da área desportiva se existir). Espero que este ano não chegue a existir o tal primeiro deslize quando tudo parece correr bem...

FORÇA RIO AVE!

nuno disse...

Creio que João Eusébio fala no assunto (primeiro porque lhe fazem perguntas a respeito, é óbvio)também para evitar que se repita. Creio que é um espécie de alerta para que "as situações estranhas" que ninguém consegue explicar não se repitam.
A análise do Renato é a mais próxima da realidade e é aquela que mais pessoas fizeram após toda aquela poeira assentar. Muita coisa se disse durante aquelas 5 semanas em que perdemos os 5 jogos.

No entanto, gostaria de relembrar declarações do sr. Hermínio Loureiro, presidente da Liga, ao longo da época passada:
Outubro 2006 - "...o Leixões é um clube histórico. Vai, de certeza conseguir a promoção ao escalão principal."
Janeiro 2007 - "A descida do Guimarães foi uma anormalidade do futebol português. Um clube destes faz falta na primeira liga."
Maio 2007 (no jantar de aniversário do Rio Ave) - "O Rio Ave é uma das melhoras equipas portuguesas, mas Leixões e Vitória tinham que subir de divisão."

Para mim, as "situações estranhas" de que tanto se falou na época passada resumem-se nestas declarações, que podem ser confirmadas através do histórico da imprensa nacional desportiva.

Não quero com isto dizer que o nosso plantel não teve culpa: jogadores importantes como Delson e Evandro chegaram a desculpar-se publicamente pelas 5 derrotas...
Não quero com isto dizer que a equipa técnica não teve culpa: as duas derrotas caseiras com Portimonense e Gondomar ainda hoje me estão atravessadas.
Não quero com isto dizer que a direcção não teve culpa: para mim o sr. Paulo Carvalho deveria ter-se insurgido de imediato contra as declarações de Hermínio Loureiro.
Não quero com isto dizer que NÓS não tivemos culpa: é deprimente ir ver a nossa equipa e aos 5 minutos de jogo já metade dos espectadores estão a insultar o treinador e a dizer mal deste e daquele jogador, em vez de apoiar a equipa, nem que seja estando calados.

Apenas acho que a subida daquelas duas equipas estava pré-destinada, e quem mais sofreu fomos nós.

Alguém ouve o presidente da liga falar da liga vitalis este ano?

Meus amigos, somos a melhor equipa da segunda divisão. Em condições normais vamos festejar a subida à primeira. Independentemente das vossas opinões sobre este assunto, peço-vos para estarem presentes nas 7 finais que nos faltam.

FORÇA RIO AVE!
EU ACREDITO!

João Paulo Meneses disse...

Caro Nuno, em reforço ao que acaba de dizer, deixe-me contar-lhe um caso que se passou comigo.
Sento-me há anos sempre no mesmo sítio, na bancada coberta, a meio,por baixo da bancada de imprensa. Há já algum tempo que me incomodava um sócio que desde o primeiro minuto critivava todos os nossos jogadores. No outro dia perdi a paciência e afrontei-o (epxlicando-lhe que nem os adversários nos criticam tanto e que se há críticas também tem de haver apoio); fui apoiado por outros sócios que ao lado tambem se sentiam incomodado. Esse sócio está agora mais calmo...
talvez o caso possa ser multiplicado por outros numa abordagem pedagógica.

Anónimo disse...

Meus amigos, vc's estão a esquecer, que um dos grandes problemas o Ano passado foi tb FABIO COENTRÃO... Vendido no timing errado, mas preciso face a problemas financeiros.

Estava num grande momento de forma, e quando partiu a mão, o seu regresso foi já muito diferente, para pior... pois nunca mais foi o mesmo, veio já com estatuto de jogador do Benfica, e isso desiquilibrou muito o plantel tb...Além disso no jogo em Guimaraes, ele deitou muito a perder o facto de este ter perdido a cabeça( mas como sabem não foi o unico), retirou ao rio ave não só capacidade nesse jogo como tb capacidade nos jogos a seguir. Naquela altura a equipa estava muito dependente do Fabio, e sem, ou melhor com ele a destabilizar, é claro não ajudou nada á festa.


Mas este ano não temos Fabio para desiquilibrar...Será que temos outro caso parecido? Já houvi uns rumores...Espero que sejam só rumores...



Força Rioave!


Comentador de Bancada

josecorreia disse...

Depois de lêr tudos os desabafos,
eu conclui, que voçes estão todos certos.O Sr. Hermínio, este ano não saiu da cadeira, para apoiar a segunda liga,o arbitros já não expulsam tanto e, não temos o campo de batalha de Guimarães,temos o da Trofa, que espero não seja igual.O Rio Ave tem experiência suficiente, para demulir estas atruçidades adeversárias,o que por vezes se torna impotente.Voçes não se lembraram da impedemia que afectou a equipa este ano, e que perece estar a desmorenarse,no ano passado, tembem pode ter chegado com baixa de forma, ou força fisica no fim da època. Sei que è perciso trabalhar muito para a subida,todos sabem.Por isso neste momento, o nosso clube percisa de apoio massiço.Nota: obrigado JPMeneses, ter esclarecido esse adepto,que sei que gosta do Rio Ave,mas aplaude na negativa.VIVA O RIO AVE