30.10.07

Parar? Parar é morrer!

- No seu caso vai jogar até quando?
Niquinha: «Não tenho uma metade definida. Sei que um dia vou ter de parar, mas gosto muito de jogar e sinto-me bem. Apesar da idade, não tenho tido lesões e estou bem a nível físico e psicológico(...)». (no Jornal de Vila do Conde da semana passada)

Gaspar esclarece

No Record de hoje Gaspar explica a manifestação de solidariedade, depois do seu golo, ao treinador: segundo o central João Eusébio «vive delicados problemas pessoais (...) mas dos quais todo o grupo, muito unido, sente e por isso lhe dedicámos os golos e a vitória. Eusébio está connosco enquanto treinador e amigo, vivemos todos os nossos problemas em conjunto e o balneário é solidário e coeso».

Está (devidamente) explicado.

PS - como há sempre alguns distraídos, o que quer eu quer o Gil escrevemos foi: «Não tenho a certeza se foi isso» e «Estou só a especular. E continuando a especular...»; como sócios, chegados do estádio, e bloguistas, continuaremos a fazê-lo enquanto existir este blogue (porque também é essa a dinâmica do futebol e do adepto). Da mesma forma, daremos eco aos motivos que terminem com a especulação quando deles tormarmos conhecimento, como agora fizemos.

28.10.07

Jornada muito positiva

Muito mesmo.
Dos 8 jogos, só 3 tiveram um vencedor: o Estoril ao vencer em casa o líder Santa Clara por 5-1, o Freamunde que bateu o Feirense na casa deste por 0-1 e finalmente o Rio Ave a vencer o Penafiel 4-1.

Com isto, recuperámos 3 lugares na tabela, subindo ao 4º posto em igualdade pontual (15 pts.) com o 2º e mantivemos o número de golos marcados na jornada anterior e sofrendo menos 3. Nada mau.

8ª j - O mistério de um abraço

Alguém que explique, se souber, porque foi tão festejado o segundo golo com o treinador. A iniciativa partiu de Gaspar, que marcara o jogo e não me pareceu de todo um gesto inocente. Teria Eusébio a cabeça a prémio? Estou só a especular. E continuando a especular, devo dizer que este gesto do plantel à oitava jornada é já sinal de que algo vai mal e o grupo sentiu necessidade de cerrar fileiras em torno do treinador. Ou seria em torno de sí próprio? Não reparei se Delson também festejou no grupo em volta de Eusébio.

No resto do jogo retive isto:
a primeira parte foi fracota. O Penafiel marcou sem querer, mostrou porque é último como equipa, mas entre os seus jogadores até descobri pelo menos um que me parece encaixaria bem no Rio Ave. Chama-se Lourenço e transportava o jogo dos forasteiros, bom pé esquerdo, com boa visão de jogo, um organizador um pouco acima da média da Liga Vitalis. No entanto, não entendo como alguém que se quer safar da despromoção contrata um técnico como António Sousa. Que alívio vê-lo sentado num banco que não o do Rio Ave!

A segunda parte mostrou um Rio Ave bem diferente, cheio de força e a encostar o Penafiel bem à sua defesa, não o deixando sair sequer do seu meio-campo, fruto de uma pressão bem intensa logo que tentava sair para o ataque. Foi assim que se chegou aos 3-1 com naturalidade. E aqueles dois golos finais foram uma delícia. Bonito fim de tarde, excelente segunda parte com um futebol prometedor. A jogar meia parte assim em todos os jogos, seremos um caso sério!

Notas
Numa equipa que esteve globalmente bem (a defesa um pouco menos, pois mesmo com o regresso de Gaspar e apesar de não ter sido muito posta à prova pareceu ainda acusar os 4 golos de Freamunde...) Niquinha, que hoje me pareceu mais solto e um pouco mais adiantado, foi para mim o melhor. Destaco ainda Evandro que continua letal nos cantos e bastante influente.

O treinador leva 4. Face ao seu antecessor no comando técnico do Rio Ave, Eusébio levou clara vantagem. E por muito crítico que às vezes eu seja quanto ao técnico, prefiro Eusébio a Sousa. Mas não é isso que está em causa, é o futebol jogado neste jogo em particular. Eusébio soube durante o intervalo agitar os ânimos. Os jogadores apareceram cheios de vontade e galvanizados para uma segunda parte que teve excelentes momentos de futebol. Valeu!

ACT Este sim, foi o melhor jogo da época

A equipa até nem começou bem, intranquila e desinspirada; sofreu o golo e, como tem acontecido, reagiu. Reagiu bem. Aproveitou a clara fragilidade do Penafiel e construiu o melhor resultados dos últimos tempos (a propósito, Sousa confirmou tudo o que dele se esperava...).
O mais importante - para além dos golos - foi a determinação da equipa, a vontade. Capitaneados por Niquinha (e não tem nada a ver com a braçadeira), vimos onze a jogar para o mesmo lado, com o querer que os campeões têm de ter.

Foi apenas uma vitória gorda contra o último classificado? Teoricamente sim, mas pode ter sido mais do que isso. Para mim há uma coisa clara: a equipa da segunda parte é uma candidata muito séria à subida de divisão!

Niquinha é o maestro e o seu golo uma sinfonia!

Para Eusébio 4 pontos: por ter corrigido o erro no centro da defesa, por ter apostado nos melhores (acrescento apenas isto: mantenho a dúvida na baliza; não havendo ainda Mora, parece-me que César fez sempre para merecer a titularidade).

ACTualizo a 29/10, porque ontem me esqueci e me parece justo dizer: sim, o árbitro perdoou a expulsão de Evandro, que comete dois erros quase seguidos e poderia ter levado o segundo amarelo; não levou e marcou o golo do empate. Mas só mesmo um treinador muito foleiro como Sousa é que se lembraria de levantar este argumento quando o Penafiel marcou por sorte e não teve futebol para o Rio Ave.

Paulo de Carvalho, Gaspar e a vitória!

Não passou despercebida a forma estranha que Gaspar e outros jogadores escolheram para assinalar o segundo golo. Antes já Evandro tinha vindo festejar com Eusébio - sempre muito avesso a confraternizar com os jogadores durante as partidas. Mas quando Gaspar marcou quase toda a equipa veio abraçar o técnico.
No futebol não há actos inocentes e este também não o foi. Na altura perguntei-me porquê, mas depois houve quem me esclarecesse: terá sido uma resposta da equipa às críticas do presidente por causa do Freamunde.

Não tenho a certeza se foi isso, mas acho que sim, que é muito provável que tenha sido.
Algumas notas:
- O alerta do presidente resultou em cheio: pelo resultado, pela exibição e pelo regresso de Gaspar;
- O alerta teve outro mérito: mostrou uma coisa que ainda não se tinha visto esta época - união à volta do treinador; ganhámos uma equipa, provavelmente (e uma equipa são todos os que nela influem);

26.10.07

A equipa a cem por cento

A paragem de três semanas teve como consequência a recuperação dos principais titulares. Mora, Miguel Lopes ou Gaspar estarão em condições de jogar (e ganhar) ao Penafiel.

Com este onze:
Mora
Miguel Lopes, Gaspar, Danielson e Milhazes
Delson, Niquinha e Evandro
Chidi, Ronaldo e Luisinho?

PS - de acordo com o boletim clínico lido na página do clube, os lesionados são Samson, Rivas e Alfredo Quaresma. Estes dois últimos têm tido várias lesões...

22.10.07

Olha o Sousa!

Pois é! Vem aí o antecessor de Eusébio! Não tenho saudades nenhumas do homem, jogavamos o pior futebol do país!

Tenho algumas saudades de ouvir uma apoiante acérrima que tinha na bancada (seria a esposa?...) e que inventava as mais rocambulescas teorias em sua defesa.

"O Sousa é muito homem!", lembro-me perfeitamente de a ouvir dizer! Tá bem, até pode ser. Mas como treinador é fraco... Para nós foi!

Depois dos quatro, mais três golos.

O Rio Ave perdeu em Infesta, num jogo treino. Perder talvez não seja muito relevante, mas sofrer três golos já pode ser inquietante, sobretudo se juntarmos os quatro de Freamunde.
Entretanto Gaspar já treina sem limitações...

Nem de propósito, Eusébio no Record de hoje: «Na perspectiva do técnico dos vila-condenses, as explicações para as dificuldades defensivas estão identificadas. “Tem a ver com o nosso modelo de jogo. A nossa linha de pressão é mais adiantada e concede espaços. Por outro lado, os nossos jogadores não são muito fortes nos duelos individuais, o que beneficia as equipas de menor circulação que procuram o futebol directo. Ainda assim, e tirando os quatro golos sofridos em Freamunde, a nossa média não é preocupante. Assumimos riscos e isso por vezes tem custos”, salienta Eusébio, que vê em André Serrão e Tiago Terroso “uma segunda vaga que poderá ser uma mais-valia”». (E Fábio Faria não?)

Já Paulo de Carvalho diz no mesmo jornal, mas ontem: «Uma equipa que se preocupou em reforçar a defesa não pode, para subir de divisão, sofrer tantos golos. Não estou a dizer que a culpa é somente do sector recuado. Isso é com o treinador e os jogadores. Mas certo é que nenhum clube consegue subir sofrendo os tentos que o Rio Ave sofre». As contratações não terão sido bem feitas?


PS - por falar em defesas, lembram-se de Marcos?

19.10.07

Mora a titular no próximo jogo?

(Paiva no banco, César na bancada e Adriano em casa?)

16.10.07

Coentrão regressa?

O Jogo de ontem diz que o Benfica vai emprestar «quatro promessas» em Janeiro. Uma delas é Coentrão... «que não conseguiu demonstrar maturidade suficiente para ser uma aposta mais regular».

De volta a Vila do Conde?
Eusébio gosta mais do 4-4-2 e nesse esquema - Paulo Bento que o diga - não há espaço para extremos (Luisinho ou Samson não têm tido hipóteses, Gama ou Agostinho já foram); mas Coentrão ainda podia fazer uma perninha no ataque, sobretudo num 4-3-3 (com Evandro à frente de Niquinha e Delson e com Coentrão, Ronaldo e ??? no ataque)

12.10.07

Ainda os quatro sofridos em Freamunde

João Eusébio diz que lê os blogues, mas não temos a certeza; já o Jornal de Vila do Conde lê de certeza.
Eis o que lá se diz sobre os quatro golos sofridos em Freamunde:
«A defesa do Rio Ave, em especial o normalmente seguro Bruno Mendes, esteve muito mal e impediu que a equipa conseguisse a vitória. Efectivamente, o central está ligado negativamente aos golos do adversário, nomeadamente no segundo (...) e no quarto (...). Ter-se-á que aproveitar esta paragem para que a equipa ganhe mais consistência e seja mais acutilante. Só assim se poderá crer que a subida de divisão possa acontecer».

(PS - Nem eu nem o Gil escrevemos no JVC...)

10.10.07

Milhazes na selecção nacional?

Luis Freitas Lobo escreve hoje em A Bola que Milhazes merece mais destaque. «Fisicamente esguio, ataca muito bem pelo seu flanco, decidido a ir para cima dos seus adversários, procurando dar profundidade de jogo. Por vezes dá sensação de que ataca melhor do que defende. Tem uma excelente capacidade de crzuamento, metendo as bolas tensas na área (...). O seu futebol justifica outros horizontes». E ainda marca as grandes penalidades, acrescentamos nós, que somos fãs de Milhazes, sobretudo desde que se deixou de marcar golos na própria baliza e cortou o cabelo!

Agora a sério: força Milhazes, tu mereces esse destaque!

Mora já em pleno no treino de ontem

Está n' O Jogo' de hoje.

E agora, Eusébio, quem nos guarda as redes?

8.10.07

Baíca...

... lembram-se?

7.10.07

7ª j - Freamunde - Bonito de ver, mau para o coração

Como espéctaculo de futebol, o jogo merece todos os elogios. Como adepto do Rio Ave preocupa-me a forma como sofremos 4 golos.

E o problema (e não a virtude...) está no meio, . E não foi só pela defesa, mas também e muito. Paiva pode ainda estar sem ritmo, largou uma bola num cruzamento, falhou no 1-1. Bruno Mendes está mal nos 4 golos que sofremos, Danielson em 2 e mal noutros aspectos, como num atraso para Paiva que foi interceptado por um adversário. No meio-campo, Niquinha fez a pior exibição de que me lembro, Delson não existiu, André Vilas Boas foi uma perfeita nulidade. Aliás, ainda me questiono como este jogador consegue fazer parte dos convocados, quanto mais estar no onze inicial. Por mim, saía em Dezembro se alguém o quisesse.

Houve duas mexidas no onze em relação ao jogo com o Aves. Na defesa Ribeiro substituiu o lesado Miguel Lopes e Vilas Boas ficou com o lugar do castigado Vitor Gomes no meio-campo. O Freamunde joga melhor, muito melhor que o Aves e evidenciou alguns dos nossos pontos fracos. Um deles, na minha irrelevante opinião, é o fraco entrosamento da defesa e meio-campo. As mudanças têm sido constantes, os mecanismos que a equipa devia criar promovendo uma estabilidade na equipa titular não existem.

E hoje também era daqueles dias em que parecia que cada bola que fosse à baliza seria golo, tal a supremacia dos ataques sobre as defesas.

Não gostei de empatar, mas admito que um jogo assim dá gosto ver.

7ª j - Freamunde - Notas

Numa defesa que esteve tão mal, Milhazes conseguiu ainda assim ser o 'segundo' melhor de toda a equipa. Compensa o seu jeito por vezes trapalhão e estouvado com muita garra e entrega. E marcou dois golos de penalty quando a equipa perdia, o que revela muito sangue frio.

Mas o melhor foi mesmo Evandro. Marcou um golo, está no segundo e conseguiu inventar um penalty depois de ter insistido na jogada e roubado a bola a um defesa adversário. Evandro provocou o choque com o guarda-redes, eu não assinalaria penalty, Paraty que tem de decidir na hora teve opinião diferente da minha. E durante todo o encontro Evandro esteve sempre voluntarioso e esclarecido. É o seu melhor iníco de temporada dos últimos 2\3 anos.

O treinador: Eusébio leva 2. Sim estivemos a perder por 3-1 e 4-3 e fomos capazes de chegar ao empate. Mas fomos demasiado passivos até ao 3-1. E num outro dia qualquer, num jogo menos agitado poderia ter sido o fim do jogo. E também não gostei da equipa inicial, sobretudo da aposta em Vilas Boas.

Esta equipa pode render mais ou não?

Quanto mais jogos vejo mais me convenço que esta equipa, este plantel (pelo menos os que conheço), pode render muito mais. Ainda não vi nenhuma equipa com mais qualidade do que o Rio Ave. E, contudo, não estamos nos primeiros lugares.
Porquê?
Adaptação?
Azar?
Desinspiração?

Não tenho uma resposta para já. Mas sei que - à excepção do Trofense (que tem uma equipa preparada para subir) - não há melhor do que o Rio Ave.

De Freamunde: é preciso mexer na defesa!

Sejamos claros: o Rio Ave sofrer quatro golos num mesmo jogo só tem três explicações:
- ou a equipa está em crise;
- ou a defesa passa por maus momentos;
- ou foi azar.

Sinceramente, quero excluir a primeira hipótese e não acredito na terceira (depois do que vi no último jogo em casa). A culpa pode não ser apenas de Bruno Mendes (embora esteja em vários golos do Freamunde), mas a sua entrada no onze não trouxe nada de novo. É injusto para o jogador, eu sei, mas é a realidade. Com Gaspar estávamos melhor. Eusébio não vê?
Da defesa ainda: Ribeiro é muito menos afoito (e aguerrido) do que Miguel Lopes e este só não esteve em campo porque se lesionou; o Rio Ave é mais forte com Lopes; Milhazes e Danielson, com mais ou menos infelicidade, estiveram em plano aceitável. Paiva fez duas boas defesas, mas (ainda) não me convenceu na globalidade.
Por falar em jogadores menos bem: Niquinha fez um dos jogos mais desinspirados dos últimos tempos (e Vilas Boas apanhou um amarelo a tentar safar uma bola desastrada, enviada por Evandro); Evandro que está melhor; já Chidi não confirmou as indicações do jogo anterior e voltou à «gosmice» clássica.
O melhor em campo foi Milhazes (pelos dois golos, sobretudo).

Para o treinador nota 3: o Rio Ave teve sorte. A perder por 3-1, e quando se esperava uma reacção do banco, surgiu o auto-golo. De resto escalou aquele que é para mim o melhor meio campo (Niquinha, Delson e André) e apostou num ataque óbvio (Chidi tê-lo-á desiludido). Na defesa (e nas substituições) é que não esteve bem.

PS - Paraty marcou um penalti para o Freamunde que não existiu; nos do Rio Ave houve falta.

2.10.07

Ribeiro ou Miguel Lopes?

Gaspar ou Bruno Mendes?

1.10.07

6ª j - Aves

Gostei muito.

O jogo foi uma combinação de dois ingredientes: um bom Rio Ave e um mau Aves. E que poderia ter acabado em goleada a nosso favor. Nunca saberemos como seria o jogo com um adversário mais díficil, mas também não interessa. Interessa que vencemos e que a equipa se reconciliou com o bom futebol. Não é culpa nossa que o adversário seja fraco.

Nem quando ficámos com 10 o Aves foi capaz de nos dominar claramente. Tiveram uma bola na trave, sim, mas já antes e também com 10 tivemos uma bola no poste que não entrou por... milagre!

Foram 5 as alterações em relação ao último jogo e se tanta alteração significa que havia 'recados' a transmitir a quem antes jogou a titular, a mensagem deve ter passado na perfeição!

Os jogadores
O homem do jogo pode nem sempre ser o melhor em campo. Vítor Gomes foi o homem que fez a diferença no jogo porque após a sua expulsão o Rio Ave teve de se encolher mais e no fim acusou algum cansaço por ter menos um. Mas mesmo assim, fomos sempre melhores que o Aves.
Quem melhor jogou foi Niquinha. Poupo-me aos adjectivos porque a qualidade do capitão é por demais reconhecida. Também apreciei os laterais Miguel Lopes e Milhazes.

O treinador leva 3. Pelo resultado e pelo regresso às boas exibições.

Domingo, é às 11 da manhã em Freamunde (Sporttv)...

e no dia 18 de Novembro há Taça de Portugal; recebemos o Odivelas