5.11.07

De árbitros não sei.

Muito bom, chegar ao primeiro lugar é muito bom. Mas ainda falta tanto que é irrelevante ser agora primeiro, se é na 30ª jornada que se decide tudo. 2006/2007 mostrou isso.

Precisamos é de capitalizar esta posição com confiança e mais resultados que permitam consolidar o lugar. Pontuar sempre, vitórias em casa, fora também se possível sabendo que é mais difícil.

Resumo do jogo não vi, relato não ouvi, apenas as informações que a Antena 1 foi passando amiúde. E levanta-se a questão do árbitro.

Não me lembro de aqui falar de arbitragem, sinceramente. Admito que o tenha feito antes, mas não é meu hábito. Falar do árbitro é o exercício mais fútil e vão que se pode fazer. Não muda nada, o resultado será sempre aquele, as decisões estão tomadas e nem a assumpção de um erro vai fazer com que o jogo seja repetido. Não quer dizer que não proteste contra o árbitro nos jogos que vejo no estádio. Mas faço-o mais por emoção do que por acto de razão. Não adianta protestar. A questão é claro que é melindrosa. Quem não chora não mama, quem não move influências de uma forma ou outra acaba por nunca cair nas boas graças de quem manda, ou até não deixa uma inconsciente marca nos árbitros que mesmo não querendo admitir são condicionados nas suas actuações. O princípio é simples: eu protesto e barafusto e o árbitro quando tiver de tomar uma decisão no jogo vai ser influenciado pelo espectáculo que entretanto eu montei. Toda a gente sabe que assim é, não vale a pena fugir disto.

Mas eu aceito o erro dos árbitros. Julgar no instante é a coisa mais difícil. E o árbitro (tal como o treinador) é sempre o elo mais fraco. O futebol terá sempre erros de arbitragem, sempre porque é um acto humano. Keita falha golos de baliza aberta e às vezes marca alguns que julgamos impossíveis. Fá-lo por querer?

E vamos ser beneficiados aqui e agora e prejudicados amanhã e além. O futebol tem mais de 100 anos e não me parece que vá mudar.

Novas tecnologias? Sim senhor! E quem paga isso? E em que jogos se usa? Só na 1ª e 2ª liga? E nas provas da Federação e nos distritais? O futebol não é todo o mesmo?

Protestemos, sim protestemos, mas não de forma gratuita. Vamos virar a atenção para outros aspectos do jogo, para a arbitragem sempre é cansativo.

Sem comentários: