17.5.07

Ainda não consigo digerir devidamente o que aconteceu

Não consigo mesmo, porque é uma coisa intragável. Uma coisa má é estar a sonhar-se algo muito bom e acordar-se. Muito pior é estar a viver realmente uma coisa muito boa e de repente parece que a Terra começa a girar ao contrário e tudo muda para aquele que é o nosso maior receio.

O que aconteceu e quem são os responsáveis? Parece-me simples, que faltou capacidade da equipa técnica. Pela segunda vez e pela segunda época consecutiva. Por isso Eusébio tem mesmo de deixar o cargo de treinador principal. O homem tem os seus méritos: apostou definitivamente em jovens como Fábio Coentrão e Vitor Gomes, geriu um plantel que herdou de outros treinadores sem se queixar. Ainda teria (terá?) muito a dar ao clube porque conhece bem a estrutura, as camadas de formação.
Mas não pode falhar como falhou em duas alturas cruciais para o nosso clube, falhando a manutenção e agora falhando a subida. Não gosto de Eusébio como treinador, não o acho arrojado nem matreiro e sobretudo por aquilo que já disse, não o acho um bom psicólogo. É uma pena, porque me parecia que Eusébio poderia fazer um excelente trabalho de fundo no clube aproveitando muito bem tudo aquilo que pode ainda ser potenciado em termos de matéria humana das camadas de formação.

Responsáveis também alguns jogadores que parece que desaprenderam. Evandro tem de sair. Até para seu próprio benefício. Mas não será o único.

A ser real a notícia do JN que não deverá continuar à frente dos destinos da equipa principal de futebol, a tarefa da Direcção é agora muito importante. Se neste momento Carlos Brito fosse apontado como sucessor de Eusébio, acho que todos ficaríamos contentes. Mas só isso não chega. Deve aproveitar-se o momento para encontrar alguém que seja capaz de fazer aquilo que se estava a fazer com Eusébio no aproveitamento da prata da casa. Brito poderá ficar duas, no máximo três épocas até alguém o levar de novo. Não me parece que seja essa tomada certa para o clube. Precisammos de alguém que fique 4, 5, 6, 7 anos, que faça um projecto de fundo. O clube em termos de futebol tem de se definir definitivamente, não poderá andar ao sabor das opiniões de treinadores de futebol que fiquem meia época de cada vez.

Brito é boa solução? Sim, mas para ficar muito tempo. Quem mais? Lima Pereira? Porque não? E com Gama a adjunto. Eusébio pode ficar. A coordenador, ou noutra função.

A viabilidade financeira e desportiva do clube pode passar pelo que se decida neste Verão. Espero que sejam as decisões certas.

18 comentários:

Anónimo disse...

Será preciso ver a noticia de "o jogo" de Hoje?...CARLOS BRITO ESTÀ DE VOLTA AO RIO AVE!!!

João Paulo Meneses disse...

http://www.ojogo.pt/23-85/artigo632527.asp

Anónimo disse...

É impressionante, a vida dá muitas voltas!!!
Volta Carlos, volta, mas pelo mesmo preço com que saíste!!!
Ou mais caro?
Sabiam que a actual equipa técnica em salários não valia mais do que 6 mil euros, que o Rio Ave não pagava prémios de jogo?

Quanto virá ganhar o Carlos Brito?
Com a vinda do Carlos Brito, voltará a haver prémios de jogo?

Desculpem esqueci-me que agora já há dinheiro!!!
E agora é fácil voltar mas por quanto? com que equipa técnica, com que jogadores?

O Carlos Brito com Salários de 10 ou 15 mil euros por mês custará ao Clube entre 140 e 210 mil Euros(aproximadamente 42 mil contos ) por ano fora equipa técnica...
Será que todos querem que ele volte?
Eu acho que não! A não ser que o amor que ele diz que tem seja realmente grande e ele volte a ser humilde, e aceite ordenado por objectivos!!! Aí eu já aceitaria o seu regresso!!! E vc’s?

Rio Ave sempre!!

Anónimo disse...

Nao tenho nada contra o eusebio é filho da casa, mas relembro que já trocou o RIO AVE enquanto jogador, eu sei, é a vida deles, por isso caso o clube queira dar oportunidades deverá dar ao Gama pois esse sim nunca nos trocou...
Carlos Brito? sim! mas humilde como começou com Gama adjunto no banco e niquinha no campo. Penso que nao ficaría caro ao RIO AVE e todos ficaríamos contentes.

Afonso Henriques disse...

ainda há dias comentei no outro blog o seguinte:

"…quanto ao Brito, para voltar teria que assinar um contrato vitalício tipo Guy Roux do auxerre (http://www.histoaja.free.fr/personna/roux.htm). e teria que se dedicar inteiramente ao clube dos escalões mais baixos ao futebol profissional. teria que implementar um sistema de jogo desde os escalões de formação. será que tem estofo para isso?..."

caso contrário, se for para ficar no limbo à espera de nova oportunidade digo "não, obrigado"

Anónimo disse...

Não esqueço, não, não vamos esquecer...Não é GIL?

Segundo o presidente estamos em contenção e por isso estamos a apostar na prata da casa????
-Mas com o Carlos Brito pelos vistos já é possível investir sem dinheiro não é?
...Ora bolas, tivessem investido no defeso em Dezembro sem dinheiro, e hoje estaríamos aqui a pedir que o Eusébio ficasse porque tínhamos subido, ou não seria!?
E porque não se investiu em prémios de jogo? Porque razão se retirou os prémios de jogo quando estávamos a ganhar e não se voltou a dar quando estávamos a perder?

Quem é que entrou no balneário no final do jogo com o Portimonense e destabilizou a equipa, por completo, ameaçando despedir metade da equipa? Não terá sido isso que valeu 4 derrotas?
Quem disse que o jogo do portimonense foi mal preparado? Disse também, porque razão afirmou isto? em quê que o jogo do portimonense ficou mal preparado? o que aconteceu durante essa semana e esse jogo que levaram o Presidente a dizer isso em Santo Tirso? Pois enterra na areia presidente, enterra!!!

Pois é, agora é fácil INVESTIR, sem deixar os outros entenderem o que se passou...

- Agora vem outro… - amanhã tudo está esquecido, e fica tudo bem porque já temos dinheiro... do Fábio, mas atenção este acaba depressa!!!

NÂO, não vou esquecer que houve erros grosseiros desta direcção, e presidente da assembleia geral! Eusébio desejo-te toda a sorte do mundo…Disse!

Afonso Henriques disse...

não sei onde o JN foi buscar essa notícia que o Eusébio não fica. o homem levou o troféu de treinador do ano (não sei se pelas 5 derrotas consecutivas da época passada ou pela série de 17 jogos sem perder desta época). então ele leva um troféu e na semana a seguir já não presta? se ele não ficar tornar-se-á claro que existe falta de carácter na direcção. dá-se troféu por dá aquela palha, para atirar areia aos olhos, ou como quem dá um torrão de açúcar.
e se no final desta época o Eusébio for anunciado como treinador para a próxima época não ficarei admirado. isto parece-me mais jogo da direcção para desviar a atenção de nós todos sobre o que se vai passar. e lamentavelmente ficamos sempre a saber do que se passa no nosso clube através de outros órgãos de informação que não o site. já está a ser assim com o futuro estádio. costuma-se dizer que o segredo é a alma do negócio mas é preciso lucidez para distinguir negócios de negociatas.
se houve convite aos elementos do clube por parte dos jornalistas da linear para ajudar esclarecer aos sócios/adeptos sobre esta época e se esse convite foi recusado, espero sinceramente que não hajam puxões de orelhas a esses jornalistas.
já sei, estou a ver fantamas.

Afonso Henriques disse...

ora vejam estas preciosidades no site da direcção (acho que vou passar a chamar assim a partir de agora)

http://www.rioave-fc.pt/engine.php?id=442 (até aqui tudo bem, depois um gajo clica aqui e vê como aquilo anda) http://www.rioave-fc.pt/engine.php?cat=53

acredito que o problema não seja meu, mas se for desde já apresento a minhas desculpas.

Anónimo disse...

O problema é que se esta direcção se for nao temos ninguem que pegue no clube... Ora vejamos o caso do Guimaraes entrou o cajuda em 4 jogos 3 derrotas e 1 vitoria, depois eleições, uma porrada de candidatos, e o Guimaraes apos entrada novo executivo nunca mais perdeu... segundo sócios do clube o segredo estava na troca da direcção... será que não existem mais alternativas em Vila do Conde? E se houvesse todos os anos Fabios pra vender? Fica a questão.

Anónimo disse...

Visitei, agora mesmo, o site do Rio Ave e não tive qualquer problema.

Não sei se não haveriam sócios que se disponibilizassem para gerirem o clube. Acredito que sim, tantas são as vozes e opiniões nos blogues demonstradas. Sabem de tudo e fariam sempre melhor. Clube com sócios como estes não deve ter problema em encontar quem quer ser director.

Pena é que quando se abrem actos eleitorais, ficam mudos e quedos. Ninguém os ouve ou vê.
Passado o mesmo, voltam a perceber de tudo e fariam sempre melhor.

Falta uma jornada para a época acabar. Para mim o treinador é o Eusébio, até ao momento em que terminar o seu contrato. Merece todo o apoio. Estarei na bancada a apoiar a equipa como se disso dependesse a subida de divisão.

Ao Leixões e ao Vitória desejo-lhes toda a sorte do mundo para a próxima época.

Manuel Silva

João Paulo Meneses disse...

Caro Manuel Silva, acha que por exercermos um sentido crítico do nosso rioavismo, através dos blogues (falo por mim e, certamente, pelo Gil) isso nos obriga a ser candidatos à Direcção? ou que, por não sermos candidatos, não podemos manifestar a nossa opinião (num blogue, no café ou na bancada)?

Afonso Henriques disse...

providencial, Manuel Silva, providencial. entre as 3:14 PM (hora que deixei o meu comentário) e as 5:20 PM (hora do seu comentário) de quinta-feira dia 17 de Maio o jogo e o preço dos bilhetes foi actualizado para o próximo jogo foi actualizado. e ao que parece desta vez não há borlista (apenas alguns convidados vips). isto quer dizer que a direcção tem sempre olhos nos blogs. só que umas vezes atendem aos pedidos e outras vezes não. apenas há a louvar os preços baixos.

Anónimo disse...

Vi agora no site da Linear que o João Eusébio vai estar na rádio na próxima 2ª feira.

Afinal ainda há alguém no Rio Ave com «tomates» para falar da catástrofe.

Anónimo disse...

Se eu fosse o João Eusébio, "partia a loiça toda" e dizia o que todos sabem mas têm medo de dizer...

Anónimo disse...

Deixem-se de Carlos Brito, e comecem a olhar para DANIEL RAMOS...

Por acaso gostava muito de ver o Daniel Ramos no Rio Ave...!!!
Sem dúvida um treinador de futuro. Aprecio a sua postura e inteligencia, força Daniel!!!!

Mas porque será que este treinador não aparece nas sondagens deste e de outros Blogs? Porque será?

Comentador de Bancada

Anónimo disse...

Está aberto o Caminho....!!!
Daniel Ramos vai saír do Trofense!!!
Ver a Noticia no Jogo!!!
http://www.ojogo.pt/23-86/artigo632672.asp

Daniel Ramos é o Proximo Treinador do Rio Ave!!!! Será?

A fonte é segura, mas?


Comentador de Bancada

Anónimo disse...

Desculpem-me se ofendi os ilustres comentadores deste ou de outros blogues.
Dei, apenas, a minha opinião, simples, objectiva e real.
Não é de agora, sempre o Rio Ave sofreu do mesmo mal: encontrar elementos para a Direcção. Que me lembre nunca existiram duas listas. e mesmo uma, por vezes, tem sido difícil de conseguir (lembram-se das Comissões Administrativas?)
Entendo que estes espaços são bons e devem existir, para que todos exprimam as suas opiniões.
Não devemos é ficar ofendido quando elas também nos criticam (desde que não ofendam ou sejam injuriosas).


Manuel Silva

João Paulo Meneses disse...

Caro Manuel, não há opiniões objectivas; de qualquer forma não é só no Rio Ave que é difícil encontrar quem queira ser dirigente; tirando o Benfica sporting e FCPorto...