19.4.07

O que ficámos a saber do nosso (do NOSSO clube, esclarecimento um pouco infantil, é certo, mas pelos vistos necessário) mister

António Tavares-Teles ontem em O Jogo:
«- Desculpe lá a minha ignorância, mas... Outra coisa: tem o curso de treinador?
- Tenho o curso de nível 4, e o nível 4 Pro-UEFA, atenção. Para além disso, tenho também o curso de formador de treinadores e em Bragança fui director-pedagógico do 1º nível e, depois, do 2º. Podendo mesmo dizer-lhe que comecei a tirar o meu curso para treinador – do 1º nível, pois – em 1982, está a ver... Tinha, creio, 23 anos.
- Mas foi um jogador fraquito, ou não?
- Dependo do critério, porque até subi quatro vezes de divisão com o Rio Ave, e depois uma com o Bragança.
- É um treinador sem efes e erres, sem gravatas vistosas, dizem que não é bem falante...
- Olhe, para além de estar neste momento a frequentar um curso superior, sou sempre o primeiro em matéria de investigação, de procura de informação. E depois creio que sei passar da teoria à prática, como se tem visto.
- É de Caxinas...
- Sim, tal como o André e o Paulinho Santos, mas a minha família não está ligada à pesca: tem um negócio.
- O contrato acaba agora?
- Acaba, embora estejamos a planificar a próxima época. Embora para já o principal não seja eu mas sim renovar com os jogadores que nos interessam e encontrar outros que também nos interessem. O resto...
- Até onde sonha chegar?
- Tal como o meu objectivo é ganhar jogo a jogo, quanto à minha carreira a minha filosofia é exactamente a mesma: subir patamar a patamar. Sou investidor na Bolsa e não gosto de apostar em acções que subam muito rapidamente, porque em seguida também costumam descer muito. Gosto de subir com consistência.»

19 comentários:

Caxineiro disse...

Do "nosso" mister? De quem? Do JPMeneses, que dois post abaixo deixa à consideração de quem o lê uma eventual saída de João Eusébio porque Carlos Brito está no desemprego???

Admiro-me que seja o mesmo jornalista JPMeneses que costuma clamar por valores éticos, mesmo que isto seja uma opinião pessoal transmitida num simples blogue!?

Afonso Henriques disse...

ficamos a saber que ao contrário de muito treinador da moda ele tem o curso de nível 4, e o nível 4 Pro-UEFA e que está a frequentar um curso superior (já agora qual?)

que investe na bolsa e não gosta "...apostar em acções que subam muito rapidamente, porque em seguida também costumam descer muito..." tal como no futebol.

mas mesmo assim gostaria de ser presenteado com outro treinador para a próxima época.

mas o carlos brito já teve a sua época. não somos um clube de órfãos.

João Paulo Meneses disse...

Caro caxineiro. Do nosso significa que é do nosso clube; conhece outro treinador no Rio Ave actualmente? Propõe outra forma de escrever?
Mais a mais não proponho nada: pergunto. realmente a tontice não escolhe dia nem hora... Mas fique descansado que vou clarificar no texto!

PS - quais valores éticos? qual opinião pessoal?

Afonso Henriques disse...

já agora só gostaria de dizer uma coisa, já que o site do nosso clube é aquilo que sabemos, se quisermos consultar o histórico dos jogos temos que vir a este blog.

mesmos sendo recortes, estes recortes são os mais completos. tudo o que precisamos saber está lá. por exemplo quem foram os 4 árbitros assim como as incidências e outros detalhes.

chamo a atenção para estes dois casos: comentário da penalidade com o estoril "rui correia defendeu penalty de milhazes (70)" e comentário do jogo com o trofense "chico silva desperdiçou uma grande penalidade (50)". o mora faz uma defesa daquelas e o critério não é o mesmo, mas enfim não se pode ter tudo.

mas é graças ao vosso trabalho tenho actualizado o históricos do jogos deste ano.

obrigado aos dois.

Afonso Henriques disse...

excerto retirado do http://www.planetadofutebol.com/ do luís freitas lobo

"…No livro Futebol Total (1975), Kovacs dizia que, no inicio, perguntava se era necessário aprender pedagogia, fisiologia, biologia, etc, quando tudo não passava de dar pontapés numa bola. O tempo iria o esclarecer: "Hoje afirmo que o faz o treinador moderno e lhe permite julgar os diversos aspectos do futebol, é o valor e força da sua bagagem e não a qualidade do jogador que foi". A modernidade não perde actualidade mesmo com a distância de 30 ou 70 anos…".

olhando para o joão eusébio não me cheira que estejamos perante uma pedra preciosa. mas queira deus que esteja errado, pois o mais certo é ele continuar. o que vale é que para o ano descem dois e não acredito que venhamos a ser assim tão maus.

outro aspecto a considerar, é que continuando o joão eusébio com certeza que o plantel do próximo ano já venha a ter mais o dedo dele ao contrário do plantel deste ano que com as saídas e entradas continuou com o espírito dos anos transactos.

Anónimo disse...

Já falam na próxima época?
O importante de momento são os cinco jogos que faltam, nada está decidido. O Rio Ave está em vantagem, mas não nos esqueçamos que o deslumbramento, por vezes, é prejudicial.
Devemos estar unidos à volta da equipa e apoiá-la.
Nós, os sócios, temos a oportunidade de mostrar a nossa mais valia: no próximo jogo fazermo-nos acompanhar por dois amigos que apoiem o Rio Ave. É a altura da bancada poente se encher. Caso não aconteça devemo-nos sentir envergonhados.
Já agora um desafio: assistamos ao jogo vestidos com alguma peça de cor verde.

João Paulo Meneses disse...

Claro que sim, caro socorro, mas seria um erro - neste contexto - não começar já a pensar a próxima época, no pressuposto de que vamos subir. Aliás, o próprio treinador o deixa entender.

Anónimo disse...

esta entrevista é surreal.

e ja tinha dito k o caxineiro é pouco inteligente.

Caxineiro disse...

Aos autores deste blogue (Gil e JPMeneses) que me re-comentam aqui em comandita nos dois últimos posts:

- Gil: concordo consigo, ser "vileiro" é um "estado de espírito"! É precisamente contra este "estado de espírito" que dirigi o meu comentário, tal como o tenho feito noutras ocasiões. Mas contrariamente à sua definição quase antropológica dos “rabos lavados na doca” (que poderão justificar a histórica poluição do rio Ave mas não o que está aqui agora em discussão) prefiro desmontar um pouco do tal “estado de espírito”.

Dedico então o tempo do meu lanche a fazer esta desmontagem sem qualquer tipo de rodriguinhos de natureza sociológica ou sequer intelectual e de forma a permitir a sua leitura por todos os que duvidam do próprio QI.

“Vileiros” são geralmente os vila-centristas, que têm a ilusão de ver e viver melhor o concelho por se encontrarem na vizinhança dos respectivos Paços, que não têm noção de que se passa fora das guerrinhas paroquianas do Monte e da Praça, que há muito se conformaram com o municipalismo que os cobre há anos, que fazem juízos sobre o mundo em redor nas mesas do café Bompastor ou enquanto coçam as costas nas esquinas, que não sabem que grande parte do dinamismo de Vila do Conde, a todos os níveis, é sobretudo gerado nas freguesias, que por causa disso se relacionam historicamente com os concelhos limítrofes, desde a Póvoa, Trofa, Maia ou Matosinhos, etc. etc.

No que toca ao Rio Ave, os “vileiros” estão arrebanhados em grupos, que têm jogadores, treinadores e dirigentes preferidos “até à morte”, que conspiram contra Paulo Carvalho quando este está na presidência, ou contra Carlos Costa quando é a vez deste, que são geralmente derrotistas, que são sempre os primeiros a atirar a toalha ao chão, que não discutem o futebol pelo futebol, que não puxam pela equipa quando ela mais precisa, que encarnecem dos que responsabilizam pelas derrotas mas rapidamente esquecem os feitores das vitórias, que discriminam e subvalorizam mais facilmente os que são da casa e mostram amor à camisola em detrimento dos de que vêm de fora, que são os primeiros a engrossar as filas das borlas, a abandonar o estádio ou a invectivar jogadores, treinadores ou dirigentes do Clube quando as coisas não correm de feição, etc, etc.

Finalmente, os “vileiros” têm um fetiche predilecto, que são os Caxineiros, por quem cultivam um inconfessado e nunca demonstrado sentimento de superioridade, sobretudo devido às origens piscatórias dos habitantes das Caxinas. Têm tido a imensa sorte desta comunidade não os levar a sério, como de resto normalmente o fazem todos os outros Vilacondenses. Durante os jogos, os “vileiros” gostam de se afastar dos Caxineiros, com a única excepção de quando há confusão ou ameaça de porrada da claque adversária, pois nessa altura não há “vileiro” que não fuja para a “rebessa” dos Caxineiros com o intuito de proteger o respectivo lombo!

E isto é só uma definição resumida que facilmente poderia ser prolongada.

- JPMeneses, quem escreve «Não pensava suscitar a questão da continuidade do treinador mas a saída de Carlos Brito da Madeira muda o caso» quando o Rio Ave está isolado no primeiro lugar, na ponta final do campeonato depois de uma série vitoriosa de que não há memória no Clube, sugerindo a substituição por um treinador desempregado de que concordo ser “mítico” mas que foi despedido dos clubes onde tem estado, está a destilar o quê?

Não será o fel de que me acusa? O mesmo que o fez escrever neste blogue logo à 4ª jornada deste campeonato «…o treinador está a prazo…», à 7ª jornada «…o clube estar a ser humilhado. Resta-lhe sair» ou «… o falhanço de Eusébio não é de agora; também vem da época passada.» em 30 de Outubro «Alguém tem o número do Mário Reis?» em 26 de Novembro «… Eusébio não é o treinador certo para o Rio Ave…» ou depois da vitória com o Estoril à 9ª jornada «…peço a Eusébio que coloque o lugar à disposição da Direcção…»?

Julgo que não fará sentido alargar mais a listagem de exemplos das “análises” persecutórias que tem andado a fazer a João Eusébio desde que ele chegou a treinador principal do Rio Ave.

Estas são as questões essenciais, que levantei e cuja interpretação e defesa reafirmo, não é saber quem as escreve, onde nasceu, onde mora ou como vai vestido para o Estádio. Neste particular sempre lhe direi que proximamente quando virem um indivíduo com um cachecol do Glorioso Rio Ave Futebol Clube sentado na bancada do estádio D. Afonso Henriques entre adeptos do Vitória…SOU EU!

E agora força lá a libertar a matilha de “anónimos” do blogue.

VIVA O RIO AVE F.C.!!!

Anónimo disse...

e tu caxineiro devias ser o primeiro anonimo a ser libertado!!

santa ignorancia

João Paulo Meneses disse...

Caro dito-caxineiro: continua a ser o nosso treinador (e a quem, podia ter referido isso, mas não dá jeito, não é verdade?, já reconheci publicamente o meu erro de avaliação)

PS - comente à vontade, diga o que lhe apetecer diariamente, mas não me fale mais é em valores éticos: quem não é homem para se assumir nunca pode falar dos valores éticos de quem tem nome, número de sócio e assume a sua cidadania todos os dias!

Gil disse...

Gosto de si, Caxineiro, é homem que não leva desaforo para a casa! (lembra-me o "don t go home with your hard-on" do Leonard Cohen. E conhece o "Allelujah" também do canadiano? A versão do Jeff Buckley é fenomenal!)

O único estado de espírito em que me revejo é o de "rioavista". Não questiono o meu QI, tenho um papel passado por um profissional qualificado com o número 197 lá impresso. Mas é apenas um número. Pelo que me disseram, a Psicologia contemporânea até valoriza mais o QE. O meu é elevado. E o seu?

E todas as perguntas que aqui fazemos são legítimas, por muito que lhe custe aceitar. E assumimo-las. O seu auto-retrato, por exemplo, é demasiado vago. Se o Caxineiro é o rioavista com cachecol do Rio Ave entre adeptos do Vitória, o Caxineiro posso ser eu, que sempre que vou ver jogos a Guimarães os vejo de cachecol do RAFC e entre adeptos locais.

Já reparei que é um defensor convicto do nosso treinador. Tudo bem. Eu também não quero que ele se vá. Se o visse pessoalmente era com enorme prazer que lhe apertaria a mão e lhe daria parabéns por esta campanha que começou mal, mas que ele corrigiu e que fez que quem, como eu, o questionou tenha agora de reconhecer que ainda bem, que o homem ficou!

Continue a defender o JEusébio, ele de certo agradecerá. Talvez até lhe dê um autografo ou tirem uma foto juntos para mais tarde recordar.

Mais importante que nomes, rótulos ou opiniões é o nosso RIO AVE!

Caxineiro disse...

Gil, a discussão dos ARGUMENTOS em causa é objectiva e não passível de tiradas paternalistas. Assim, faça o favor de guardar os seus conselhos musicais, as confissões sobre QI’s e QE’s (conheci o Damásio muito antes da maioria “só” o conhecer do Benfica!) bem como as restantes sugestões que não lhe pedi. Concordo com o Viva o Rio Ave!

JPMeneses, ou direi antes dito-João Paulo Meneses, dito-jornalista-provedor?

O argumento do pretenso anonimato violador de “valores éticos” é fraco, não estando minimamente ao nível da sua “provedoria” nesta matéria. Retiro do “Guia Ético e Técnico” do seu Blogouve-se (http://ouve-se.blogspot.com/) dois trechos:
3 - Autoria dos textos: (são aceitáveis) «...contributos de leitores que solicitem o anonimato ou cuja identificação seja irrelevante para a compreensão do texto»;
9 - Os comentários: (são aceitáveis) «...comentários anónimos, pseudo-identificados e identificados...» dado que «...pode ser uma forma de facilitar o contacto e a relação...»

Parece-me haver aqui desonestidade intelectual da sua parte ao publicar um Guia (pretensamente) Ético que depois não pratica em idêntica situação, por preferir o facilitismo de insultar um interlocutor. Mais do que a questão aqui em discussão, que tem sido apesar de tudo meramente opinativa, desilude-me a baixeza do truque até porque está sempre em risco de perder este seu argumento-último.

Afonso Henriques disse...

valha-me deus. que eu saiba nas penúltimas eleições autárquicas a "câmara" não ganhou cá no burgo. dá-se uma junta a um nativo deles e os carneiros votam em força.

agora pergunto
em 1981/82 ficamos em 5º lugar (melhor classificação). quantos vileiros e quantos caxineiros na equipa?

em 1981/82 finalistas vencidos (melhor prestação na taça). quantos vileiros e quantos caxineiros na equipa?

se há coisas que os vileiros não gostam é que outros digam os seus defeitos. podemos assumi-los, mas não gostamos que apontem os nossos defeitos.

João Paulo Meneses disse...

Tanto pratico que o dito-caxineiro continua por cá, a comentar anonimamente (e, desejamos que assim seja, sem qualquer moderação prévia)! Já lhe disse, continue. Mas o facto de os aceitar não significa que tenha deles a mesma opinião. O que não aceito, já lhe disse, é que me fale em valores éticos: quem não é homem para se assumir nunca pode falar dos valores éticos de quem, neste contexto, tem nome, número de sócio e assume a sua cidadania todos os dias!

Anónimo disse...

E triste ver num blog destinado a adeptos do RIO AVE estarem a esgrimir-se os adeptos bileiros e os caxineiros...fiquem a saber que actualmente essas guerrinhas fizeram o clube perder muitos socios...mas ja que o sr. afonso henriques tambem se esta a encrespar todo contra s caxineiros, digo-lhe que pela estupidez dos bileiros o RA não e muito maior e perdeu muitos adeptos para o rival precisamente por esse motivo que aponta,não haver jogadores das caxinas nesses anos,fechando-lhes as portas e em contrapartida bem aceites na povoa!Hoje em dia o problema da desmobilização dos caxineiros prende-se com outros factores, e com razão pois os bileiros não querem saber do clube, porquê que nos haveremos de querer saber? E eu explico-lhes que antes de sermos caxineiros ou bileiros, os RIOAVISTAS são os verdadeiros VILACONDENSES, todos os outros não passam duns mazanzas...e muito mais teria para dizer e se calhar ainda direi se necessario.VIVA o RIO AVE f.c.

Anónimo disse...

sr. Borges, tenho-o em boa conta. não tenha nada contra si ou contra os caxineiros com exepção para um indivíduo que assina caxineiro e vem para aqui debitar umas caxineiradas.

pois para além de rioavista o senhor é também um anti-borlista convicto como eu. e por borlista entede-se por aquele tipo de gente que não tendo mais nada para fazer vai até ao estádio ver as coisas. consegui oferecer os meus bilhetes a verdadeiros adeptos do nosso clube. e o senhor? pena é que nem todos os adeptos possam ser sócios.

saudações rioavistas e até amanhã.

Gil disse...

Caro Caxineiro, continuo a gostar de si, apesar de estar com falta de capacidade de encaixe, num mau momento figadal. Esta troca de argumentos diverte-me, mas compreendo que a tenha levado mais a peito.

Sonhei esta noite que caxineiros e bileiros marchavam lado a lado, em alguns casos de mãos dadas, cantando alegremente o hino do nosso Rio Ave e que na frente desta marcha da amizade e conciliação, João Eusébio marcava o ritmo, sendo também porta-estandarte da linda bandeira que é a nossa.

Tenho pena de no meu sonho ainda ter visto esses rótulos de bileiro e caxineiro estampado nas testas de cada um. Toda aquela mole humana devia ser ANÓNIMA...

Anónimo disse...

santa mae de deus...
sao todos uns ignorantes, a debaterem-se sobre vileiros e caxineiros...
por aki se ve a estupidez das pessoas....

Rio Ave é só um!!!