22.4.07

26ª j - Portimonense - Um imenso soluço.

Inesperado. Mas que acontece quando o adversário é ousado e objectivo e a inspiração não quis muito connosco.

A derrota não é merecida porque tivemos suficientes oportunidades para vencer. Mas também não era de todo justo vencer. Não sei se Luis Martins estudou muito o Rio Ave ou se coloca o Portimonense a jogar sempre assim. Se estudou, então parabéns porque o fez muito bem. Se a equipa joga sempre assim, parabéns também porque gostei de os ver. Uma bola na trave logo no primeiro minuto de jogo e um grande banho táctico durante toda a primeira parte, espaços todos muito bem ocupados, uma equipa a jogar em bloco, ainda que algo curta no ataque, mas que chegou para nos bater.

Nunca acreditei que perdêssemos, mas o tempo passava e a nossa incapacidade de marcar deixou-me preocupado. Tínhamos uma defesa quase totalmente nova, só Danielson era titular habitual. Depois JEusébio trocou as posições de VGomes e RJorge, mas apesar das poucas melhorias, nada. Continuavamos a estar desligados entre defesa e ataque, não havia meio-campo e o Portimonense dominou esse sector. A eficácia que nos tem acompanhado também hoje ficou em casa. Foi demasiada desinspiração. Evandro e Keita roçaram mesmo o medíocre. Chidi não teve o toque de Midas. As substituições não resultaram em coisa nenhuma...

Quero acreditar que foi apenas um dia menos bom. Custa-me escrever depois de uma derrota que não esperava.

Uma coisa vos digo: não se pode desmoralizar. Continuamos com 5 pontos de vantagem sobre o Guimarães. Em vez de pensarmos que na próxima jornada eles podem encurtar a diferença para apenas 2 pontos, temos de nos unir e ajudar Eusébio a convencer os jogadores que vamos repor em Guimarães a diferença nos 8 pontos e assim liquidar de vez as esperanças deles em subir. Não é importante ser campeão. É importante subir. A derrota vai ter o condão de abanar os espíritos porventura mais conformados e até adormecidos no plantel que acreditavam que estava já tudo feito. A derrota é a mãe de todas as vitórias e esta vai ajudar-nos a vencer em Guimarães!

Força Rio Ave!

11 comentários:

Afonso Henriques disse...

cheguei todo contente ao estádio com os meus dois convidados e o que vejo? entradas gratuitas para a outra bancada. então porque me deram dois convites? parea me fazerem de lorpa?

mais cedo ou mais tarde iríamos perder um jogo. e depois? não vai ser o fim do mundo. em força para guimarães.

Anónimo disse...

"Ao morrer uma andorinha não acaba a Primavera..."
O Rio Ave continua a depender só de sí, acredito num Rio Ave forte, compacto, rápido que vai vençer o Vitória de Guimarães, a jogar de igual para igual somos melhores...
O Portimonense foi trés vezes á baliza do Rio Ave e fez dois golos de bola parada, pareciam sempre mais os jogadores de Portimão que do RIO AVE, colocaram a equipa atrás da linha da bola...não houve espaços...
Vamos a Guimarães ganhar!
É importante dar o apoio á equipa nesta fase, não se pode cantar numa semana Campeões Allez e esses mesmos na outra apuparem a equipa quando essa mais precisa.
ABAIXO AS BORLAS, para dizerem mal do RIO AVE usem os blogs, falem contra o rádio lá em casa, no estádio é para apoiar até ao fim...
Inadimissivel a atitude de meia dúzia de invejosos por detrás do banco do RIO AVE, bebam água e apreendam a ver futebol...

VIVA AO RIO AVE! CONTINUO A ACREDITAR!

Anónimo disse...

Eu mais uma vez acertei…
Podem ver no blogue do rio ave fc, no domingo de manha, eu escrevi k o rio ave ia perder, e perdeu…não era mt difícil prever esta derrota…
Kd se começa a dar entrevistas sem nexo, é isto k acontece…
Nos últimos jogos o rio ave ganhou uns com sorte e os outros com as ajudas das arbitragens…mas parecia k ninguém keria ver isso, diziam k o importante era ganhar, mesmo jogando mal…
Pois bem, desta vez jogou mal, e não contou com a ajuda do arbitro, pois este arbitro é o melhor arbitro português, e não entra em joguinhos fora das 4 linhas…
Depois para completar, falta a imcompetencia do treinador, em cinco posições defensivas mudou 4!! Isto nem parece de um treinador com nível 4 e da UEFA…não pode fazer tantas mudanças na defesa, depois viu se k kd o portimonense ia ao ataque, era um perigo, ninguém sabia o k fazer…
Para piorar inda mais, colocou o Evandro a titular, com o chidi ao lado do keita, não pode!! O chidi tem d jogar no lugar do Evandro; e ao lado do keita tem d jogar o coentrao ou o Ronaldo…será assim tão difícil d entender iuusto??

Eu vou deixar d frequentar os blogs do rio ave, por isso este é o meu ultimo comentário…vcs dizem k os comentários anónimos não tem credibilidade…kem perde são vcs, perdem d aprender um pouco sobre futebol…

Mas podem ficar descançados, pk pa semana o rio ave não perde em guimarães.

Se ficarem com saudades minhas, implorem me pa voltar.

João Paulo Meneses disse...

Caro anónimo. É obvio que já estamos com saudades suas!!! Agora a sério, aceitamos todos os comentários, mas terá k (vê como gostamos de si?) concordar que a credibilidade de quem comenta é proporcional à capacidade que temos de o identificar, de saber quem é. Volte sempre.

Caxineiro disse...

Gil,

Tomo como minha a análise que aqui faz ao jogo, em que a equipa deu mostras claras de ter baixado o acelerador, se calhar porque já só pensavam no próximo e decisivo jogo de Guimarães. O que é realmente estranho é como “este” Portimonense está naquela posição da tabela e até se arrisca a descer a jogar desta maneira. Também acho que em Guimarães vamos ganhar e que não será por causa deste Portimonense ter sido este ano o nosso Atlético que fará a equipa vacilar no objectivo que interessa (veja lá que até o seu amigo Leonardo gravou uma música para a ocasião: «First we take Guimarães, then we take Betandwin»!)

Contrariamente à impressão que teve o Moisés Cambola, eu vi muita gente “convidada” que embora desiludida com o resultado e a exibição nunca se manifestou contra a equipa. No lado contrário a onde se verificaram esses apupos foi bonito de ver que a grande maioria de Rioavistas presentes saudou efusivamente a equipa à saída do estádio.

Anónimo “do k”,

Olhe que as dúvidas que V. aqui levantou sobre as alterações efectuadas na equipa neste jogo até são pertinentes, tal como já notei que o foram noutras ocasiões no passado o que denota claramente que V. até percebe de futebol. Só ainda não percebi é se V. é Rioavista porque como não se assina nunca se sabe quando os comentários são seus. De qualquer modo porque tem sido uma “voz” com uma perspectiva diferente, o que apesar de tudo aprecio, da minha parte peço-lhe já que NÃO DEIXE DE COMENTAR.

Quanto ao anonimato dos comentários, sugiro que abra um blogue como eu fiz ou como notei que outros já o fizeram. Depois de fazer isto, todos os seus comentários deixam de ser anónimos porque passam a ser automaticamente assinados (a azul) sempre que V. escrever e a não serem confundidos ou usurpados com ou por outros comentários anónimos de comentadores não registados. Esta é uma diferença que não tem nada a ver com falta de credibilidade, pois a CREDIBILIDADE ESTÁ NO QUE SE COMENTA E NÃO NO FACTO DE SE SABER OU NÃO QUEM FAZ OS COMENTÁRIOS. Se V. optar por registar-se como blogger e passar a assinar por exemplo como “K” não se torna mais ou menos credível do que se o tivesse feito como “Nuno Alvares Pereira”, “Gil Eanes”, “Mário de Almeida” ou “Sócio nº X”. A credibilidade, muita ou pouca, estará sempre na racionalidade que coloca naquilo que escrever, concorde-se ou discorde-se, escreva em português ou espanhol, faça apreciações sobre o Leonard Cohen ou o Zé Cabra, seja Caxineiro, Vileiro, Mindelense ou de Fajozes, ou simplesmente se esteja a borrifar para estas tretas. Esta é uma evidência tão lapalissiana que só aqui o dito-JPMeneses insiste em fazer de conta que não percebe porque não lhe convém encarar a evidência do que lhe apontei e que qualquer jornalista ou professor de comunicação concordaria comigo.

Tudo o resto, como a identificação, donde é, se é sócio, simpatizante ou “convidado” do Glorioso Rio Ave F.C., etc. só tem interesse quando alguém quiser organizar algum pic-nic ou convidar a malta para mandar abaixo umas bejecas e não é por isso certamente que vimos cá comentar.

Viva o Rio Ave!!!

Gil disse...

Caxineiro,
continuo a gostar de si, ainda por cima depois de um elogio à minha apreciação do jogo. E já que falamos de música, o Rio Ave será sempre para mim (espero que para si também) "The Greatest" (de Cat Power)!

A sua ideia do pic-nic é muito boa! No final da época para festejar a subida vou arranjar maneira de podermos fazer um pic-nic no relvado do estádio!

O meu caro Caxineiro não está convidado a ir, está INTIMADO a comparecer! Marque a data, dou-lhe esse privilégio!

Os restantes particpantes deste blogue k também queiram ir são muito bem-vindos!

Saudações rioavistas! Não se esqueça que domingo temos de ir à cidade berço!

Anónimo disse...

Depois de ler todos os comentários de toda a gente, que aqui se diverte, falando sério.
Eu no domingo antes de o jogo comesar eu entrei no blog do Rio Ave
e li...hoje o Rio Ave vai perder.
Não liguei nem vi quem escreveu,porque o Paulo, já comesara dizendo que o Portimonense mandou uma bola no poste.
Tudo aconteceu como o nosso anónimo disse.
Mas como toda a gente diz e,eu tambem nada está perdido.
vamos ganhar domingo e fazer a festa com o Gondomar.
VIVA O RIO AVE
josé correia

Anónimo disse...

Saudações Rioavistas

Pois é, ca estou eu outra vez… optei por seguir os vossos conselhos, principalmente ali do nosso amigo caxineiro, com o qual já tive alguns problemas.
Eu tive mesmo pa deixar de comentar, pk parecia k ninguém me dava crédito, independentemente de ser anónimo ou não…pk o k era um facto, era k o k eu dizia era correcto, e parecia k ninguém keria ver isso…mas agr parece k finalmente me estão a dar algum credito…

Keria tb dizer k sou do Rio Ave desde pekeno, sócio desde os meus 8/10 anos. E não é pelo facto de eu dizer k o RA joga mal, ou k é ajudado pelos árbitros, k o meu Rioavismo seja posto em causa…eu acima de tudo gosto de ver e falar a verdade, seja ela o bom ou o mau do nosso clube, pk em certas ocasiões tem se de falar dakilo k esta mal, pa ver se isso é corrigido…para o bem do nosso clube…

Em relação ao treinador eusébio, continuo a dizer k é fraco, no entanto sou da opinião k ele deve continuar na próxima época, pk conquistou esse direito. Temos de nos mentalizar de uma coisa, para o RA nunca virá um bom treinador, nunca…nos temos é de contar com os homens da casa, pk fraco por fraco, prefiro um fraco da casa, e não um Sousa, ou calistos, ou horacios… e existe sempre a possibilidade de em nossa casa crescer um bom treinador como o Carlos Brito.

Apartir de hoje, apenas irei comentar aki no Reis do Ave, pk parece k no outro blogue não gostam da minha presença.

Afonso Henriques disse...

o problema é que um gajo nunca sabe que é o anónimo com quem comunica. é o anónimo das 11:01 ou o anónimo das 11:02? é tanto individuo que não assina que um gajo não faz mesmo ideia. assim da próxima vez que aparecer um anónimo azulado já sabemos. aparece também no outro blog porque quem assina faz sempre falta.

Anónimo disse...

Olá amigo anónimo:
Voçê perdeu o Q trocou por K,
eu ia achar lindo voçê escrever,conkistou, assim.
Foi só um reparo para o português , que está a ser escrito na linguangem NET.
Mas o nosso RIO AVE vai conquistar de certeza domingo,na terra do CONQUISTADOR.Porque voçê já disse que domingo ganhamos,vamos ver se voçê è mesmo bom nos seus palpites.
VIVA O RIO AVE
josé correia

Anónimo disse...

eu nao disse k o rio ave ganhava...
eu disse k o rio ave nao ia perder...
é diferente...