20.3.07

Leixões e o efeito Guimarães nas últimas 8 jornadas da Liga

Não fui a Matosinhos e pouco ouvi do relato do jogo. Mas fiquei muito satisfeito com o resultado e pelo que li e afirma neste blogue o JPM, a exibição também terá sido meritória.

Quando vi o resultado do Guimarães com o Santa Clara e depois soube do resultado do nosso jogo, fiquei algo apreensivo com a aproximação pontual dos vitorianos. A nossa vantagem desceu de 6 para 4 pontos.

O nome "Vitória de Guimarães" suscita-me respeito. E algum receio. Mas deixando de parte qualquer fantasma que a força do nome do clube possa ter, terá o Vitória a devida força futebolística para fazer perigar a posição do Rio Ave?

Os próximos 2 jogos serão vitais para os de Guimarães: recebem o Leixões e vão ao Feirense. Seus concorrentes directos. O Rio Ave recebe o Feirense e vai ao Estoril. Teoricamente mais fácil para nós.

Por outro lado, mesmo tendo perdido dois pontos para o Vitória, a nossa vantagem para o 3º classificado aumentou de 3 para 4 pontos. O que é bastante confortável. E vencendo o Feirense, na pior das hipóteses teremos sempre 4 pontos de vantagem sobre o 3º, seja ele, Guimarães, Santa Clara ou Leixões. E até poderemos ter os 3 em igualdade pontual.

Apesar do mau desempenho em Vila do Conde, o Santa Clara é muito forte fora de casa (6 vitórias) e nos próximos 3 jogos joga fora 2 vezes com Gondomar e Vizela. Com o Leixões claramente em perda, pode ser dos açoreanos, mais que dos vimaranenses, que surja o segundo mais sério (depois de nós) candidato à subida.

Tudo isto são especulações. Poderemos ser nós a fraquejar, por muito que não o desejemos.

A beleza deste desporto (e desta liga) reside mesmo na incerteza e na competitividade.

Desejo um final de campeonato maçadoramente tranquilo e com acesso à subida de divisão. Quem sobe connosco, não me interessa. O campeonato dos segundos não passa (neste momento...) por nós.

Sem comentários: