5.11.06

9ª j - Estoril - De repente estamos a 4 pontos dos lugares de subida.

Uma vitória e de repente ficamos de novo iludidos com os lugares de subida. Só 4 pontos nos separam do 2º lugar, o que demonstra mais uma vez quão equilibrada é esta Liga de Honra e quão importante é aproveitar todos os pontos.

Durante a partida desta tarde, o JPMeneses comentava comigo que dos jogos que vimos esta época, os jogos em casa, não houve uma única equipa que tivesse demonstrado ser superior ao Rio Ave, bem pelo contrário. Os 5 pontos que já desperdiçamos em casa colocavam-nos no segundo lugar isolados.

O que tem falhado então? Muito claramente tem faltado capacidade concretizadora. Essa tem sido a nossa maior dificuldade e consequentemente, essa deficiência em termos de jogo tem provocado uma intranquilidade desnecessária na equipa. Foi mais uma vez essa a impressão que fiquei do jogo de hoje. Só pelo facto de não termos marcado mais um ou até dois golos ao Estoril deixou a equipa sempre com a sensação de que o adversário podia, num golpe de sorte, marcar. Os canarinhos foram um adversário macio, demasiado até, mas não soubemos aproveitar.

Eu não vou dizer nada de novo, mas quando se marcarem os golos que devíamos marcar, vamos obviamente subir na tabela classificativa e mesmo nos jogos fora, os adversários serão mais cautelosos. Não me parece é que com este onze inicial se conquiste esse respeito. Eusébio tem de experimentar outras soluções, tem de dar oportunidades reais a Samson, a Pires, a Agostinho para só falar na linha avançada. O que é que Chidi tem mostrado desde que chegou ao Rio Ave que justifique uma aposta tão prolongada na equipa titular? Porque razão é o treinador tão adverso a substituições ao ponto de nem nos jogos em que perdemos não experimentar os jogadores do banco para mudar o rumo dos jogos? Não confia nos jogadores? Não lhes reconhece qualidade? Então é melhor em Janeiro deixá-los sair a todos, ou à maior parte deles e emagrecer a folha salarial.

Mas lá está: de repente olhamos para cima e a subida de divisão está a duas vitórias de distância. É urgente capitalizar a vitória de hoje com confiança para o encontro de dia 19 na Trofa e voltar a ganhar, conquistar os primeiros 3 pontos fora de Vila do Conde. Não podemos voltar a adormecer. O prazo que concedi a Eusébio acaba na Trofa. Espero que ele saiba motivar os atletas...

Não gostava de ir ao estádio até ao fim da época apenas para apreciar aquele magnifico relvado que temos e que mais uma vez hoje mostrou que a equipa que trata dele é muito melhor do que a que o pisa para jogar futebol.

Sem comentários: